Resenha || As Brumas de Avalon


"Cuidado com aquilo que deseja, pois certamente, lhe será concedido."


Titulo: As Brumas de Avalon
Autora: Marion Zimmer Bradley
Editora: Planeta de livros
Páginas: 968

Grande clássico da literatura mundial retrata a mítica história do rei Artur a partir da perspectiva de mulheres mágicas e poderosas. Por séculos, as lendas arturianas povoaram o imaginário de leitores de todo o mundo. As Brumas de Avalon é considerado por muitos a versão literária definitiva do mito e muitas gerações de mulheres se deixaram arrebatar pela escrita envolvente de Marion Zimmer Bradley. Pelos olhos de mulheres complexas e poderosas como Morgana das Fadas, Viviane, a Senhora do Lago, Igraine, Morgause e Gwenhwyfar, os reinos de Camelot e de Avalon são revisitados neste clássico, repleto de magia, sensibilidade e intrigas. Uma releitura monumental das lendas arturianas
  
       


A coleção As Brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley reúne em um único volume a coleção com os quatro livros, que relatam a história da lenda do Rei Arthur, pela visão das mulheres que passaram na sua vida e que de alguma forma também fazem parte da história da Inglaterra. Em uma época em que a mulher é vista como objeto esses livros nos mostram uma outra face dessa história tão aclamada e divulgada, mas agora em detalhes ainda mais fascinantes. 

O livro 1- A Senhora da Magia conta a vida de Igraine, mãe de Arthur e Morgana. Depois do nascimento de Morgana, Igraine é obrigada pela senhora de Avalon, a se envolver com Uther, o Grande Rei da Bretanha. Dessa união acaba nascendo o amor verdadeiro e Arthur que segundo Merlin salvará a Bretanha. Morgana e Arthur são criados separados, depois de um ritual eles acabam se encontrando de uma forma que afetará as suas vidas de uma forma surpreendente.

No livro 2 - A Grande Rainha, vemos a coroação e Arthur como Rei e consequentemente o seu casamento com Guinevere, mesmo com a forte torcida pela Morgana. Apesar de ter jurado ao seu povo manter as suas tradições, Arthur acaba se deixando influenciar pela opinião da sua rainha- uma mulher extremamente cristã e assume o trono como um Rei Cristão. O que Arthur não sabe é que sua esposa está apaixonada pelo seu principal cavaleiro Lancelote. Sem conseguir gerar um filho Arthur e Guinevere não fazem ideia de que em outro lugar Morgana dá a luz a um saudável menino filho de Arthur.



No livro 3 – O Gamo Rei, um dos livros mais emocionantes da série (o mais emocionante na minha opinião), o casamento do filho Arthur e Guinevere continua por um fio pela incapacidade deles de gerar uma herdeiro. Enquanto a rainha continua sendo odiada por todos. Arthur finalmente conhece seu filho com Morgana e ela dá um passo em direção ao seu futuro e crescimento. Se você não se encantou muito com os livros anteriores esse certamente vai te fisgar. 

O último livro da série – O prisioneiro da árvore, é um dos mais surpreendentes e tristes da coleção. Nele conhecemos o final de cada um dos personagens que acompanhamos desde o inicio e a quem aprendemos a amar e odiar. Se você espera por finais felizes ou que o seu personagem favorito finalmente encontre um motivo para seguir em frente você pode se decepcionar. Esse livro não é um conto de fadas, mas sim, uma fantasia repleta de histórias reais e personagens quase tão humanos quanto nós (apesar de toda a magia). Não desanime, vale muito a pena conhecer o final de uma série tão encantadora e fascinante como As Brumas de Avalon. Se você tem alguma dúvida:  deve ou não ler essa série? eu digo “Tá esperando o que?” Vem se encantar com Arthur, Lancelot, Merlin. A Távora redonda, Scalibur- e é claro, todas as poderosas mulheres que ajudaram a construir uma das mais belas e famosas lendas de todos os tempos.

Essa é uma coleção repleta de fantasia, mistério, crenças, religião, política e vários outros temas polêmicos e misteriosos que nos envolvem e nos deixam extasiados. Se você curte a história do Rei Arthur ou tem interessa em conhecê-la não pode deixar de adquirir essa obra genial.

Outro ponto positivo é a edição da Editora Planeta, é a união dos livros em uma única edição. E o melhor em capa dura  (maravilhosa),  revisão e diagramação lindas; essa é certamente uma edição de luxo que vale muito a pena para oferecer como presente.


"Eles acreditam - contou Viviane com sua voz aveludada e baixa - que não há Deusa, pois o princípio da mulher, dizem eles, é o princípio do mal".
Onde Comprar: Amazon / Saraiva


Nenhum comentário