RESENHAll CAIXA DE PÁSSAROS


Título: Caixa de pássaros| Autor: Josh Malerman| Editora: Intrínseca
Ano: 2015| Páginas: 272

Avaliação: Nenhum texto alternativo automático disponível.
Onde comprar: Amazon
Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Caixa de pássaros é um thriller que consegue causar no leitor aquela claustrofobia a cada página lida. Escrito de forma precisa, a história se concentra no ataque que está ocorrendo em diversas cidades da América do Norte, onde as vítimas veem algo e instantaneamente ficam loucas, praticando suicídio. A todo momento há ocorrências nos jornais de novos ataques, mas ninguém sabe o que está atacando, de fato; apenas que há uma “peste” solta e que ela é a responsável pelas centenas de mortes.


As pessoas começam a tampar as janelas com lençóis pretos e a trancar todas as saídas de suas casas, com medo do mundo exterior e do que vaga pelas ruas da cidade. Cada vez mais isolada do mundo, sem sinal de telefone nem qualquer tipo de veículo de comunicação, Malorie, (que antes morava com sua irmã Shanon – que olhou pela janela e se suicidou no banheiro -, e depois com um grupo de sobreviventes) agora luta com seus dois filhos de apenas quatro anos a enfrentar o mundo de olhos vendados, já que olhar é o suficiente para morrer. Na busca de um lugar melhor para ela e as crianças, a protagonista guerreira dessa trama nos mostra o quanto se consegue suportar e enfrentar os medos capazes de fazer você matar e morrer. 

Caixa de pássaros é contada em dois períodos de tempo distintos: passado e presente. Nos capítulos narrados no passado, sabemos como tudo começou: desde as notícias dos primeiros ataques até como a situação chegou ao seu extremo; nos que estão no presente lemos a saga de Malorie e as crianças (Garoto e Menina) tentando encontrar um lugar seguro para seguir com suas vidas.

Durante toda a leitura, nossa mente é obrigada a imaginar o que são e como são as criaturas que chegaram para destruir as vidas humanas, já que em momento algum do livro há menção de sua aparência. Sabe-se apenas que, se você olhar, ficará louco.

O título do livro é uma metáfora à situação em que os personagens se encontram. Viver enclausurado em uma casa, com todas as janelas e portas isoladas com panos, pedaços de madeira e colchões os torna reféns; porém, também é um sentido literal, que o leitor descobrirá conforme avança a leitura.

Outra grande chave na história que deixa o fôlego mais curto é que todos os humanos que ainda mantêm a sanidade precisam usar vendas nos olhos se forem sair de casa. Buscar água no poço, por exemplo, se torna uma tarefa incontavelmente difícil, até você aprender a distância da porta até o poço, sem saber se há alguém do seu lado, vigiando você.
Malorie e os outros sobreviventes mostrarão o que conseguem fazer para se manter vivos. Conheça essa história louca e, enlouqueça com Caixa de pássaros, um Thriller de deixar você preso do começo ao fim.

O livro apresenta uma capa linda, com aparência de madeira fosca lixada, mas de forma discreta e charmosa. As páginas são decoradas sutilmente com galhos de árvores nas bordas das páginas, dando um charme a mais à obra. 

Junto ao conjunto externo, o texto apresenta todas as pontas bem amarradas e uma história incrível. Recomendo essa leitura para os que gostam de terror/horror. Para você que já leu, o que achou de Caixa de pássaros? Deixa nos comentários sua opinião sobre!

13 comentários

  1. Oi tudo bem?
    Vou te confessar que esse livro passa longe do meus gêneros literários mas vejo muita gente falando bem que até tenho vontade de fazer essa leitura mas é o meu medo que não me abandonada? hahaha.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi, Tais. Fiquei curiosa com essa história depois que vi um resenhista falando muito bem dela. Resolvi apostar e esse livro acabou virando um dos meus favoritos. Quem sabe não acontece o mesmo com você!

      Excluir
  2. Nossa, eu já tinha visto muito esse livro por ai, mas não tinha lido resenha. Nossa Amei, parece muito boms.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Esse livro é incrível, o autor deixa a gente com o coração na mão toda vez que alguém saia da casa, terrível.
    Eu também recomendo para todos.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tudo bom?
    Nossa preciso colocar esse livro em minhas metas literárias, porque faz séculos que quero ler ele, e agora você me relembrou dele, realmente parece ser um livro incrível.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Sua resenha aumentou minha vontade de ter esse livro aqui em casa para começar a leitura. Ele tem tudo para ser incrível, principalmente sabendo que as vítimas instantaneamente ficam loucas. Esse detalhe me deixou curiosa. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Adorei a dica, confesso que tô com muita vontade de ler o livro desde o lançamento e fiquei mais animada quando soube que vão lançar filme. Imagino como deve ser tensa a leitura, sem saber como a aparência do que tá causando isso tudo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Menina do céu, eu estou muito a fim de ler esse livro. Gamei já na capa e agora com essa resenha, quero esse livro para ontem heeheheheh
    Valeu pela dica. Amei!!!

    ResponderExcluir
  8. AMO Caixa de Pássaros! Eu achei uma trama muito bem desenvolvida e super angustiante! Estou ansiosa para ler o novo lançamento dele! Amei sua resenha e você expressou tudo o que senti quando li!

    ResponderExcluir
  9. Oie! Tudo bem?

    Já ouvi falar bem e mal desse livro, mais bem que mal kkkk Mas ainda não tive a oportunidade de realizar a leitura dele, mas de tantas resenhas que já li sobre a obra, já sei sobre o que se trata, mas de qualquer forma espero realizar a leitura dele em breve!

    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Estou louca para ler esse livro, nunca li um gênero assim e é por isso que tenho tanto medo de ler hahahah, mas vou criar coragem e ler,aaaahhh se vou.

    Um beijo da Jhenny

    http://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu quero muito ler esse livro, sério. Todos falam muito bem dele e bom ele deve ser ótimo né? Quem sabe ele não entra para a lista de leitura do ano que vem. Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir