INTERCULT|| UM POUCO SOBRE QUADRINHOS

  Olá pessoas ❤



     Bom no mesmo período​ histórico em que apareceu o cinema, o telegrafo sem fio e o raio X, surgiu nos EUA uma forma única de comunicação que tornaria um gênero característico do século XX: As histórias em quadrinhos.
    Desde a pré- história, o homem primitivo utilizava o desenho como forma de se expressar, na idade média apareceram as pescarias medievais onde eles também utilizavam o desenho como expressão.
    Em 1865 que apareceu a primeira história de desenhos em quadrinhos Max Moorit, de Wilhelw Busch. Nela, ele conta as aventuras e traquinagens de dois meninos insuportáveis. A tradução foi feita pelo Olavo Bitace.

    A técnica ganhou mais desenvoltura em 1920. Difundidos em revistas e jornais os quadrinhos se tornaram um dos mais importantes veículos de comunicação de massa e criaram uma linguagem própria como uma série de signos inovadores que em grande parte foi incorporado alguns anos depois pelo cinema, televisão e publicidade. Com isto tivemos uma verdadeira explosão de arte cinematográfica.
    Nos Estados Unidos Paralelamente aos quadrinhos de aventura e de ficção científica (Deville, homem - Aranha, Batman e outros), desenvolveu a linha dos quadrinhos cômicos, conceituais, irônicas com personagens que se tornaram muito populares, como Mikey e o Pato Donald de Walt Disney, Charlie Brown e o Snopy, de Schuls.


    As histórias em quadrinhos atinge um público muito grande já que elas conseguem cativar crianças, jovens e até mesmo adultos. Elas são feitas de imagens quase sempre acompanhadas de palavras. Geralmente a linguagem dos personagens são simples e objetivas elas aparecem escritas em balões e nestes balões são registrados também os pensamentos dos personagens.
     Os autores de histórias em quadrinhos são geralmente grandes artistas dotados de notável habilidade de técnicas
conseguem assim uma nova linguagem de continua evolução. Naturalmente, nem todos eles estão nos mesmo nível. Porém eles ucai.izam sua capacidade artística e crítica para transmitir suas mensagens.
   Na língua portuguesa, os quadrinhos são considerados importantes não só pela sua forma linguística (diálogos breves, expressões populares), mas sobre tudo do ponto de vista figurativa. No Brasil, o grande destaque nos quadrinhos é Maurício de Souza, criador da turma da Mônica e outros.
  

  ➖ Como podemos faze - los?
     Nas histórias em quadrinhos e importante:
* Identificar as características principais.
* Estabelecer o protagonista, se ele é único ou muda em cada quadrinho.
* Saber dividir cenas ou quadros, definindo os gestos diálogos e ambientes, enquadrar a história.
* Subdividir o comprimento da história, que pode ter muitos ou poucos quadros, episódios completos e incompletos, para imaginar o final.
* Programar a paginação realizada, segundo técnicas semeatograficas. Com personagens vista de auto, de baixo, ao longo dos campos, em primeiro plano, etc...
* Conservar uma certa unidade cromática, gráfica e uma sequência lógica.
➖ As expressões:
* Onomatopeia:
A onomatopéia ou linguagem dos sons e uma palavra ou forma verbal que exprime sons e ruídos. As onomatopéias mais comuns são:
- BANG: Tiro de revolver.
- VRUUN: Motor de carro.
- CRACK: Quebra de um objeto.
- PLA, PLA: Aplausos.
- GLU, GLU: Dedicação de alimentos.
- BOOM: Estouro de uma bomba.
- CHUAAA: Pessoa caindo na água ou água caindo.
- ZZZZZ: Pessoa dormindo
- GLUB, GLUB: Água ou líquido caindo em um recipiente.
- BOOMM: Corte de Madeira.
- PLAF, PLAF: Objeto que cai.
* Os balões e seus significados:

* Metáforas:
São imagens quando surge conceitos e idéias dos personagens quando estão pensando ou falando algo, elas geralmente aparecem dentro dos balões.
Ex:


Enfim, espero ter ajudado vocês com este pequeno resumo para compreender pelo menos um pouquinho deste mundo, que e bem vasto e super legal. Se acharem ou sentirem que faltou algo deixe nos comentários suas opiniões, fico agradecida desde já!! Até mais ❤

(Obs: eu juro queria  começar pela história geral da arte no tema de hoje, mas a vontade de falar sobre os quadrinhos foi maior. Por isso perdoe minha falta de nexos, e não desistam de mim.. Kkk)

Nenhum comentário