RESENHA|| NÃO É SÓ UMA HISTÓRIA DE AMOR

Título: Não É Só Uma História de Amor| Autora: Mariana Sampaio| Editora: Outro planeta( selo Planeta Livros)
Cortesia da editora
           Ano: 2016| Páginas: 208

Avaliação: 
Onde comprar: Amazon

O romance de estreia de Mariana Sampaio, fenômeno do Instagram e YouTube. Quando Laura acordou naquela manhã de sexta-feira, tudo o que ela pensava era em curtir o fim de semana. Mas o que ela estava prestes a descobrir era que a vida está sempre pronta para nos surpreender. Após a revelação de um grande segredo de sua mãe uma série de eventos inesperados começa a acontecer. Confusa e sem saber lidar com a informação, Laura inicia uma jornada que se divide entre fuga e o redescobrimento de si mesma. Como se não bastasse seu drama pessoal, seus caminhos sempre se cruzam com os de um misterioso rapaz, como se o destino quisesse lhe pregar uma peça.


Não é só uma História de Amor é o romance de estreia da blogueira(de moda) e autora Mariana Sampaio. Lançado pela editora Planeta Livros, no selo Outro Planeta, a obra trabalha com uma linguagem simples e sem muita pretensão a vida de duas personagens: Laura e Cláudia; tal filha, tal mãe. Ambas são bem parecidas, mas as suas histórias são contadas em dois tempos nos primeiros capítulos: o presente e o passado.

Laura é uma jovem mulher de 25 anos e está no ápice de buscar novos ideais. Sendo ela independente e ousada, a todo momento a moça se questiona em tudo o que faz; mesmo estando conformada com sua vida, alguma coisa está prestes a acontecer. Do outro lado, embarcamos no final dos anos 80, onde Claúdia, na sua juventude, anseia pela liberdade; e diferente de sua filha, ela corre atrás daquilo que deseja, sem perder tempo, pois acredita que a vida é curta.

Para as duas, um único dia pode mudar tudo! Foi o que aconteceu com Cláudia, que teve a sua vida virada de cabeça para baixo, com o que ela chama de deslize. Anos se passam e ela tenta guardar um segredo, um grande segredo! Em determinado momento ela não aguenta mais e vai planeja tirar isso a limpo. O problema é que agora ela tem uma filha e um marido, ou seja, a sua família é colocada em risco.
"- Acho besteira pensar dessa maneira. O "se" é sempre muito cruel. A vida não tem "se. A vida é consequência de nossas escolhas. Tentativa e erro. E assim vai."
Com uma notícia nada agradável, Laura decide largar tudo e tentar a vida do outro lado do mundo. Ela foge completamente dos seus problemas, por acreditar que assim será mais fácil. Ela percebe que não importa para onde fuja, nem mesmo quem conheça, os problemas precisam encarados ou ela será perseguida pelo resto dos seus dias. Ela conhece um novo amor, mas nem mesmo isso será capaz de diminuir o seu medo. Resta-nos acreditar que Laura enfrentará seus medos.

A obra em si nos carrega para dentro nos primeiros capítulos, mas vai perdendo o ritmo do meio para o fim. Por trabalhar a vida de duas personagens e em dois tempos há uma certa confusão para entender a linearidade do enredo, que foi quebrada diversas vezes. Esperei um pouco mais de profundidade na narrativa e não houve evolução por parte das protagonistas.

Tudo acontece muito rápido e há elementos que são forçados, timidamente, para tentar solucionar momentos lidos, anteriormente. 

Laura no inicio passa a imagem de mulher independente e otimista, mas ao passo que sua personalidade é desenvolvida fica claro que para fugir dos problemas ela força a atitude de uma garota mimada e chata. Sua mãe, por outro lado, tenta da melhor maneira possível lidar com o segredo, e nela sim, percebemos uma evolução gradual. Talvez, houvesse a necessidade de separar essas duas histórias, para que assim a obra como um todo seguisse uma linearidade.

O romance que permeia a obra acontece de forma sobrenatural, isto porque não sabemos o momento exato em que ela se apaixona pelo Júnior, personagem grosseiro e chato que ela conhece ( se não me falha a memória). Os vários desencontros, momentos de brigas e a linha tênue do ódio entre eles é mais evidente do que a linha da paixão, porque tudo acontece de forma muito rápida.
"Nada é simples Júnior. Mas sei lá... Veja o meu caso por exemplo. Há seis meses atrás, eu tava no Brasil, trabalhando como repórter substituta num trampo que era pouco recompensador. Arrisquei tudo, tô aqui... Não sei como vai ser amanhã, se vou conseguir viver de música ou se vou ter que procurar um emprego mais formal. Mas tenho certeza de que tem valido a pena cada segundo apostar no meu sonho, na minha paixão. Eu me sinto mais completa, mais feliz, e, por consequência, torno mais feliz o ambiente ao meu redor, a convivência com as pessoas que me cercam..."
Por mais que alguns falem da linguagem informal, costumo dizer que ela revela muito sobre o autor e seu estilo de vida. Isto é algo admirável por parte da autora. É convidativo ler uma obra, cuja linguagem se aproxime do coloquialismo diário. Principalmente, para aqueles leitores que engatar leituras simples, e que não tendem a causar um certo desespero quando se deparam com um obra em que há mais palavras difíceis.

A diagramação é bem simples, com toques sutis a respeito do mundo da moda, festas, viagens. A própria capa demonstra um pouco do mundo da autora e da Laura também. Não há nada para questionar quanto a revisão e delicadeza nos detalhes. Para quem deseja um livro rápido, fácil de ser lido e um desfecho previsível é o título ideal. Por isso que é importante não julgarmos o livro pela capa.


Sobre a autora

Blogueira de moda, beleza e comportamento, Mariana Sampaio é um fenômeno da internet com seus milhares de seguidores nas redes sociais. Aos 13 anos assinou seu primeiro contrato com a Editora Abril para estrelar um blog teen junto com o irmão e dois primos além de webseries no YouTube. Em pouco tempo, o divertido show conquistou inúmeros fãs e uma enorme audiência, com vídeos que chegavam a ter dois milhões de visualizações.Tanto sucesso na Internet, rendeu a Mari o posto de repórter da MixTV, onde apresentou matérias de moda e comportamento e entrevistas especiais.

14 comentários

  1. Oi
    Gostei muito da sua resenha.
    Muito sincera e repleta de detalhes importantes.
    Vi muitas resenhas desse livro e várias delas negativas e isso me deixou meio sem vontade de ler.
    Mesmo assim gostei de ler sua resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias


    ResponderExcluir
  2. Oiee tudo bem?

    Sempre tive um pouco de preconceito com livros de youtubers, sei que é um erro da minha parte, mas já li a maioria e nenhum me despertou um interesse mesmo, era sempre "vou terminar pq já comecei"... Mas pela sua resenha esse parece ser bem diferente, e por ser uma leitura leve acho que pode ser um que eu leia e realmente termine por ter gostado. Achei bem interessante e vou anotar para ler futuramente <3

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Ooi Amanda! Tudo bem?
    Achei a sua resenha maravilhosa, o livro parece ser legal. Vi muitas pessoas falando mal e eu não gosto muito de livro de youtuber, mas talvez eu dê uma chance para a Mari.
    Beijos!

    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá :)

    Achei que soube trabalhar muito bem a resenha. Eu particularmente gosto de um texto que não siga a linearidade que estamos acostumados, mas gosto mais ainda de personagens profundos. Então não sei se a obra me agradaria :/

    Eu não conheço a blogueira nem o trabalho dela :O mas gostei que ela tenha fugido um pouco do estilo "livro de youtubers" (de contar sua vida e talz)

    Sua resenha foi ótima :D

    Abraços

    Ultimasfolhasdooutono.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Não conhecia o livro, mas fiquei interessada em lê-lo. Entendo que deve haver mesmo uma certa confusão para acompanhar a história, principalmente por ser dividida em dois tempos e uma pena alguns acontecimentos serem forçados. Adorei sua resenha, bastante sincera e espero poder conferir o livro em breve!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  6. Olá.parqvrns pela resenha.sicera e incrível
    Destacou pontos super importante .li tantas rsenhas negativas sobre este livro q tinha tirado eel completamente da minha lista de livros.
    Não curto muito quando acontecimentos forçados acontece nem quando ficamos sem saber onde nasce o amor rsrsrs
    Deixarei passar por enquanto a dica

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O título do livro é bem instigante, e lendo a sinopse fiquei interessada, mais com a sua opiniao me mostrou faces novas do livro, pontos que talvez não irei gostar tanto, então por enquanto não lerei este livro quem sabe em outro momento pois tenho pe atras com livro de Youtuber .

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Não conhecia a autora ou o livro. Apesar de ter achado a história interessante se passando entre dois momentos da vida, pelo que entendi fala da filha dela também, mas parece que é mais focado na mãe...
    Não consegui sentir aquela atração especial pelo livro, e já que a lista não para de crescer, estou me tornando mais seletiva, rs.
    Passo a dica.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  10. Olá Amandinha,
    Quando vi ele no vídeo que você me mandou, ia perguntar o que você tinha achado, bem, agora já sei. Achei interessante o romance acontecer dessa forma, mas fiquei decepcionada por ela forçar ser uma menina mimada e chata.
    Acho que é uma leitura que não vai me agradar nesse momento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Amanda, não me incomodo com linguagem informal, pois acredito muito no que você disse: revela um pouco do autor.
    Quero muto conferir esta história.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ola
    Eu também ja fiz essa leitura e gostei do desenvolvimento, apesar de não ser tudo o que eu esperava. Teve algumas coisas que eu nao gostei e achei os elementos forçados mesmo, infelizmente. Mas de modo geral é uma boa leitura, despretenciosa né.. adorei poder conferir sua resenha!!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  13. Oiii
    Já vi tanta resenha negativa desse livro que até agora nunca senti vontade de ler o livro. Mas adorei a sinceridade na sua resenha e também gosto da linguagem informal, penso igual a você, revela muito sobre o autor e o meio onde vive, é bem interessante na verdade, me sinto bem mais próxima da estória.
    Vou dar uma chance pra estória e espero mesmo gostar.
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ainda não conhecia a autora nem como autora e nem como blogueira.
    Quando comecei a ler a sua resenha, imaginei que fosse mais um daqueles livros de drama que nos fazem chorar.
    Mas no decorrer, pude perceber que não é bem o que eu pensava. Os personagens não passam por mudança, não gosto de personagens que largam tudo e vão embora.
    E por ser uma estória curta, que parece que foi forçado um final, não curti.
    Mas para quem gosta, né!?

    ResponderExcluir