História da Arte


Olá pessoinhas, 

Bom como eu tinha falado em um dos posts passados que eu iria falar um pouco sobre cada movimento de arte, aqui início a respeito disto de forma resumida sobre cada tópico!!

Farei postagens falando de dois em dois temas porque são grandes! Blz?!

• A arte na Pré - história 



A arte da pré - história surgiu antes mesmo da invenção da escrita. Para o homem da pré- história era essencial que se fizesse desenhos o mais realista possível pois acreditavam na magia, que isto ajudaria na proteção e na obtenção de alimentos, por exemplo: Um bisonte pintado com uma flecha encravada no flanco significava que este seria realmente abatido...


      

Estes homens costumavam fazer fazer seus desenhos em paredes de cavernas onde se abrigavam em invernos rigorosos ou nos períodos noturnos. Estes grupos tribais sobreviviam pescando e caçando. Por isso suas manifestações artísticas não tinham a intenção estética é sim econômica.


A manifestação artística mais importante desse período, devido ao seu realismo e habilidade técnica foi descoberta, em fins do século passado. São pinturas murais (parietais) em cavernas do sul da França (Dordonha) e do norte da Espanha (Cantábria). No entanto mesmo atualmente ainda podemos encontrar comunidades primitivas cujo o modo de vida e cultura se assemelha ao dos povos que viveram no período glacial, entre 14 e 12 mil anos a. C.

Outro fato interessante sobre a arte rupestre é que milhares de anos antes, se faziam pequenas esculturas representando figuras femininas muito gordas. Estas estatuas simbolizavam a fertilidade e a abundância na natureza. Podemos observar então que talvez tenha sido a magia a primeira força intuitiva a levar o homem ao ato estético.


• A arte no Egito Antigo 



A arte do Egito antigo ou Faraônico) teve seus primórdios por volta do ano 2 500 a.C. E durou três milênios mantendo quase imutável o seu estilo monumental. O grande rio Nilo, atravessando um imenso deserto, até hoje fertiliza suas margens e isto antigamente proporcionou ao Egito ser um grande império agrícola. Porém era necessário o trabalho incansável da grande massa de camponeses e escravos. Por isto, a primeira premissa da civilização egípcia e a utilidade. Ela sempre esteve a serviço de uma teocracia, e era também extremamente materialista.

A Arte Egípcia antiga atingiu um nível elevado em pintura e escultura, e foi altamente estilizado e simbólico. Grande parte da arte que sobreviveu vem de túmulos e monumentos e, portanto, há uma ênfase sobre a vida após a morte e a preservação do conhecimento do passado. Ela foi criada usando meios que vão desde desenhos em papiros, madeira, pedra, e pinturas.




Esta arte exibe uma representação extraordinariamente vívida de sistemas de crenças e de status socioeconômicos do egito antigo. Estilos egípcios mudou muito pouco ao longo de mais de três mil anos.
Um aspecto que caracteriza essa arte é a Lei da Frontalidade, na qual as figuras humanas representadas estão sempre com a cabeça e as pernas de perfil, e os olhos e tronco, de frente. O tamanho das pessoas também varia de acordo com sua posição social. 
A pintura egípcia é harmoniosa, assim como a escultura e a arquitetura. As obras passam a ilusão de força, majestade e imortalidade, pois a civilização acreditava que a vida após a morte seria muito melhor do que a atual. 
As figuras masculinas eram pintadas em vermelho, e as femininas, em ocre, com formas piramidais e simétricas.

Os monumentos mais expressivos da arte egípcia são os túmulos e os templos, que eram divididos em três categorias: Pirâmide (túmulo real destinado ao faraó), Mastaba (túmulo para a nobreza) e Hipogeu (túmulo destinado ao povo). 


A combinação de regularidade geométrica e observação aguçada da natureza é uma característica de todas as artes egípcias. Tudo tinha que ser representada a partir do seu ângulo mais característico.

A arte egípcia, embora figurativa, empregava formas geométricas, portanto, abstratas, inorgânicas, inexistentes na natureza, conseguindo assim transmitir pela primeira vez na História da Arte o conceito de eternidade. 


Fonte:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.