RESENHA || UM PASSEIO NO JARDIM DA VINGANÇA


Título: Um Passeio No Jardim da Vingança || Autor: Daniel Nonohay || Ano: 2016 || Editora: Novos Talentos Da Literatura Brasileira - Novo Século || Páginas: 304
                           Avaliação:                            
Onde comprar: Amazon & Saraiva

Seja bem-vindo ao nosso futuro! As grandes cidades convivem com a divisão entre as “zonas vigiadas” e suas periferias. O uso de drogas e medicamentos é disseminado, sendo controlado por laboratórios. Implantes cibernéticos são uma realidade, aumentando capacidades e aptidões, como a de memória, para aqueles que conseguem arcar com os custos. Religiões e grupos terroristas alimentam-se do descontentamento e das diferenças sociais. Venha acompanhar a história de Ramiro, um advogado que perdeu o prazer de viver. Depois de quase ser morto, tenta retomar a rotina profissional e dar sentido ao que restou da sua vida. Em litígio com os sócios do escritório, parte como caçador em busca de uma vingança que o acabará transformando em caça. Perseguido, doente e sem recursos, a sobrevivência de Ramiro dependerá da sua capacidade de improvisação, do seu conhecimento de sistemas de dados e das aptidões adquiridas com dois implantes cerebrais, que lhe permitem acesso à “rede” e aumentam a sua memória. 
Até onde somos capazes de ir para alcançar o que desejamos ?
A natureza humana é, por vezes, imprevisível, fazendo que o mal brote de lugares inimagináveis. Mistério. Medo. Coisas inesperadas. Tudo isso pode ser encontrado em Um Passeio No Jardim Da Vingança.

O livro nos apresenta a história de Ramiro, um advogado que trabalha no escritório Ventura, comandado por Avelino (ou o Velho) um senhor que nunca é desobedecido , sua palavra é lei.Ramiro é casado com Amanda, esta mantem um caso um dos colegas de trabalho do marido: Fábio. Após sofrer um acidente, ele passa vários dias sem ir ao trabalho e começa a fazer o uso de muitos remédios para amenizar as dores que sente. O uso de tantas drogas, deixa Ramiro extremamente perturbado em uma atitude , um tanto impensada, ele vai até o escritório e faz uma cópia de arquivos secretos que poderão custar sua vida.

"A vida era assim. Algumas vezes você ganhava. Na maioria das outras, você simplesmente perdia. E, se quisesse sobreviver, ir em frente, tinha que aceitar isso." (p. 293)
Ramiro não sabia das tarefas ilícitas do escritório. E isso pode custar muito caro.Uma perseguição se inicia: Avelino exige que Ramiro e todos os arquivos que podem acabar com o escritório sejam capturados. Uma viagem entre passado, presente e futuro, nuances entre o secreto e o revelado. Perigos e mistérios. Vidas em jogo. Acontecimentos inesperados aguardam os leitores dessa obra.

Um livro muito envolvente e que diz muito sobre nossa sociedade, na qual o poder sobrepõe a própria vida e os interesses pessoais estão acima de tudo e todos. Terminei a leitura reflexivo e intrigado. Sabe quando o livro trás tanta verdade sobre a natureza humana que , mesmo compreendendo que existem pessoas que são capazes de fazer tudo que foi descrito, você se recusa a acreditar que aquilo possa acontecer. Isso aconteceu comigo quando conclui essa leitura.

Um ponto muito importante do livro é a questão religiosa presente no enredo. Os fiéis sofrem uma lavagem cerebral e passam a fazer tudo que o seu "chefe religioso" ordena (isso mesmo, eles não têm escolha nenhuma), sempre dizendo que aquilo é o certo, e que deve ser feito sem questionamentos. Eles nunca percebem que são apenas marionetes. É uma falsa conduta , usada para camuflar toda sujeira feita em segredo.Essa crítica foi bem marcada e muito bem trabalhada na história, o que gera uma discussão bem necessária em nossos dias.
"Estava errado. Ele se tornara um homem. Adquirira coragem. Teve a súbita certeza de que sua obra estava terminada." p.288

A história é divida em duas partes: passado (livro 1) no qual nos é apresentado o contexto geral presente e futuro (livro 2) que nos mostra o que estava por trás dos acontecimentos.A linguagem usada pelo autor é bem natural de Porto Alegre (lugar onde se passa a história) , então vamos encontrar muitos "tu's" durante a leitura (isso causou estranhamento no início), mas nada que atrapalhe o andamento da história.

O livro foi bem projetado. A capa está bem feita , e trás um "chip" em relevo no crânio (o que diz muito sobre a história) e está bem bonita. A diagramação está ótima, letra em tamanho super confortável e as páginas ainda trazem uns detalhes bem legal. A edição está bem legal. Eu recomendo a todos que curtem ficção científica e uma boa trama, cheia de segredos que nos revelam muito sobre a natureza materialista do ser humano, em um Brasil um tanto futurista.

Nasceu em 1973 e mora em Porto Alegre. É casado e pai de duas filhas. Juiz do trabalho, escreveu o seu primeiro romance à mão, em dois cadernos pautados, quando tinha 17 anos. É autor de artigos técnicos, na área do Direito, e políticos que foram publicados em livros, jornais e sites. Organizou livros de coletâneas. É colorado. Atuou como professor e é pós-graduado em Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Previdenciário. Foi Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho do Rio Grande do Sul. Atualmente, aproveita cada segundo livre para escrever, a sua grande paixão (depois, é claro, das “suas mulheres”).

38 comentários

  1. Interessante o mote... Quase cinema... Há muitos casos assim, onde funcionários não sabem das atitudes ilícitas de sua empresa. Apesar de não curtir ficção científica, despertou curiosidade! Principalmente por se tratar de um autor brasileiro!

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto bastante de livros com essa temática e adorei a premissa desse. Eu já o conhecia e já estava curiosa com ele mas gostei bastante da sua resenha e agora eu fiquei ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu não gosto de ficção científica, mas achei muito interessante sua resenha sobre este livro, pois aborda sobre a nossa vida e como o ser humano é. Infelizmente a ambição faz parte da vida de todos nós. Algumas não tão ambiciosas e outras deixam a ambição guiar suas vidas a ponto de fazer qualquer coisa para conseguirem o que quer. Infelizmente é uma triste realidade.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante a sinopse desse livro, acho que nunca li nada parecido. Também gosto do fato de que o autor decidiu ambientar a hostess em Porto Alegre e se utilizar dos Tu na escrita.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. OIe,
    O livro me parece ser incrível! Gostei muito da resenha e vou anotar a dica de leitura!Gosto muito de livros com um pouco de ação, vingança, que nos deixa de coração acelerado para ler e saber o que vem depois.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Tive a oportunidade de ler a obra, pois o autor fez parceria com meu blog também e achei incrível! A escrita dele é surpreendente e a história muito bem contada, não esperava isso. Fico muito feliz por ter tido a oportunidade de ler essa obra tão incrível e desejo todo sucesso ao Daniel, pois ele realmente merece.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  8. A capa desse livro é muito bonita. Tenho vontade de ler. ‘Os fiéis sofrem uma lavagem cerebral e passam a fazer tudo que o seu "chefe religioso" ordena’ desculpe, mas ri muito disso, achei tão real. O enredo de forma geral, me fez lembrar de Matrix.

    ResponderExcluir
  9. É um gênero que Me agrada demais, adoro mistério, além disso Me agrada coisas relativo a sociedade e discussões sobre rebelião, achei a capa muito bonita,bem como suas fotos, resenha bem escrita, deixa o leitor ainda mais interessado no livro sem dar Spoiller, parabéns amei seu blog

    ResponderExcluir
  10. Olá! O livro chamou bastante minha atenção. Eu já vi alguns comentários positivos sobre a obra e está na minha lista de próximas leituras. Muito boa sua resenha, bjoooooo

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Não conhecia a obra, mas amei a sua dica
    Me parece um livro forte, intenso. Daqueles que prendem o leitor desde o inicio da leitura.
    Amei a sua resenha também. Dica anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Amei a resenha!
    Não conhecia o livro e essa história me cativou através de sua resenha.
    Amo livros que nos fazem refletir sobre como somos vulneráveis.

    Parabéns pelo blog.
    www.sobrecadamomento.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ola
    Ainda não tinha ouvido falar dessa obra, mas fiquei bem curiosa, especialmente diante da premissa e sua resenha despertou o meu interesse. Esse gênero desperta muito a minha atenção, por isso gostaria de saber mais diante da ambientação e dos elementos comentados por você.
    Beijos, F
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  14. Eu já estava encantada pela história, então eu li que se passava em Porto Alegre e que tem o nosso jeito de falar <3 sério, até então não conheci um livro que representasse minha cidade natal. Enfim, o livro é mega interessante e eu como gosto de premissas assim, lógico que vou ler!

    ResponderExcluir
  15. Já vi alguns comentários sobre o livro confesso que nunca me interessei pela obra.
    Sua resenha ficou bem legal, e me deixou um pouco curiosa para saber o enredo que se passa página por página.
    Vou deixá-lo na minha lista de dúvidas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    A capa é bem linda, eu nunca havia ouvido falar dessa obra.
    Gostei bastante do fato de trazer um "tapa na cara" da nossa sociedade, revelando coisas que realmente acontecem, de maneira mais leve, com nós e as vezes nem percebemos. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  17. Oiii tudo bem?
    Eu realmente não conhecia esse livro, mas achei essa capa apaixonante, gostei do mistério em si trabalhado já e quero descobrir o que em busca dessas verdades, é um livro de nos fazer refletir e ir utilizar alguns argumentos a sociedade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Oi, eu não conhecia o livro. A temática me interessou, gostei de saber que a narrativa se divide entre o passado, presente e futuro. Acredito que o ponto mais interessante da história são as reflexões que ele traz a respeito da sociedade. Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Amo ficção científica, mas nunca ouvi falar nesse e fiquei super curiosa pra ler essa história!
    Fiquei curiosa pra saber mais sobre a questão religiosa e toda a reflexão da sociedade, ainda mais com a ambientação no Brasil, que nunca li nesse gênero. Espero poder conferir em breve!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  20. Oie! Tudo bem?

    Já li resenhas bem positivas sobre esse livro, e estou começando a ficar com vontade de realizar a leitura dele! Ainda mais por ser de um gaúcho *-* Achei a proposta dele também bem inovadora, ou pelo menos diferente do que sou acostumada a ler! Por isso espero em breve conseguir conferir a história dessa obra!

    BJss

    ResponderExcluir
  21. Achei a premissa muito legal, mas o que mais me interessou na obra, se dúvida, é essa abordagem sobre a fé e a questão da lavagem cerebral. Acho que dá pra fazer um paralelo bem interessante com os nossos tempos.
    Amei a dica
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu já conhecia esse livro, um amigo me indicou o autor e quando fui pesquisar me deparei com essa história que chamou muito a minha atenção. Eu adoro essa coisa meio futurista, ainda mais quando a história trás ambientação em lugares brasileiros, porque faz a gente imaginar muito mais. O gênero é um dos meus preferidos, então é mais um motivo para eu querer ler. Esse livro já estava na minha lista de desejos, mas estou pensando seriamente em subi-lo para a primeira posição dos desejados hahaha.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  23. Oi, eu gosto muito de leituras reflexivas e que trazem um assunto bem relevante e acaba sendo um reflexo da sociedade mesmo. Esse me lembrou um livro também dessa editora chamado Android, acho que você pode gostar. Sempre fico feliz quando vejo autores nacionais fazendo livros tão bons. Com toda a certeza, o Daniel merece ser lido!

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico super feliz quando leio coisas tão boas escritos por autores nacionais!Já ouvi falar em Android, tomara que possa ler em breve. Beijos!

      Excluir
  24. Olá!! :)

    Eu confesso que gostava de ler este livro... Achei a temática bem interessante, assim como a capa! E a tua opinião ajudou, ainda bem que gostaste!

    Bem, ainda abem que até o tema da religiosidade esta presente, que o livro e envolvente também!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  25. Oie amore,

    Vou ser bem sincera... a capa não me atraiu não...achei estranha.
    Mas a história em si parece ser muito interessante... fiquei bem curiosa... vou até anotar a dica por aqui!


    Beijoka!

    ResponderExcluir
  26. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Achei o enredo diferente e até cheguei ao ponto de querer ler, porém, quando você mencionou essa questão religiosa me desanimei a ler, pois, eu sou católica e não gosto muito de misturar religião com livros, tanto que recentemente li O CÓDIGO DA VINCI e simplesmente detestei a obra por mexer com questões religiosas, logo, por questões pessoais, prefiro não ler a obra.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou evangélico e não tive problema nenhum com a leitura. Acho que é legal dividir cada coisa.
      Temos que ter em vista que o livro é uma ficção, mas não podemos fechar nossos olhos para a realidade que estão presentes neles algumas vezes. Beijão!! Mas super te entendo, já fui assim. Isso também é muito pessoal. Obrigado por comentar !

      Excluir
  27. Oi, tudo bom?
    Não conhecia o livro e adorei a premissa. A capa também é bem bonita. Apesar de ser uma história que se passa no futuro, assemelhei algumas coisas ao presente. Lavagem cerebral nos religiosos? Bem curioso... Adorei sua resenha.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Esse não é um livro que normalmente leria, porque não curto muito temáticas desse estilo. Mas fiquei bem intrigada com esse assunto religioso que aborda, além de todo esse conceito dos fiéis, e acho que leria principalmente por isso, porque é um tema que muito me agrada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Curto muito tua rsenhas .realmente o livro parece ser maravilhoso.
    A capa ficou sensacional .
    E não sabia que ele era ambientado em locais brasileiro .
    Curti muito esta dica e vou sim ler este livro.mesmo tendo um tema de religião .me pareceu que ele abordou de uam forma excelente
    .parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  30. Oie!
    Ainda não conhecia esse título, mas fiquei bem curiosa para conferir.
    Não é um tema que costumo ler, mas gostei bastante da trama, e depois a sua resenha, fiquei ainda mais curiosa para ler. Será um título bem diferente do que procuro para ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  31. Eu sou uma verdadeira apaixonada pela literatura nacional. Mas não conhecia esse autor... acho que por mais que conheçamos, nunca conheceremos todos. Isso é bom demais. Esse é daqueles livros que a capa já é suficiente pra me chamar a atenção, eu adorei. Achei extremante bonita e criativa. Aí leio a sinopse e fico mais interessada ainda, pois amo ficção... proto, me ganhou. Gostei dos pontos que "tu" levantou nas impressões. E eu sou apaixonada pelo sotaque gaúcho, então irei amar ler um livro cheio de "tus" rs.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Adorei conhecer suas impressões, entretanto, não fiquei curiosa para fazer a leitura, pois não me sinto muito ligada a esse estilo de livro por ora.
    Achei bastante interessante a inserção de aspectos religiosos nessa obra e fiquei intrigada para saber como o autor fez isso. Senti que o livro é uma facada também por conta de toda a similaridade à nossa sociedade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Achei a premissa do livro muito interessante, o que mais me chamou a atenção é a dose de crítica à religião presente na história, sobre as pessoas serem manipuladas sem saberem que são. Não é um livro que leria no momento, mas vou deixar na minha lista para ler em breve. Adorei a resenha!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  34. Olá,

    Tive a oportunidade em ler esse livro logo que lançou. Foi uma leitura que teve seus prós e contras ao meu ver, mas que onde os prós ganham, além disso por ter uma continuação acredito que minhas dúvidas serão respondidas. Achei muito legal ver esse livro por aqui.

    ResponderExcluir
  35. Achei bem interessante, ainda mais sobre essa crítica à religião e o fanatismo. Além desse conteúdo incrível, a capa também virou minha queridinha <3

    Parabéns pelo post!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    ResponderExcluir