Resenha|| Em Busca de Watership Down




"Naturalmente, fico feliz que uma plateia tão grande tenha gostado do livro e que evidentemente ele tenha um grande apelo (embora a razão disso nunca tenha ficado totalmente clara para mim). Quero enfatizar que nunca pretendi que Watership Down fosse alguma espécie de alegoria ou parábola. É só uma história sobre coelhos inventada e contada no carro para minhas filhas.". - O Autor


Título: Em Busca de Watership Down 

Autor: Richard Adams
Cortesia: Planeta  
Ano: 2017 
Páginas: 464

Um dos maiores clássicos de fantasia nos países de língua inglesa, “Em busca de Watership Down” é uma fábula sombria sobre coragem e sobrevivência Quando um coelho vidente prevê a destruição da toca onde vive, ele se une a seus amigos para achar uma nova casa. No caminho rumo à mítica colina de Watership Down, enfrentam rivais e armadilhas. Mas, mesmo depois de chegarem e, teoricamente, encontrarem um lugar seguro para viver, precisarão lutar para salvar a colônia vizinha e repopular a própria comunidade. Em busca de Watership Down fala de dominação e opressão, de fascismo e utopia, de mitologia e delírio coletivo, de sentimento de comunidade e de loucura. No Reino Unido, ocupa o segundo lugar entre os juvenis de fantasia mais vendidos do século XX, atrás apenas da saga Harry Potter. Em 2017, a Netflix anunciou o lançamento de uma série de animação baseada no livro.
 


Uma história fascinante que se originou em uma viagem de carro para entreter suas duas filhinhas. Richard Adams não imaginava que ganharia uma proporção tão fantástica como ganhou! Uma obra que ele nunca sonhou em ver publicada, mas graças a insistência de suas filhas, começou a por no papel toda esta grandiosidade e hoje é digno de um comentário de George R. R. Martin: -uma das melhores fantasias!

Em Busca de Watership Down é uma história de coelhinhos que veem sua toca ameaçada e, que logo precisam buscar  um refúgio - mas não pense que é coisinha de criancinha, pois tem cenas inacreditáveis ao decorrer dos acontecimentos.

Quinto, nosso informante de que tudo pode ir por água a baixo, devido a grande ameaça que se aproxima, teve exatamente esta visão em seus sonhos e consegue reunir um grupo de coelhos para partir em busca de um lugar melhor (e seguro) para viver.

"Quando um coelho vidente prevê a destruição da toca onde vive, ele se une a seus amigos para achar uma nova casa. No caminho rumo à mítica colina de Watership Down, enfrentam rivais e armadilhas.". 

O grande X da questão é que todos estão fugindo de um medo desconhecido, e por mais que Quinto tente explicar o que é este grande perigo, não consegue. Só que nenhum deles esperavam que surgisse tamanhas dificuldades no caminho. O medo, os predadores são apenas alguns dos problemas que terão que enfrentar. E, devido a toda esta trajetória dos nossos queridos personagens coelhos, tiramos grandes lições sobre a sobrevivência e o trabalho em grupo. É uma fantasia admirável, diferente de tudo que já tinha lido.

Além do mais, a escrita do Autor é abarrotada de fatos verídicos sobre  a vida e os hábitos dos coelhos. Deu para notar que estudá-los é uma paixão. Houve um estudo aprofundado antes de escrever esta obra e sua principal fonte de pesquisa foi "The Private Life of The Rabbit".

"Esses coelhos jovens [...] precisam ir embora para poder sobreviver. Em um ambiente selvagem e livre, eles [...] às vezes vagueiam por quilômetros [...] sem destino até encontrarem um local adequado." - R. M. Lockley, The Private Life of the Rabbit. 

Criar personagens tão cativantes e marcantes foi um dos pontos fortes da obra. Me apaixonei por cada um deles e por suas peculiaridades únicas, que deram uma importância ímpar para o enredo. Minha vontade foi viver toda esta aventura junto deles! Uma curiosidade muito interessante foi o glossário no final do livro, das palavras estranhas usadas durante a obra. Já aderi várias ao meu vocabulário hehehehe

"Para os coelhos, tudo que é desconhecido é perigoso. A primeira reação é se assustar, a segunda é correr. Várias e várias vezes eles se assustaram, até chegar ao ponto da exaustão. Mas o que eram esses sons e para onde, nesse ambiente selvagem, eles poderiam correr?". 


Finalmente, enalteço o brilhantíssimo trabalho da Editora Planeta. Nunca vi uma obra com a diagramação tão bem elaborada quanto esta. Até me surpreendi quando a recebi em casa, pois não imaginava que seria capa dura e muito menos mais linda do que pensei. 

Os detalhem em dourado na capa dão um charme todo especial! Não tenho palavras para descrever o quanto amei.Se você gosta de mergulhar em uma boa fantasia, Em Busca de Watership Down é a pedida perfeita para uma fantástica viagem junto aos coelhos!

"Em busca de Watership Down fala de dominação e opressão, de fascismo e utopia, de mitologia e delírio coletivo, de sentimento de comunidade e de loucura. No Reino Unido, ocupa o segundo lugar entre os juvenis de fantasia mais vendidos do século XX, atrás apenas da saga Harry Potter.". 

Onde comprar: Amazon


Nenhum comentário