Resenha|| O Legado da Rruína



(Foto tirada por: Cleyson Rodrigues)
"Eu aprendi ao longo da minha vida que todos nós temos um rumo a seguir, mas que não o conhecemos quando nascemos. Cada um descobre sua função no mundo um dia, podendo ser hoje ou em dez anos. Mas quando você descobrir, você saberá."

Título: O legado da Ruína- Lobo e Gelo
Autor: William Tannure
Editora: Chiado
Páginas: 563

Em um mundo entre tantos, o Império de Yxor dominava toda a terra conhecida pelo homem. Seu poderio com exércitos vastos e legiões de magos sempre assegurou o controle sobre os reinos subordinados a ele.Sob o comando de Rognam, um herói que surgiu em tempos obscuros e devolveu a esperança aos homens, o Império yxoriano cresceu e se expandiu até que todos os homens se ajoelhassem perante o imperador-deus.Um casamento foi celebrado entre ele e a herdeira do maior dos rebeldes, a filha de Sirar, o Leão, regente da nação sulista de DacMeth, com o intuito de unificar aqueles que um dia foram inimigos e de trazer a prosperidade acompanhada de paz.Dessa união três crianças nasceram, três príncipes de personalidade e objetivo diferentes. Regnar, o mais velho e herdeiro do trono, luta contra as vontades irrecusáveis de seu pai para tentar seguir seu caminho. Arcaedas, um feiticeiro tamanhamente talentoso, quanto arrogante, assolado por uma enfermidade que o privou do sentido da visão. Syric, o mais novo, um rapaz confuso, com o presente e o futuro envoltos em dúvidas e mistérios.

Lobo e Gelo é o primeiro livro da série O Legado da Ruína, escrito pelo autor William Tannure. Como em toda boa fantasia, neste livro iremos encontrar um reino, guerreiros, vilão e muita ação.  Um ponto forte do livro é a paixão que o autor tem pelos quadrinhos da DC comics. Alguns elementos que encontramos no livro como Multiverso, se faz presente em HQ's, filmes e séries da DC. Isto é genial, pois os leitores encontram mais um motivo para não perder essa leitura. Lançado pela editora Chiado, o livro conta antes de tudo como um reino nasce: pelo fim. O fim de um novo começo.

O império de Yxor está sofrendo grandes perdas em meio a uma batalha sangrenta pelo poder. A medida que o povo do sul avança o medo cresce. O livro inicia com uma série de ações que traduzem a batalha do povo do sul sob o império Yxor. Sob um vantagem grande: os sulistas tem a ajuda de uma besta que leva a vitória para o reino. Por outro lado, a besta precisa ser destruída. E, Rognam entra em cena para acabar com esse mal e se torna o mais novo imperador do reino.

(Foto tirada por: Cleyson Rodrigues)

Um bom rei precisa de uma rainha, afinal, sua linhagem precisa ser mantida. Para tanto, ele se casa com a filha do Rei do Sul e com o tempo seus três filhos nascem: Regnar, Arcaedeas e Syric. Cada um deles tem personalidades diferentes. Afinal, é quase impossível irmãos terem o mesmo gênio. Regnar e Arcaedeas tem um destaque maior na trama, porque desde pequenos eles não apenas disputam pela atenção do pai, como também uma rivalidade cresce ali naquele meio. Regnar não consegue desenvolver seus poderes, SIM, estamos falando de fantasia e magia! Todo o enredo é permeado por essa luta pelo poder e obtenção da magia. Por outro lado, o seu irmão  Arcaedeas é um verdadeiro prodígio (se acha a última bolacha do pacote) e por causa disso ele demonstra uma arrogância para com os menos favorecidos.

"Você sem dúvida, é talentoso, isso eu não posso negar. Mas deveria aprender a ser um pouco mais humilde e respeitar mais o próximo, especialmente seu próprio irmão. Esse tipo de atitude também nos faz iguais aos inimigos que nos espreitam nas sombras, talvez até piores do que eles. Aprenda, meu príncipe, que modéstia e humildade não são fraquezas, mas sim poderosas virtudes."
Ao perceber as barbaridades causadas pelo Pai, Regnam corta seus laços parentais e perceber que o mundo é muito maior do que ele pensa. Existem outros universos. E esse multiverso precisa sem explorado. Para isso ele tem ajuda do seu novo mestre: Shawford; que lhe apresenta a anti-magia e este o ensina expandir seus poderes. Será que há uma obscuridade por trás dessa ajuda? Regnam precisará fazer escolhas. O tempo está correndo!
"O fato de você não conhecer, não significa, necessariamente, que algo não exista."
O lobo e o gelo é um livro cheio de ações. O inicio é cansativo porque temos que conhecer um novo mundo e entender como ele funciona. A divisão da obra em três partes nos explica melhor uma linha temporal que não seria possível se houvesse apenas a divisão dos capítulos. Cada personagem foi muito bem construído, com ênfase em Regnam e Arcaedeas. O mais novo, Syric, não aparece tanto na obra mas eu torço para ele seja o protagonista do próximo livro. 

Para deixar claro, essa divisão feita no livro pretende explorar ainda mais a criação de um mundo novo. A primeira parte trabalha narra os fatos iniciais, a segunda traz a jornada dos príncipes e a última parte revele os desafios a serem enfrentados por eles.
"Considerávamo-nos construtores. Erámos quebradores. De vidas e de mundos."
Detalhes como narração, enredo, criação de personagens foram cuidadosamente construídos e estudados. Acredito que uma obra dessa merecia mais atenção na revisão de diálogos como também questões de revisão ortográfica. Acentuo esses detalhes porque em alguns pontos podem prejudicar a leitura. Por outo lado, a obra é riquíssima e merece ser lida pelos fãs da DC comics e amantes de fantasia. Não é um livro que você consegue ler em poucas horas, é preciso tempo e dedicação. Aos que estão iniciando nesse mundo fantástico vocês têm um prato cheio!

Conseguimos encontrar intertextualidade até mesmo com os livros do George Martin em Game Of Thrones.

"Que seja o dia que nós dois deixamos nossas diferenças de lado, e que possamos orgulhar aqueles que se ajoelharem para nós todos os dias."


2 comentários:

  1. Ainda não li nenhum livro nesse estilo apesar de ter muita vontade, sua resenha ficou ótima <3
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, tudo bem?
    Estou começando meu blog e queria a sua ajuda. Me segue lá!
    Seu blog é perfeito, amei!
    beijos.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.