RESENHA || CORTE DE ESPINHOS E ROSAS



                                                         
Título: Corte de Espinhos e Rosas - Vol. 1 | Autora: Sarah J. Maas | Editora: Galera Record Páginas: 433 | Ano: 2015
Avaliação:
Onde comprar: Amazon
Nesse misto de A Bela e A Fera e Game of Thrones, Sarah J. Maas cria um universo repleto de ação, intrigas e romance. Depois de anos sendo escravizados pelas fadas, os humanos conseguiram se libertar e coexistem com os seres místicos. Cerca de cinco séculos após a guerra que definiu o futuro das espécies, Feyre, filha de um casal de mercadores, é forçada a se tornar uma caçadora para ajudar a família. Após matar uma fada zoomórfica transformada em lobo, uma criatura bestial surge exigindo uma reparação. 

Grunhindo devido ao peso, peguei as pernas da corça e dei uma última olhada para a carcaça fumegante do lobo. O olho dourado que lhe restava encarava o céu, agora carregado de neve, e, por um momento, desejei ter a capacidade de sentir remorso pela coisa morta. Mas aquilo era a floresta, e era inverno. p. 16
Feyre é uma garota de 19 anos, que entre suas duas irmãs mais velhas e um pai, é quem sustenta a todos com as suas caçadas e vendas, principalmente durante o inverno. Morando ao Sul de seu território, onde apenas humanos sobrevivem graças a um tratado com os feéricos - seres poderosos, fortes e imortais que prevalecem ao Norte, em Prythian, e na hierarquia de seu mundo -, sendo impelidos a viver apenas nessa região por uma barreira invisível, e proibidos de matar feérico graças a esse tratado.

No entanto, o instinto de sobrevivência, e uma consciência entrelaçada a uma promessa de proteger a sua família, força a garota a sair de casa para caçar em um inverno tão rigoroso que a obriga a adentrar ainda mais a floresta e se deparar com um lobo. Não tendo a certeza do que se tratava aquele ser (feérico ou não?), Feyre, combinada com seu ódio por esse povo e a sua fome, mata a criatura e leva a sua caça, uma corça, para casa.
Assassinei um feérico. Era o que eu tinha feito. p. 51
Como tratado, uma vida feérica tirada deve ser paga ou com morte, ou com a vida de servência no reino feérico. Assim, tendo matado a criatura, a jovem arcará com as consequências de seu feito tendo que ir viver em Prythian com o seu captor, um feérico que possui o poder de se metamorfosear em uma espécie de lobo.
É claro que se tratava de magia, porque era primavera ali. Que poder miserável eles possuíam que tornava suas terras tão diferentes das nossas, que permitia controlarem as estações e o clima como se fossem donos destes? Suor escorreu por minhas costas conforme as camadas de roupa se tornaram sufocantes. Virei os pulsos e me mexi na sela. Quaisquer que fossem as amarras que me seguravam, tinham sumido.


Feyre logo descobre que seu captor, Tamlin, na verdade é um Grão-Feérico, senhor de um dos sete reinos de Prythian. Ao passo que conhece suas terras, a garota também passa a conhecer Tamlin, com uma personalidade além de feroz. Mas nem tudo é flores e rosas, e as terras oferecem sim perigo, ainda mais para mortais. Sem perceber, Feyre é posta em uma luta entre "gigantes"; uma maldição aflige as terras de Tamlin, e pode levar muito mais do que feéricos, mas se alastrar pelo reino mortal. A questão é, o que Feyre, uma simples mortal, fará diante dessa ameaça? Como ela se sairá ao lado de seu captor-amigo? O que ela fará para manter a si mesma viva, a sua família e o seu amado diante dessa maldição?

Bem, o que me levou a ler esse livro, além de muitos comentários favoráveis e uma premissa interessante, foi o fato de Sarah ser a autora de um dos meus livros queridos; logo pensei: nossa, esse livro deve ser muito bom, vou "devorá-lo" rapidinho! Mas não foi o que aconteceu, a leitura começou muito bem, a premissa tinha um bom desenvolvimento, mas esfriou na metade do livro ao passo que não acontecia muitas coisas características da escrita da autora, como a ação; e até mesmo o romance foi lentamente desenvolvido; todo um momento de calmaria onde tinha mistérios e eu estava louca para descobrir os segredos e o que realmente estava acontecendo. Maaaas, peço que não percam as esperanças!

O livro melhora MUITO da metade para o final em comparação com o desenvolvimento que parecia não levar a nada (embora tenha umas informações que são veladamente importantes). Conhecemos melhor personagens adoráveis - como nosso Grão-Feérico Rhysand - e outros bem cruéis, com um desfecho que me instigou a correr para ter um pouquinho mais nesse segundo volume que é Corte de Névoa e Fúria. Quanto a capa: apaixonada pelas cores e a textura aveludada (embora não tão boa por minhas mãos suarem tanto).

19 comentários

  1. Oiee

    Que capa linda!
    Pena que a leitura é meio arrastada até a metade. Me desanima um pouco, ai não chego na parte boa kkkkkkk.
    Mas é bom saber, já li livros assim, resisti e o final foi ótimo.
    Vou levar a dica!
    Parabéns pela resenha e pela foto linda.

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fernanda!
      Não desista! O livro é bom, mas o segundo é melhor ainda! Sério, sem exagero, é um dos meus livros de fantasia favoritos!

      Excluir
  2. Ooi apesar do gênero não ser o meu favorito, eu gostei da resenha !
    beijinhos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Eu sou apaixonada por esse livro e pela autora, admiro muito seu estilo de narrativa. Os personagens são mesmo adoráveis né?! Fico surpresa com todas as características apresentadas. Acho essa capa maravilhosa! Fantasia é, sem dúvida, um dos meus gêneros favoritos.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  4. Oiii
    Adorei a resenha, mas fantasia não é meu gênero hahaha. Por isso, passo a dica, principalmente por ser uma série tão longa, mas que bom que as coisas melhoraram no segundo livro, pelo menos dá um ânimo a mais na leitura, tomara que os ships não sejam estragados haha.
    Beijosssss ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkk. Torcendo para que não sejam!!
      Também estava tentando fugir de coleções; no máximo ler trilogias, mas descobri tardiamente que não é o caso dessa coleção, como você sabe.
      Beijos

      Excluir
  5. Posso te dar um conselho: NÃO DESISTA!
    O segundo livro é destruidor, e você vai ter outra visão sobre a história desse livro.
    Eu gostei bastante do primeiro, mas se fosse ler hoje de novo acho que não levaria mais 5 estrelas, mas enfim, sem dar spoilers.... leia o segundo livro, sério, você vai amar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sabrina!
      Comecei o segundo logo após esse, e também aconselho a todos a não desistir!
      É mesmo DESTRUIDOR! E realmente, toda a visão do primeiro é desconstruída!Definitivamente tornou-se meu livro favorito de ficção.

      Excluir
  6. Este livro aqui está na lista para ser lido ainda este ano, mas ainda não consegui encaixa-lo. POr ler tantos elogios e pela maioria dos leitores gostar muito da autora, sei que será uma boa experiencia.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Eu sou a louca , fã ,da Sarah e essa série ! kkkk

    Você já começou a ler Corte de Névoa e Fúria? é bem melhor que o primeiro! A Sarah me fez de trouxa em Corte de Espinhos e Rosas e só descobri lendo o segundo, então se prepara!

    Concordo que o começo é meio enrolado mesmo, mas é perfeito amo!!

    Adorei sua resenha!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Ai, meu Deus, é tão bom conhecer outra fã!!
      Li o segundo, e concordo com você quanto a ser feita de trouxa! É uma montanha russa de emoções! Arrebatador! Vale muito a pena ser enrolada um pouquinho no primeiro, quando depois de ler o segundo passamos a enxergá-lo com outra perspectiva.
      Beija

      Excluir
  8. Está caa é maravilhosa!
    Não consegui terminar de ler este livro
    Parei na metade .E não consegui dar continuidade
    Bom saber que melhora no final acho que darei mais uma chance!
    Odeio deixar leituras incompletas

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Confesso que estou curiosa pra ler esse livro apenas pela comparação na sinopse com Game of Thrones.
    Já ouvi bons elogio a respeito da obra e confesso que tenho expectativas um pouco altas, mas saber que em alguns momentos a leitura é um pouco parada me desanima um pouco.

    Uma Mãe Leitora

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bom?
    Nunca li nenhum livro da Sarah, mas já vi várias resenhas sobre esse livro e acho a capa muito bonita. Sendo fã de fantasia como sou, tenho certeza que se um dia ler essa história vou adorar. A trama é bem interessante e me chama bastante atenção. Adorei sua resenha.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  11. Oiee Cat ^^
    Uma pena que o livro tenha demorado um pouco para te fisgar, mas ainda bem que isso aconteceu, né? haha' eu só vejo elogios para esse livro, e mais ainda para a série "Trono de vidro", mas ainda não li nada da autora. Tenho muita curiosidade, contudo. Espero que o segundo livro consiga te surpreender desde o começo :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  12. Detesto quando o livro demora a pegar no tranco! Quando ele foi lançado eu até me interessei, mas aí veio aquela continuação gigante... junte isso ao fato de fantasia ser um dos gêneros que menos curto... já viu, né? A curiosidade desapareceu. Espero que o segundo livro te conquiste mais rápido. Boa sorte, pois é um calhamaço. Rs

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamires!
      Confie em mim, cada página do segundo volume vale a pena, e se brincar, diria que aceitaria mais umas boas páginas de tão gostoso e maravilhoso que é o segundo volume!
      Espero que o livro algum dia lhe reconquiste ;)

      Excluir
  13. Olá
    Esse livro e um dos meus grandes desejados, sou apaixonado pela sinopse da história, porém ainda não tive a oportunidade de adquirir.
    Adorei sua resenha

    ResponderExcluir
  14. Por ser um tipo de releitura já me chamou a atenção. Ai veio essa capa linda e o livro não poderia ficar de fora da minha lista de leituras. Mas, eu não curti o outro livro que li da autora e por esse motivo tenho adiado bastante a leitura desse.
    Saber que vc gostou do outro e não sentiu o mesmo nesse, mesmo ele sendo bom e tendo um início e um final interessantes, me faz pensar que é possível eu gostar mais desse...
    Espero conseguir encaixar ele logo na lista para poder tirar minhas conclusões :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir