RESENHA || O DESPERTAR DO LÍRIO

Título: O Despertar Do Lírio (Serie Flores da temporada - livro 1) Autora: Babi A. Sette. Editora: Novo Século | Ano: 2016 | Páginas: 380


                            

        Avaliação: 
        Onde comprar: Amazon / Saraiva
Lilian Radcliffe é uma jovem viúva e está feliz com sua vida isenta de emoções. Culpa do luto que não larga? Lilian jurou fidelidade ao marido no leito de sua morte. Paralelo a isso, conhecemos Simon Thorn, homem frio e libertino, dono da maior casa de jogos de Londres. Ele está a um passo de realizar seu plano de vingança contra o culpado pelo título de assassino que recebera anos atrás. O problema é que o canalha está morto e ele terá de usar a sua viúva recatada a fim de atingir seus objetivos. De um lado, ela precisa manter sua honra intacta; de outro, ele quer seduzi-la e desmoralizá-la. No entanto, Lilian nunca se sentiu tão vulnerável e atraída por um homem. E Simon, por sua vez, demonstra reações ao lado dela das quais nunca imaginara ter. A vingança e a honra se abalam quando nasce entre ambos uma paixão incontrolável. Mas, para ficarem juntos, terão de enfrentar segredos e mágoas profundas, um castelo trancado há seis anos, palco de uma morte misteriosa e, sobretudo, encarar os fantasmas do passado que assombram suas consciências.

"No fundo, não lamentava; pelo contrário, ficava até mesmo um pouco aliviada. Era uma viúva, e viúvas não sonham com beijos na boca diante do altar." p. 15

Presenciamos o nascimento de uma mulher forte e decidida, capaz de impactar a sociedade de sua época com a mudança que sofre ao longo da narrativa. Como o desabrochar de uma flor, vemos todo recato e sutileza sendo transformado em paixão, convicção e desejo.
"Damas não sentem em demasia, a expressão de indiferença em qualquer situação, seja ela alegre ou triste, não é apenas um lembrete de que ocupamos um lugar de destaque na sociedade, é, além de tudo, uma proteção." (Pág 40)
Ambientado no século XIX , "O Despertar do Lírio" , conta a história de Lilian Radcliffe , uma viúva jovem e que após a perda do seu marido , decidiu nunca mais casar novamente ou ter algum caso . Lilian tranca todas suas emoções , e gosta do previsível , nada de surpresas ou aventuras , isso não é pra uma dama da sociedade. Do outro lado , conhecemos Simon Thorn , também viúvo e conhecido por matar sua esposa, é um devasso e planeja tão aguardada vingança contra aquele que o fez ter a maldita fama de assassino.
"O desfecho fatal do seu casamento mudou tudo. Ele passou a ser movido por um único desejo: vingança. Justo ele, que sempre se considerou tão equilibrado, sensato e até mesmo pacato." p.59
Após ser convidada para passar alguns dias do verão na casa da tia de Simon junta com outros convidados, Lilian se vê encurralada por sentimento nunca antes sentido por ela, que é despertado quando ela vê Simon. Ela não pode jamais ficar perto dele ou conversar. Imagine só! Um exemplo de conduta e moral junto a um devasso imoral como ele! Simplesmente inimaginável. Porém, ao passar dos dias , os dois começam a se aproximarem ... E vão se tornando amigos... Lilian não o teme como todos os outros. Pelo contrário: ela é atraída para ele. Ao mesmo tempo que tudo isso acontece, Simon percebe que nutre sentimentos por Lilian nunca antes sentido por ele, nem mesmo por sua mulher. Enquanto uma paixão devastadora e incontrolável nasce entre os dois , Lilian vê o seu tesouro, aquilo que mais prezou ao construir durante anos ruir: a sua honra. E Simon tem toda a vingança que fora arquitetada completamente afetada por essa paixão. Seriam os dois capazes de abrir mão de suas mágoas, medos e inseguranças para ficarem juntos ?
"Não, definitivamente a paixão não era algo de que precisava para ser feliz. Afinal, não nascera para as emoções muito fortes e descontroladas." p.15

O primeiro romance de época que leio e já estou encantado. A Babi soube como desenvolver a personagem de forma única e sensível. É incrível perceber como cada personagem vai se encaixando na narrativa e te carregando pra dentro da história a ponto de nos deixar submersos no enredo sem querer largar o livro. Esse é o segundo livro da escritora que leio , e a princípio tive um certo estranhamento com a obra, pois nunca tinha lido romance de época antes e o primeiro livro que li da Babi foi Senhorita Aurora, que é um romance contemporâneo (maravilhoso por sinal). O Despertar do Lírio, é um livro bem emocionante eu diria. Os personagens principais, são bastantes presos ao passado e cada um tem uma certa obscuridade nesse passado, mesmo que desconhecida em certos momentos. Vê a forma como cada um se liberta dessa fardo e se abre para o novo, para o desconhecido foi fantástico. Percebemos mais uma vez, o poder de transformação que o amor carrega. É indescritível quando encontramos no outro a força  que buscamos para causar a mudança desejada. É exatamente como o nascimento de uma flor, como um despertar de um lírio.
"As estrelas sempre me disseram que os lírios, ou melhor, que seria você [...] quem despertaria o meu coração. p.372
Um livro sensível e intenso. Com mudanças e transformações. Com sorrisos e lágrimas. Conflitos e paz.  É uma mescla de amor e ódio. É uma quebra de tabus atemporal. Uma leitura que nos mostra que não é por estarmos "confortáveis" que estamos realmente felizes. O medo de mudar só atrasa nossa felicidade inteiriça e completa. Recomendo o livro pra aqueles que já gostam de romance de época e também para aqueles que querem se aventurar em uma história cuja trama é bem elaborada. Beijos e até breve.
"Há alguma coisa nas cores que me fascina. Elas são ricas como as pessoas na minha opinião." p.308

14 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Esse parece ser exatamente o tipo de romance que eu amo. O casal se apaixona aos poucos, se tornando amigos primeiro. Além disso, ainda fiquei curiosa com o passado de Simon, devido a este mistério em torno da esposa dela.
    Gostei da sua resenha e, mesmo não tendo lido nada da Babi A. Sette ainda, acho que vou gostar deste livro. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Ainda não li nada da autora, mas tenho MUITA curiosidade e vontade.
    E por falar em vontade...depois de ler a sua resenha, fiquei mais ansiosa em ler as obras da Babi, esse parece ser um livro que fica marcado no coração do leitor.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Gente que capa é essa... Já quero... mas pra ser bem sincera... fico na capa, tendo em vista que a história em si não me chamou a atenção nesse momento. Acho que é por se tratar de romance de época, gênero esse que estou meio que fugindo, por não ser algo que quero ler no momento!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Eu como fã de romance de época, estou em falta ainda por não ter lido Babi. Espero super mudar isso em breve, porque todos falam super bem das obras delas, assim como você falou aqui. A expectativa só aumente. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Estou bem curiosa em ver a perspectiva de Lilian nessa sociedade. Fiquei espantada em ver que sua honra será colocada em cheque, já que no livro "A Promessa da Rosa" ela era o recato e tudo o que é certo para sociedade, apesar do drama familiar que passou. Espero conferir em breve.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Que bom que gostou do livro! A premissa dele é bem interessante, e espero que vc goste da sequência!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu não sou fã de romances de época, com exceção dos livros da Babi! XD Ela escreve muito bem, tem uma narrativa quase poética, que te enlaça e faz você torcer por todos os personagens. Ainda não li o Despertar, mas deve ser tão sublime quanto os demais da autora.

    ResponderExcluir
  8. Ah, eu adoro romances de época! Faz um tempo que não leio esse gênero. Esse parece ser muito lindo e agradável.
    A capa é linda.

    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  9. Olá tudo bem?
    Já queria ler esse livro antes, só pela capa, mas saber que é um romance de época e que é o primeiro que você lê e mesmo assim se apaixonou me deixou louca de vontade de conhecer a obra! Adorei os pontos que você destacou do livro e com certeza acredito que ele irá me agradar tanto quanto foi com você. Espero ler em breve.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem???
    Estou lendo este livro atualmente e estou adorando demais... com exceção de Senhorita Autora, já li os livros lançados pela Babi. Adoro a maneira como ela desenvolve bem seus personagens e sou apaixonada por seus romances de época... que bom que você gostou... fico imensamente feliz, porque também estou amando. Xero!

    ResponderExcluir
  11. Italo, que capa mais linda, aliás, todas as capas dos livros da Babi são top.
    Adorei a sua resenha que me apresentou a este romance de época que encantou você e certamente vai me deixar mais que apaixonada, pois adoro romance de época. Quero conhecer a mulher forte e o devasso e ver no que este encontro vai dar.
    Ah! Amei o que você escreveu “não por estarmos confortáveis que estamos felizes.” Isso é um fato inegável e descobrir isso pode amedrontar no começo, mas para ser feliz é preciso se atirar, arriscar, etc...

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  12. Italo, que capa mais linda, aliás, todas as capas dos livros da Babi são top.
    Adorei a sua resenha que me apresentou a este romance de época que encantou você e certamente vai me deixar mais que apaixonada, pois adoro romance de época. Quero conhecer a mulher forte e o devasso e ver no que este encontro vai dar.
    Ah! Amei o que você escreveu “não por estarmos confortáveis que estamos felizes.” Isso é um fato inegável e descobrir isso pode amedrontar no começo, mas para ser feliz é preciso se atirar, arriscar, etc...

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Já li incontáveis romances de época e eles são, em sua maioria, divertidos e calientes. É uma mistura boa.
    Vou deixar anotada a dica para a posteridade, pois minha cota de romance já deu por hora rs
    Parabéns pela resenha, ficou linda. As fotos ficaram muito boas e os quotes selecionados me fez querer ler a obra.
    Abs ^^

    ResponderExcluir
  14. Sou apaixonada por romances de época e os da Babi então são maravilhosos,fico feliz que gostou, ainda não li esse mas será um dos próximos da minha lista. Bjs

    ResponderExcluir