RESENHA || MIL BEIJOS DE GAROTO

   Título:  Mil beijos de garoto Autora: Tillie Cole | Editora: Planeta de Livos Brasil | Páginas: 400 | Ano: 2017

                          
           
          Onde comprar: Amazon / Saraiva

Um beijo dura um instante. Mas mil beijos podem durar uma vida inteira. Um garoto. Uma garota. Um vínculo que é definido num momento e se prolonga por uma década. Um vínculo que nem o tempo nem a distância podem romper. Um vínculo que vai durar para sempre. Ao menos era o que eles imaginavam. Quando, aos dezessete anos, Rune Kristiansen retorna da Noruega para o lugar onde passou a infância – a cidade americana de Blossom Grove, na Geórgia –, ele só tem uma coisa em mente: reencontrar Poppy Litchfield, a garota que era sua cara-metade e que tinha prometido esperar fielmente por seu retorno. E ele quer descobrir por que, nos dois anos em que esteve fora, ela o deletou de sua vida sem dar nenhuma explicação.
"Até o infinito. Para sempre e sempre!"

Poppy Litchfield e Rune Kristiansen se conhecem desde que tinham 5 anos. Rune e seus pais acabam de se mudar na Noruega, para Blossom Glove. O menino está com raiva por ter que deixar tudo aquilo que conhece para trás, mas ao se deparar com uma menina estranha que acaba de pular uma janela, e momentos depois está lhe estendendo a mão em forma de amizade, ele acredita que a mudança pode não ter sido tão ruim assim.

Desde então eles tornam-se inseparáveis.
"E então éramos Poppy e eu desde aquele dia.
Poppy e Rune.
Melhores amigos até o infinito.
Era o que eu pensava.
Engraçado como as coisas mudam."
Anos depois, Poppy acaba sentindo uma grande dor ao saber que sua avó está partindo. A avó de Poppy lhe assegura que está bem e feliz, e que está voltando para casa. A casa, que segundo ela é a nossa verdadeira morada, pois nossa passagem pela terra seria apenas isso, uma passagem. Antes de morrer a avó de Poppy lhe diz que sua felicidade é pelo fato de ter vivido a vida plenamente. Realizado seus sonhos, conhecido o amor da sua vida e ter ganhado dele os beijos mais significativos de sua vida, e é essa a lembrança que ela guarda com mais carinho do seu falecido marido.

Por isso, ela dá de presente a Poppy um pote contendo mil cartões em forma de coração. Nesses cartões Poppy deverá escrever mil beijos de garoto, mas não são qualquer mil beijos, são os beijos que ela receberá daquele que será O garoto, aquele que a amará acima de tudo e a quem ela também deverá amar plenamente. Também não é qualquer beijo, devem ser escritos ali apenas os beijos especiais, aqueles que farão Poppy sentir que seu coração está prestes a explodir em seu peito.

"Este não é o nosso verdadeiro lar garotinha. Esta vida... bem, ela é só uma grande aventura enquanto a temos. Uma aventura para apreciar e amar com todo o nosso coração antes de ir para a maior aventura de todas."
Quando a avó de Poppy morre, Rune, é claro, corre para consolar a amiga, que lhe mostra o pote e lhe fala sobre os mil beijos que deverão preenchê-lo, e sobre sua preocupação em como conseguir tantos beijos assim. Rune não fica feliz em pensar sobre Poppy beijando outro garoto, e lhe garante que ele, e apenas ele, lhe dará os mil beijos que farão seu coração explodir, começando exatamente naquele instante.

Enquanto crescem, Poppy  e Rune continuam inseparáveis e felizes. Mas nem tudo na vida é alegria, e Rune descobre que terá que voltar a Noruega com seus pais, pois seu pai foi encaminhado para lá a trabalho, e não resta outra alternativa se não ir. O mundo de ambos parece estar fora dos eixos com a noticia. Mas eles prometem um para o outro, manter contato sempre até que Rune possa voltar e que os lábios, assim como os corações deles, serão sempre um do outro. 

Com a distância, Rune acaba culpando seus pais por afastá-lo da garota que ele ama e acaba ressentido. Para piorar a situação Poppy de repente some e ele perde totalmente o contato com ela, tornando-se ainda mais enraivecido e rebelde. 

Dois anos depois, Rune está de volta a Blossom Glove, mas ele não é mais aquele garoto doce que foi embora, é um homem forte, porém amargurado e cheio de vícios que não lembra em nada o Run de antes. Mas depois de confrontar Poppy para descobrir o motivo do seu sumiço repentino, ela consegue ver debaixo daquela faixada de bad boy o velho Rune, o garoto que ela sempre amou e de quem ela se afastou para evitar machuca-lo. 

Agora ambos estão lutando para encontrar-se novamente e dar oportunidade ao amor que sempre sentiram um pelo outro pelo tempo que lhes for permitido.

"Beijo quatrocentos e trinta e quatro, com meu Rune na praia... quando o amor dele voltou para casa."
Resenhar esse livro não foi fácil para mim. Qualquer coisa que eu diga aqui pode ser considerado um spoiler, mas caramba, que livro. Eu recebi várias indicações para essa leitura, mas sabia que se tratava de um livro com uma história triste, e por isso relutei até o último momento, até que me senti totalmente preparada, mas infelizmente eu não estava.

Além da história simplesmente maravilhosa que esse livro traz, preciso dizer que me encantei pela força e determinação da Poppy. Eu sempre me perguntei o que faria se estivesse na mesma situação que ela e confesso, eu não seria tão forte e compreensiva assim.

A história de Poppy e Rune vai além de uma história de amor. É uma história sobre a vida. Sobre a importância de vivê-la intensamente seja ela longa ou curta. De ter fé de que, apesar das tribulações, algo melhor sempre está por vir. Sobre almas gêmeas que foram feitas uma para a outra e sempre irão se encontrar e completar. 

Sobre a importância de aceitar o inevitável e viver bem com isso. De lutar, sorrir, viver.De ser sempre forte e corajoso, mas principalmente, de entender que a vida é única e que ela é passageira, por isso devemos amar intensamente,viver intensamente, sonhar intensamente. Fazer agora, pois o amanhã não está garantido e depois o que resta são apenas os arrependimentos do que não foi feito e as lindas lembranças daquilo que se viveu.
"Por que é necessário o fim da vida para se aprender a apreciar cada dia? Por que precisamos esperar até ficar sem tempo para começar a conquistar tudo o que sonhamos, quando um dia tivemos todo o tempo do mundo?"
Não deixe a ideia de que é um livro triste te afastar dessa leitura. Mil beijos de garoto é um livro para ser lido, apreciado e sentido. É uma história linda que te arrancará lágrimas, mas também te trará lições  e reflexões e, sobretudo, te ajudará a perceber se você está vivendo realmente ou apenas vendo a vida passar diante dos seus olhos. Depois de ler esse livro tenho certeza de que você olhará para a sua vida de outra maneira e dará mais valor a ela e as pessoas que estão a sua volta. Leia esse livro, eu amei, e tenho certeza de que você também irá amar.

A parte física está maravilhosa, além da capa expressar perfeitamente a história, a diagramação, tamanho da fonte e separação dos capítulos estão perfeitos. Mais um ótimo trabalho da Editora Planeta. Eu super recomendo essa leitura para quem gosta de ler um bom livro, cheio de ensinamentos e com uma história encantadora. Garanto que vocês não vão se arrepender.

“Eu sou essa garota Rune. A que espera a tempestade passar simplesmente para vislumbrar um arco-íris. Porque ser infeliz quando se pode ser feliz? É uma escolha obvia para mim.”

7 comentários:

  1. Heeey!

    Confesso que tinha uma certa curiosidade nesse livro, a sinopse me chamava atenção e a capa é uma fofa, mas de tanto ver esse livro em todos os cantos acabou me cansando.
    Talvez eu faça a leitura futuramente, hoje eu passo a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fabi!
    Tudo bem?

    Eu sempre achei essa capa bem legal, achei interessante que o livro vai além de uma história de amor, bem bacana isso. Parece que de fato a trama é tocante e reflexiva. Pelo o que li, pude perceber que você gostou de tudo, tanto da trama como da parte física do livro e isso é muito bom, fico feliz. Adorei a sua resenha e gostei muito das quotes!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fabiana!
    Semana passada eu li uma resenha desse livro que já atiçou minha curiosidade e a sua, agora, está me deixando ansiosa! Hahaha! Será que vou realmente gostar? É bem provável que eu dê uma chance a ele antes do que eu previa!
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Eu necessito desse livro. Adorei a sua resenha, acho que peguei um spoiler de leve mas não tem problema. A leitura parece ser maravilhosa, sei que vou chorar litros, mas não vejo a hora de ler.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fabiana.
    Nossa, eu não conhecia a história do livro, mas sua resenha está bem explicativa e me deixou extremamente curiosa para realizar a leitura do livro. Essa capa também super ganha o leitor!
    Com certeza já está na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  6. Oiee, desde que lançou ouço muitos elogios ao livro, e ainda não li realmente por saber que é muito intenso, mas com certeza esta na minha lista!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Quero tanto ler esse livro, sinto que vou me emocionar bastante também! Adorei a resenha e o blog é um amor.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir

® Faces em Livros | Layout por A Design - Ilustração por Graciele Paiva