Resenha || Sorrisos quebrados






Juntos descobrimos que os sorrisos mais lindos estão escondidos nos rostos mais tristes. p. 231


Título: Sorrisos Quebrados - Serie Quebrados 01 
Autora: Sofia Silva 
Editora: Valentina 
Ano: 2017 | Páginas: 240
                
Perante Deus, meu marido prometeu me amar. Cuidar de mim. Ser meu amigo. Perante todos, disse que me amava. Que seríamos felizes. Viveríamos para sempre juntos. Mentiu em tudo. Até que um dia ele me disse que me mataria. E não mentiu. A partir desse dia, vivi escondida no meu mundo, até André aparecer.
            
“É na escuridão que brilha o amor verdadeiro”

Paola é uma mulher quebrada. Após anos de um casamento abusivo, ela foi espancada, ferida, maltratada, quase morta, pelo homem que prometeu amá-la, protegê-la e ampará-la até que a morte os separasse. Anos após o último ataque, ela ainda é uma mulher marcada por dentro e por fora. Ela não se entregou, ela não desistiu, mas as suas feridas fazem com que ela seja cautelosa e que suspeite de qualquer homem que se aproxime dela. Até que André aparece, e a enxerga não por suas cicatrizes, mas pela linda mulher que ela é.
“Alguém me pegou quando eu era uma tela branca e, em vez de me pintar com a suavidade dos pincéis, me feriu com o lado pontiagudo. Perfurou vezes sem conta até eu ter um buraco grande em vez de uma obra de arte.” Pg. 102
André é um homem trabalhador, que luta para dar a sua filha tudo o que ela precisa e a ama incondicionalmente. Mas André também foi quebrado um dia, por uma mulher que dizia o amar. Uma mulher que lhe proporcionou a sua maior alegria e também a sua maior tristeza, fechando seu coração para qualquer possibilidade de alegria além de sua filha.

A sol é literalmente um raio de luz na história. Ela também sofreu, e também está quebrada, mas nem por isso ela deixa de brilhar. Apesar de não conseguir socializar, ela se aproxima da Paola de uma forma linda, fazendo com que Paola e Andre também se aproximem. A amizade entre elas é como uma terapia para ambas e juntas elas mostram a André que corações quebrados também podem bater.

Enquanto Paola cuida da Sol, ela e André se aproximam e a atração entre eles é evidente. Apesar de receosos, eles começam a ser relacionar e mostrar um ao outro o que é amar e ser amado. O que é respeitar. O que é deixar que outros se aproximem. Que um sorriso quebrado, muitas vezes é o mais verdadeiro dos sorrisos.


“Às vezes, precisamos olhar para as pessoas com o coração e não com os olhos, pois só assim nós vemos quem realmente são.” Pg.42
Quando percebe que o que sente pela Paola é mais que uma atração, André decide se afastar, e permitir que ela encontre alguém a quem possa verdadeiramente entregar seu coração. Já Paola, ciente de que seu coração já pertence a André, tenta seguir a sua vida, mesmo que seu coração e sorriso estejam quebrados mais uma vez.

Mas quando o amor é a única coisa capaz de colar os pedaços de um sorriso, nem o medo, a insegurança ou os fantasmas do passado são capazes de voltar a quebrar o que um dia foi colado com muito sacrifício, porém de forma definitiva.

A primeira vez que li a história, da Paola e do André, foi através do wattpad. Eu li a sinopse do conto e fiquei encantada com a intensidade descrita pela autora. Se era só a sinopse, imagina quão intenso seria o conto todo. Eu o li em um dia. Senti vontade de chorar, quando a Paola sofreu. Senti compaixão, quando a vi lutar para se reerguer e superar todas as dificuldades. Senti pena, quando a vi desmoronar nos braços do André, na primeira vez em que eles se viram. Senti amor pela Sol, desde o primeiro momento em que ela surgiu. Senti raiva do Andre, quando ele disse ser incapaz de amar uma mulher. Senti a mais pura alegria quando tudo, finalmente deu certo para os dois. Me senti totalmente sem palavras quando terminei a leitura.
"Será que estamos irremediavelmente quebrados?" - Página 98
Sorrisos quebrados era um conto lindo. Tão lindo que virou um livro, e conquistou o coração de centenas de leitores. Ele conta a história da Paola e do André. É uma história fictícia, escrita pela Sofia Silva, mas poderia ser a minha ou a sua história. Não é uma história de amor comum. Não trata apenas de superação. SQ é uma história tão viva que beira a realidade, e por isso te prenderá até a última palavra.

Em Sorrisos Quebrados, usando uma linguagem poética linda, e personagens maravilhosos, a Sofia Silva vem mostrar mais que uma história de amor, mas uma história de redescoberta, na qual aprendemos que o passado, por mais doloroso que seja, é sempre uma lição, e que nós nunca estaremos quebrados demais para encontrar a verdadeira felicidade. É uma história emocionante que nos prende desde o inicio e nos faz torcer e nos apaixonar por esses personagens imperfeitos tão perfeitos.

É sobre dar uma segunda chance a si mesmo, ao amor e a vida. Sobre vencer o passado e sonhar com o futuro. Sobre se entregar não a outra pessoa, mas a felicidade. Não é a toa que esse livro continua entre os mais vendidos, mais resenhados e mais desejados desde que foi lançado, essa é uma história para a vida, para se ler e reler e se emocionar a cada releitura como se fosse a primeira vez. 

E como se esse livro não pudesse ficar mais perfeito a Editora Valentina fez um maravilhoso trabalho na parte gráfica, a capa está uma verdadeira obra de arte, a revisão e diagramação de encher os olhos. O livro trás as imagens e cores que representam a Paola, o André e a Sol em todos os sentidos. Essa foi certamente uma das melhores leituras desse ano, capaz de arrancar suspiros, sorrisos e palpitações. Esse é um livro mais que perfeito tanto por dentro quanto por fora, por isso sim, super recomendo. Compre, leia, presenteie, vamos espalhar amor e cores pelo mundo.

"Juntos descobrimos que os sorrisos mais lindos estão escondidos nos rostos mais tristes." Pg. 231
   Onde comprar: Amazon | Saraiva | Cultura Folha Eba 

6 comentários

  1. Oi Fabiana,
    Vi sofia na Bienal, mas acabei não comprando seu livro. Já estava me segurando por ter extrapolado nas compras. So tenho ouvido coisas lindas sobre esse livro. Lerei em algum momento, com certeza!
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  2. eu acho a capa desse livro bonita, apesar de não curtir a editora, acho que devo me aventurar nessa leitura, uma história de superação e recomeços.

    ResponderExcluir
  3. A superação do passado, realmente é difícil e acompanhar isso é inspirador, pois percebemos que tudo há solução. Adorei a resenha e quero muito ler.

    Beijos e Até!
    Lendo Ferozmente – Papo Inverso

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Menina eu não me aguento de ansiedade para ler esse livro To com ele aqui me olhando há dias, mas não posso lê-lo agora! Estou louca para me emocionar com essa história linda!
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Apesar de não estar me um momento tão agradável pra uma história tão triste, quero muito conhecer, porque tenho acompanhado a autora pelo facebook. Quero saber como é a sua escrita.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro essa capa, acho ela maravilhosa e tudo o mais e mesmo sendo uma história mais comovente eu não sei se ando com estado emocional pra esse estilo de leitura.

    ResponderExcluir