RESENHA || DIÁRIO DE UM BANANA



Título: Diário de um Banana Autor: Jeff Kinney Editora: Vergara & Riba Editoras S.A.
Ano: 2007 | Páginas: 217
Onde comprar: AmazonSaraiva
Avaliação:
Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffly, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com os garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam. Como Greg diz em seu diário: "Só não espere que eu seja todo 'Querido diário' isso, 'Querido diário' aquilo." Para nossa sorte, o que Greg Heffley diz que fará e o que ele realmente faz são duas coisas bem diferentes.
A série de livros O diário de um banana foi escrito pelo autor e ilustrador Jeff Kinney. O personagem principal, Gregory Heflley (Greg), foi criado no ano de 1998 em um apartamento em Massachusetts. No início não havia quase nada sobre ele além de esboços em folhas de papel. Seu autor criou histórias da vida de Greg e, ao juntar piadas e causos, organizou esse material em um caderno/diário.

Como resultado final, tinha em mãos um caderno com 1300 páginas que foi posto online no site Funbrain.com, no ano de 2004. No entanto, mais de 90% desse material não foi para a edição final. No ano de 2005, a editora New York Times decidiu publicar “O diário de um banana” e assim essa obra saiu do posto “rascunho” para ser um best-seller internacional. Sua fama atingiu diversos países, sendo traduzido em 28 línguas e milhões de cópias vendidas ao redor do mundo.
"Só não espere que eu seja todo 'Querido diário' isso, 'Querido diário' aquilo."
A princípio, o livro conta a história de Greg, um garoto que mora com os pais e dois irmãos: Rodrick, seu irmão mais velho - com personalidade forte, rockeiro e integrante de uma banda, chamada Fräwda Xeia – e seu irmão mais novo, Manny: um menino mimado e super-protegido por seus pais, Frank e Susan.

No primeiro livro da série, os problemas que Greg enfrenta são resumidos em ser alguém conhecido na escola, então ele se submete a cargos de renome, a fim de conseguir esse título. No entanto, Rowley, seu melhor amigo, se torna mais popular e isso acaba desfazendo a amizade dos dois. Greg agora tem a missão de contornar a situação e voltar a ser amigo do garoto.
“Um dia vou ser famoso, mas por enquanto estou preso no ensino fundamental com uma cambada de débeis.”





O diário de um Banana é uma série de ficção juvenil que já conta com 10 livros lançados, sendo o 11º esperado para ser lançado no mês de novembro desse ano. Na coleção, ainda contamos com 2 livros à parte da história de Greg: o primeiro – Diário de um banana: faça você mesmo – e Diário de um banana: o livro do filme, onde o primeiro apresenta a capa laranja; ele é uma versão para você mesmo montar seu diário e descobrir seu futuro e o dos seus amigos. Para isso, Greg lhe dá dicas de como fazer; e o segundo, diferente das demais versões, não é de ficção. Apresenta capa branca e a imagem de um garoto e a sombra do desenho de Greg.


Em O diário de um banana, o autor e ilustrador Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável. Impossível não se apaixonar por Greg e suas peripécias. As páginas escritas em linhas largas, dando a ideia de ter sido rabiscado, além de ilustrações que dão ainda mais vida à história. Para quem desejar dar boas risadas e aprender a produzir um diário essa é a obra ideal!

Cada livro apresenta uma cor, sem repetir padrões.
·        Diário de um Banana - lançado em 1º de Abril de 2007 (Capa vermelha);
·         Diário de um Banana: Rodrick é o Cara - lançado em 1 de Fevereiro de 2008 (Capa azul);
·         Diário de um Banana: A Gota D'Água - lançado em 13 de Janeiro de 2009 (Capa verde);
·         Diário de um Banana: Dias de Cão - lançado em 12 de Março de 2010 (Capa amarela);
·         Diário de um Banana: A Verdade Nua e Crua - lançado em 5 de Novembro de 2011 (Capa roxa);
·         Diário de um Banana: Casa dos Horrores - lançado em Junho de 2012 (Capa azul Claro);
·         Diário de um Banana: Segurando Vela - lançado em 30 de Novembro de 2012 (Capa marrom);
·         Diário de um Banana: Maré de Azar - lançado em 5 de Novembro de 2013 (EUA) (Capa Verde limão);

·         Diário de um Banana: Caindo na Estrada - lançado em 04 de Novembro de 2014 (EUA) (Capa laranja);
·         Diário de um Banana: Bons Tempos - lançado em 03 de Novembro de 2015 (EUA) (Capa preta);
·         Diário de um Banana: Tudo ou Nada - Foi lançado em 1º de Novembro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

® Faces em Livros | Layout por A Design - Ilustração por Graciele Paiva