Resenha|| Anjo Russo

"Nosso peito pode até ser uma gaiola de ossos, mas o coração sempre será a porta que estará aberta para libertar os pássaros aflitos para o voo. p218"

Título: Anjo Russo
Autor: Zia Stuhaug
Editora: Mais que palavras
Páginas: 248
Na instigante obra, Liudmila, uma russa com cidadania dinamarquesa, é acusada e presa por um atentado. Enquanto isso, a alguns bons quilômetros dali, Mattias Larsen, homem frio e calculista, capaz de sentir afeto somente por um lobo domesticado que adotou, ri e comemora a notícia iminente da morte de Elisa, esposa de seu patrão, Eirik Leiv.
Em busca de uma preciosidade denominada "O Tesouro de Iduna", Mattias percorre um caminho obscuro, passando pela Escandinávia. Ali ele rouba o "Códice de Uppsala", manuscrito medieval islandês que inclui a versão mais antiga do Edda em Prosa, doado em 1669 à Biblioteca da Universidade de Uppsala pelo chanceler Magnus Gabriel de La Gardie ‒ o suposto favorecido do tesouro.



Anjo Russo conta a fascinante história de Elisa, uma brasileira casada com o norueguês Eirik, que após o casamento tenta se adequar aos costumes e clima do seu novo país. Após uma decepção que teve com sua melhor amiga, Elisa não consegue se aproximar das pessoas com facilidade o que a mantem presa em sua casa, estudos e relação com seu marido e sua sogra. Até que, aos poucos, Elisa vai se abrindo a sua nova realidade, mas quando ela menos espera a vida a surpreende.

A vida, inicialmente, pacata e tranquila de Elisa muda completamente quando ela encontra uma pequena caixa no barco da família do seu marido, mas o que ela acredita ser uma pequena relíquia de família é na verdade uma das peças do ambicioso plano de Mattias, um inteligente e inescrupuloso vilão que não poupará esforços para conseguir o que quer, mesmo que tenha acabar com a vida da esposa do seu patrão.

Mattias é esperto, mas ele não contava com a intromissão de uma brasileira curiosa que acaba por adiar seus planos. Enquanto tenta colocar sua busca desenfreada pelo misterioso Tesouro de Iduna em curso, ele terá que superar várias barreiras além de Elisa, como a ambição da sua ajudante e as necessidades do seu emprego.

A vida de Elisa passa a ser envolta de sonhos misteriosos que a mantêm cada vez mais assustada e reclusa. E quando sonhos e realidade começam a ser misturar, Elisa se vê entre a vida e a morte enquanto Mattias está cada vez mais perto do tesouro.


"Tenho tido sonhos carregados de simbolismo. Não sei o que significam. Estou com medo Eirik. Tem alguma coisa errada comigo... Estou assustada. Parece um aviso. p.88"
Anjo Russo é um romance policial de tirar o fôlego, apesar de que alguns momentos a leitura se tornar um tanto cansativa devido a quantidade de detalhes que a autora emprega, essa história definitivamente nos encanta. Além da riqueza cultural que a obra apresenta, a história é cheia de reviravoltas e surpresas que nos prendem a leitura até o fim. 

O fato da história ser narrado em terceira pessoa e da passagem de tempo que as vezes não deixa claro o que de fato está sendo apresentado é um outro ponto a ser observado, mas quando nos situamos e nos deixamos envolver pela leitura fica difícil conseguir parar. 

Elisa é uma personagem real. Cheia de duvidas, emoções e ressentimentos nos vemos cada vez mais próximos dela e entendemos as suas colocações. Eirik não é um personagem tão marcante assim, mas quando o amor por sua esposa é posto em prova, nos simpatizamos com ele e com sua história. Mattias é de longe o personagem mais fascinante, cheio de segredos e dono de uma inteligencia impar, fica difícil antagoniza-lo e acabamos tão envoltos por ele como pelos mocinhos.

Por falar em segredos, isso é o que mais tem nessa história e quando acreditamos estar finalmente desvendando os mistérios descobrimos que nada é o que parece, e que as verdades só serão realmente descobertas nas ultimas páginas. 

Se você curte um romance policial intrigante, instigante e inteligente, e que promete testar seus poderes de dedução esse livro é para você. Além de uma história fascinante. esse livro tem uma capa maravilhosa e diagramação e revisão encantadoras, em outras palavras: é uma obra incrível, que eu li e super recomendo.

"Um rio represente um bom inicio de boas vindas, raciocinou Elisa. Afinal, rios precisam de pontes e não de muros. E eu vou atravessa-las todas. Ah, eu vou! p. 122"


SOBRE A AUTORA:

Zia Stuhaug é compositora, poetisa e escritora infantojuvenil bilíngue português/norueguês, com quatro livros infantis publicados no Brasil e Noruega. Nasceu em Engenheiro Beltrão (Paraná) e, atualmente, vive com a família na Noruega. Graduou-se em Administração pela Universidade Estadual de Maringá, com especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Paraná. Teve várias participações em Antologias poéticas publicadas na Suíça, França e Itália. É proponente do Projeto de incentivo à leitura, Escola com Histórias, membro da A ALALS – Académie de Lettres et Arts Luso – Suisse, com sede em Genebra, na Suiça, e correspondente internacional da Unijore (União dos jornalistas e escritores de Maringá). Anjo Russo é seu romance de estreia.

14 comentários:

  1. Já li algumas resenhas deste livro e sempre fico me perguntando o porque de Mattias querer tanto a caixinha. Gosto bastante de romances policiais, mas fico assustada quando leio que em alguns momentos a leitura é cansativa, mas acho que as reviravoltas compensa. Ainda quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Apensar de um pouco cansativa essa leitura vale sim muito a pena. O porque do Mattias querer tanto a caixinha é o que mais nos prende, e não desista da leitura antes do fim, as páginas finais são surpreendentes.

      Obrigada pela visita e comentário S2

      Excluir
  2. Oi Fabiana! Achei super interessante! Livros ambientados nesses lugares mais remotos são muito raros de se ver, e gostei mais ainda da descrição dos personagens. Achei um conjunto diferente e atrativo. Fiquei imaginando as tramas e subterfúgios que esse antagonista vai usar para conquistar esse tesouro e como a mocinha se sairá no meio dessa intriga que ela nem imaginava encontrar, vindo morar nesse lugar diferente de tudo que ela conhecia e tendo que se adaptar a todas essas mudanças. Dica anotada!
    Bjoxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Pois é menina é esse conjunto de acontecimentos que deixam a história tão fascinante. Recomendo muito a leitura.

      Obrigada pela visita e comentário S2
      Beijos

      Excluir
  3. Olá, tudo bom?

    Eu adoro romances policiais, mas nem sabia da existência desse livro. Porém, após ler a sua resenha, já coloquei na minha lista de desejados. Isso porque você disse que é de tirar o fôlego e cheia de reviravoltas. Entretanto, não lerei com altas expectativas, pois já sei que poderá ser cansativo em algumas partes e um pouco confuso no começo. Mas saber que a Elisa é uma personagem real e cheia de dúvidas só aumentam a minha vontade de ler, já que eu amo persoangens assim. Quero ler logo e saber o que irá acontecer! <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Agora que você conheceu um pouco dessa obra, super sugiro que você leia.
      É uma leitura fascinante com uma carga cultural enorme.
      Se você curte romance policial vai amar ele.


      Obrigada pela visita e comentário S2
      Beijos

      Excluir
  4. Olá, ainda não conhecia esse livro, mas pela sua ótima resenha, achei ele super interessante. Amo esses livros cheios de mistérios e já fiquei super curiosa para desvendar o mistério desse livro, mesmo com os pontos negativos apresentados.

    ResponderExcluir
  5. Oi Fabi!

    Tudo bem? A Aninha do PL está lendo esse livro e disse que a trama é bem interessante por causa dos mistérios da trama.

    Adoro livros que são cheios de reviravoltas como este, sério, eu sempre fico vidrada com este tipo de enredo! Então, depois que a Ninha ler com certeza vou pedir o livro emprestado!

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com


    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Achei o livro bem interessante, mas não curto muito romance policial. Sou muito ansiosa para tantos segredos, mistérios e reviravoltas.
    Mas a trama parece ser bem interessante, vou anotar porque eu participo de um clube de temas e o tema do mês que vem é policial.

    Beijos!
    http://www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Fabi!
    Essa história parece ser cheia de suspense, fico ansiosa só lendo a resenha. Eu sou muito fã de leituras com romance policial e pelo visto essa é uma trama bem desenvolvida.
    Vou adicionar na lista de indicações.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fabiana! É a primeira vez que leio a respeito desse livro. Mas achei estranho o fato de Mattias falar da morte de Elisa, sendo que aparentemente ela está viva a história toda... Bem, isso me confundiu um pouco. rsrs
    Em todo o caso, a proposta da trama parece ótima e com um pezinho no sobrenatural, já que envolve sonhos. Gostei, talvez ainda me arrisque na leitura.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Olá Faby,
    Adoro livros de suspense e mistério e, claro, fiquei mega curiosa para fazer essa leitura. Acho que nem o fato de a autora parecer se perder em algum momento com descrições em excesso, me tiram o desejo de ler o livro. Gostei de saber que essa história traz muitos segredos e revelações. Vou anotar a dica, sem sombra de dúvidas.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, fabi. Eu não tenho sido muito adepta dos livros policiais, embora fiquei instigada por tantos segredos, reviravoltas e ritmo eletrizante. Mas, acredito que alguns detalhes excessivos, bem como o fato de a passagem de tempo não ser bem delimitada me incomodariam. De qualquer forma, adorei a dica pois nunca tinha ouvido falar a respeito.

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, e de início até senti meus olhos brilharem achando que era uma espécie de thriller psicológico, mas essa coisa de sonhos misteriosos não é comigo...haha' não sou muito fã do gênero policial. Fico feliz em saber que gostou, apesar das partes cansativas.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.