Resenha|| Natal do Castelo Literário


"O amor transforma o inferno em paraíso.”


Título: Natal do Castelo Literário
Autor: Vários autores
Editora: Pendragon
Páginas: 134
O Castelo Literário é um grupo formado pelo sonho de quatro escritoras, Cristiane Vilarinho (carioca), Maria Luíza Faria (mineira), Suely Sette (mineira) e Vólia Loureiro (paraibana), conhecidas como as Princesas do Castelo Literário. Mulheres que vivem em regiões diferentes, cada qual com a sua história, mas que têm em comum o grande amor pela Literatura Brasileira. Reunidas no castelo virtual, procuram fazer com que a boa literatura tenha um longo e glorioso reinado, pois acreditam que a cultura é o caminho mais certo para o progresso do ser humano. Nesta ocasião natalina, as princesas convidaram vários autores que participam do Castelo Literário, a celebrarem a grandeza da Literatura Brasileira em um belo livro de poemas e contos que versam sobre o Natal. Cada um, ao seu estilo, fala das suas percepções e histórias sobre essa data mágica. Aproveitem o Natal com todos os poemas e contos, que falam ao coração de uma forma prazerosa e divertida.

Natal é uma época de esperança. Aquela na qual a maioria das pessoas faz planos e sonhos. Decora a casa, planeja jantares, troca de presentes, reuniões familiares... É nessa época que as pessoas passam a olhar o próximo de uma maneira diferente, com mais empatia, carinho solidariedade...

O livro Natal do Castelo literário traz uma coletânea de contos e poemas sobre essa época mágica do ano. Ele traz o natal, a esperança, o nascimento do menino Jesus, a troca de presentes e os desejos para o futuro, mas ele traz também a realidade por trás dessa época mágica, mas que infelizmente não é tão mágica assim para todos.


Entre todos os belos e sensíveis contos e poemas alguns me chamaram a atenção, vou apresenta-los para vocês sentirem um gostinho dessa obra mágica e delicada. 

Cachoeira da esperança fala de um menino que encantado pela beleza da cachoeira acabou caindo nela e sem força para sair acabou sendo transportado para um lugar mágico repleto de crianças, brincadeiras e magia. Todos que estavam lá foram convocados a fazer do Natal das crianças mais carentes do mundo um Natal inesquecível.  Quando tudo estava pronto, as crianças, anjo de Deus, saíram a distribuir os presentes.

"O amor entre os seus semelhantes era o que prevalecia naquele momento. Não importava cor, religião, idade, classe social e fé."

Esse é mais que um conto de natal, é sobre magia e fé. Sobre o respeito e amor ao próximo, o verdadeiro sentido do natal.

A cicatriz da autora Cinthia Andrea Moretti é um poema sobre superação. Sobre aceitar as provações que a vida nos apresenta e vence-las. Sobre a fé e a esperança que só o natal é capaz de despertar.


Jesus nascendo sempre, do autor Flavio Romero Guimarães, fala da renovação anual do natal, nós sabemos que Cristo nasceu, cresceu e morreu para nos salvar, e que o simbolismo do nascimento no natal é apenas uma lembrança desse dia tão especial, mas quem acredita no Natal sabe que, assim como o autor traz nesse poema, é preciso fazer com que o natal aconteça todos os dias em nosso coração. Reunir a família, trocar presentes, ser generoso com os mais necessitados são atitudes que precisam ser diárias, não apenas no natal.

Com histórias reais e encantadoras e poemas inspiradores, Natal do Castelo literário nos traz uma bela reflexão sobre esse momento tão especial do ano. Momento em que nos entregamos ao clima de amor ao próximo e as realizações pessoais, mas se aprendemos algo ao longos dessa obra tão singular é que o natal precisa ser diário, que nem todo mundo tem a mesma chance de receber presentes ou até mesmo carinho nessa época no ano, e que é saudável e nostálgico lembrar de natais passados, quando éramos crianças e as coisas eram mais simples e mais belas.

Se você curte poemas e contos, mas principalmente, se você ama livros sobre o natal essa dica é para você. Sem se encantar e emocionar com uma obra completa, cheia de magia e encanto. Garanto que você não vai se arrepender. Recomendo!



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.