Resenha || Tudo Nela Brilha e Queima

"Você é uma frase bonita dessas que a gente sublinha no livro faz tatuagem, conta pra todo mundo dessas que dividem a gente em antes e depois"

Título: Tudo nela brilha e queima 
Autor: Ryane Leão
Cortesia: Planeta 
Ano: 2017 
Páginas: 192

 
Onde comprar: Saraiva


Livro de estreia de Ryane Leão, mulher negra, poeta e professora, criadora do projeto onde jazz meu coração, com mais de 150 mil seguidores nas redes. “a poesia é minha chance de ser eu mesma diante de um mundo que tanto me silencia. é minha vez de ser crua. minha arma de combate. nossa voz ecoada. nossa dor transformada. nela eu falo sobre amor, desapego, rotina, as cidades que nos atravessam, os socos no estômago que a vida dá, o coração desenfreado, a pulsação que guia as estradas, os recomeços, os dias, as noites, as madrugadas, os fins, os jeitos que a gente dá, as transições, os discos, os tropeços, as partidas, as contrapartidas, os pés firmes que insistem em voar, e tudo isso que é maluco e lindo e nos faz ser quem somos.”

Tudo nela Brilha e Queima é uma obra fantástica em que nos traz sentimentos intensos e meio de poemas. Uma obra de Ryane Leão que agrega uma carga poderosa de emoção e fascina o leitor desde as primeiras páginas. 

"você é uma frase bonita dessas que a gente sublinha no livro faz tatuagem, conta pra todo mundo dessas que dividem a gente em antes e depois"

Uma surpresa e tanto receber este pacotinho da Editora Planeta, pois foi algo inesperado. Tudo nela Brilha e Queima nos traz o amor pela visão da força feminina e nos dá um apoio indescritível, ainda que não saibamos que estávamos precisando. 



A autoestima predomina em toda obra, e isso nos faz perceber o quanto essa é uma leitura mágica. Com inúmeros poemas capazes de falar sobre o que se passa no coração da mulher e como a superação se coloca como um importante fator nesta jornada. 

"um dia decidi ser eu e nunca mais voltei atrás"

A intensidade também é outro ponto que predomina na leitura. As perdas existentes na história mexeram com o meu ínfimo de uma forma tão exorbitante que foi impossível não me ver na pele da personagem.  

São palavras de uma mulher forte para fortalecer outras mulheres. É gratificante ver o empoderamento, a tomada das mulheres a um espaço, que cada vez se amplia mais.  

"Para me descobrir completa tive que deixar muita gente ir."

A edição do livro possui ilustrações maravilhosas que traduzem os sentimentos passados pelos poemas. A capa é brilhante que enche os olhos. Representa totalmente o que vem pela frente e logo ao me deparar com esta capa, sabia que  tudo iria queimar de uma forma maravilhosa. 

O trabalho da Editora Planeta mais uma vez está estupendo e me faltam palavras para descrever toda minha experiencia com esta obra.

Simplesmente brilha e queima. E é fantástico!

"Não romantize o que te rasga o peito"

Nenhum comentário