Resenha|| Os Criadores de Coincidências

"Para todo começo, existe um começo que o precedeu. Essa é a primeira regra. E isso significa que essa regra também tem uma regra que a precedeu, é claro. Mas essa é outra história."



Título: Criadores de Coincidências 
Autor: Yoav Blum
Cortesia: Planeta 
 Páginas: 320

 
Onde comprar: Saraiva

E se o trem que você perdeu, o café que derrubou, o bilhete que encontrou não forem eventos aleatórios? E se o destino do mundo estiver sendo manipulado por pessoas especializadas em criar acasos? Neste romance best-seller do israelense Yoav Blum, o destino é o protagonista – mas ele não depende de sorte ou intervenção divina. Emily, Eric e Guy trabalham numa espécie sobrenatural de organização secreta há alguns anos. Eles estudaram disciplinas como interferências em sonhos, distribuição de sorte e como ser amigos imaginários, até se tornarem criadores de coincidências. Agora, de tempos em tempos, recebem complexas missões a serem executadas. Seu trabalho é permanecer na área cinzenta entre destino e livre arbítrio, onde eles criam situações que criam situações que criam mais situações que darão origem a pensamentos e decisões, gerando os mais diversos resultados: o encontro de almas gêmeas, invenções que podem mudar o mundo, a inspiração que dará origem a obras-primas. Mas, quando Guy recebe uma missão especial, que vai além daquilo que ele acredita poder fazer, as coisas começam a se mover de forma a mudar tudo o que os criadores de coincidências entendem sobre a vida e a verdadeira natureza do amor. Um thriller improvável sobre os operários invisíveis que mantêm girando as engrenagens do acaso.

Olá leitores! 


Vocês já se perguntaram quem estaria por trás dos acontecimentos rotineiros de nossas vidas? Desde receber uma simples carta até esbarrar com o amor da sua vida na fila de um supermercado? Pois bem, ao ler Os Criadores de Coincidências, aqueles meus pensamentos aleatórios de que tinham alguém comandando todas as coincidências da vida, fizeram sentido. 


Guy, Emily e Eric são amigos que criam as coincidências da vida e recebem rotineiramente a tarefa de desviar o rumo dos acontecimentos para dar como realizadas as missões recebidas.



Todo enredo envolve desafios criados para Guy, Emily e Eric e suas dificuldades para cumpri-los. Será que seus valores poderiam ser esquecidos para realizar suas missões?

"A coragem é, de fato, importante. Mas as pessoas não entendem o que exatamente constitui a coragem. Toda escolha envolve abrir mão de alguma coisa, e a coragem necessária para fazer esse sacrifício depende de quão intenso é seu desejo. Porque, no final, não se pode estar sempre certo em suas escolhas. De vez em quando você vai errar, e talvez não apenas de vez em quando.". 

A maior parte da história nos mostra a convivência de Guy e Emily, a bonita amizade que surgiu entre os dois e a decisão mais difícil tomada por Emily, em um momento de vulnerabilidade; nos mostrando que também existe alguém criando coincidências para os criadores de coincidências. 

"Num instante você simplesmente gosta de uma pessoa, mas no instante seguinte ela passa a ser o centro de seu universo. É como capturar o momento em que você adormece. Você deita na cama e tenta ficar acordado, mas não muito acordado, só para tentar perceber o ponto no qual cruza a linha para dentro de um sonho, mas daí descobre, tarde demais, que já está sonhando."

Ainda que eu queira mostrar a vocês toda minha experiência com esta obra, sou limitada a falar apenas sobre alguns pontos, pois se trata de uma história envolta em detalhes que, apenas uma coisinha a mais que falo, pode acabar entregando tremendos spoilers. (é como andar sobre ovos hahaha). Além do mais, cada detalhe precisa ser descoberto na hora certa. Trata-se de juntar as peças e no final, montar o quebra cabeça. E acreditem, o resultado é sensacional. 

" Talvez, quem sabe um dia, alguém apareça em nossas vidas e caia bem dentro do buraco que existe em nossos corações, e se encaixe ali como a peça que faltava no quebra-cabeça."

Preciso confessar que q-u-a-s-e abandonei a leitura. Sim, foi muito difícil lidar com alguns pontos da narrativa, por ser um tanto quanto cansativa, com descrições excessivas. Muitas vezes acreditei que o autor viajou legal na maionese para escrever a história. Mas o interessante é que esta parte maçante é essencial para entendermos a mensagem deixada lá na frente. E foi uma grande surpresa para mim!


Os capítulos finais fizeram valer muito a leitura. Fiquei boquiaberta com as revelações e foi o que garantiu as 5 estrelas, mesmo com a lentidão de alguns capítulos. Não sei descrever em palavras minha experiência com Os Criadores de Coincidências. Só sei que o sentimento deixado pela leitura foi de gratidão!Gratidão por ser uma obra que foge do Romance comum. Gratidão por saber que nada acontece por acaso. Gratidão por ter me tirado da zona de conforto. E gratidão por não ter me decepcionado. 
"Olhe para a linha do tempo. Claro, é apenas uma ilusão. O tempo é um espaço multidimensional, não uma linha reta."
Os Criadores de Coincidências é uma obra SENSACIONAL que extrapolou todas as minhas expectativas de uma forma deliciosa. E após todas minhas impressões sobra a leitura tenho uma pergunta a fazer a você leitor: acredita em coincidências?

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.