RESENHA|| AJUSTES DE CONTAS



Título: Ajuste de Contas| Autor: Wallery Giscar Desten| Editora: Giostri Ano: 2017| Páginas: 80

        Avaliação: 
Onde comprar: Amazon

Justino é um experiente pistoleiro contratado para um “serviço” em Parnaíba – PI. Já nos preparativos para a execução do contrato de morte, o matador desconfia de que é vítima de uma suposta emboscada que se reverte na elucidação de uma injustiça do passado e no feliz acaso da descoberta da filha, de existência jamais imaginada. Descobrindo-a, vai ao encontro da grande paixão de sua vida, Lindalva, a quem no passado abandonara para seguir a vida da “pistolagem”. Uma história de vingança, amor, surpresas e traições, penetrando nos meandros da vida dessa figura tão sombria e emblemática do nosso imaginário e que desperta ao mesmo tempo curiosidade e mistério: o pistoleiro.


Uma narrativa curta, que nos faz pensar na frieza e ganância do ser humano. Justino é um pistoleiro. Um dos melhores da região. Após mais um "serviço" bem executado, ele decide passar um tempo sozinho, sumir um pouco, porém tem seu descanso interrompido quando Pedro Gusmão o encontra (por telefone) dizendo que precisa dos seus "serviços". Esse homem já fora um pistoleiro, mas com o passar dos anos perdeu o vigor e a pontaria, agora ele apenas agencia os "serviços".

Pedro marca para os dois se encontrarem, e dessa forma ele possa passar as demais coordenadas para Justino. Ao chegar no lugar marcado e receber as diretrizes do trabalho, Justino logo desconfia: quem mandaria metade do dinheiro sem saber qual seria o valor cobrado? E porque o mandante teria tantas regras a serem seguidas? Ele pensou em tudo isto e guardou pra si. Até que decide ir um dia antes do combinado para Parnaíba, local onde aconteceria o serviço, pra dar uma sondada na região e descobrir alguma coisa.

Por outro lado, temos Ítalo que trama uma vingança contra o assassino do seu pai: o pistoleiro Justino. Ele planeja matá-lo e para isso finge ter um trabalho pra ele afim de atraí-lo à outra cidade na qual enfim ele poderá consumar sua vingança. Ele não esperava que sua vítima fosse tão esperto. Justino logo descobre que está sendo enganado e se prepara para pegar seu o "caçador".

As histórias desses dois personagens se entrelaçam em um terrível passado. Mentiras que poderão condenar um entre os dois. Duras lembranças precisam ser enfrentadas. Frutos de escolhas passadas que precisam ser colhidos.
"Um turbilhão de dúvidas inundou sua mente, tentou esquecer o assunto e dormir. No outro dia pela manhã, viajaria par Parnaíba e resolveria aquelas incertezas." (p.45)

Sabe aquela leitura rápida e satisfatória?! Ajuste de Contas é exatamente este tipo de leitura! Isto porque Justino é a prova viva de que escolhas erradas ou certas, trazem consequências compatíveis com o que escolhemos no passado.

Existe uma cena que me chamou bastante atenção: ele entre no quarto da pensão no qual está hospedado e uma garota de 11 anos vai se oferecer para um programa. Mesmo na condição de pistoleiro e, de ter aberto mão de coisas extremamente importantes para ele, Justino ainda "julga" o ato da menina. E isso me fez pensar em o quanto nós podemos ser hipócritas e mesquinhos diante das situações. Às vezes estando em uma condição pior ainda julgamos os atos do outro, só para nos sentirmos superiores (não que esse seja o caso de Justino).

Justino é um personagem plano, e percebemos durante a narrativa que em inúmeros momentos, ele sente falta da sua vida simples de antes, mas não vê uma saída "daquele mundo", o que nos leva a outra reflexão. Quantos não se arrependem de alguma escolha não bem sucedida do passado que acarretou em consequências negativas? Infelizmente nós, assim como Justino, estamos sujeitos a escolhas erradas e de fins trágicos.

Com um desfecho não tradicional e muito real, Ajuste de Contas é uma novela policial cheia de surpresas que nos leva a pensar sobre importância de escolhermos bem, de escolhermos certo. Super recomendo para aqueles que gostam de uma leitura mais rápida e que curtem o gênero policial.
"E a justiça, está parece que tem mesmo os olhos fechados quando se trata de algum ilícito cometido por alguém que tem poder." (p.69)

37 comentários:

  1. Uau! Amei sua resenha...Estou terminando esse livro gostei muito...Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Realmente é uma leitura muito boa!! Beijos!

      Excluir
  2. Ola
    Não conhecia o título, mas parece ser interessante, mesmo porque é um gênero que chama muito a minha atenção e gostei de poder conferir os elementos que você comentou. Por falar nisso, adorei suas impressões e realmente gostaria de poder ler também. Legal saber que é uma leitura rápida e que consegue satisfazer o leitor. Obrigada pela dica!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem?
    Eu realmente não conhecia esse livro e quem sabe seria uma ótima pedida, fico feliz que tenha trazido a resenha para nós e fiquei bem curiosa com o desfecho para saber quem é o matador.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adorei sua resenha.
    Não conhecia essa obra, nem autor. Achei bom o livro apesar de leitura rápida ser satisfatório e ainda sim ter um enredo que gera um certo mistério.
    Vou anotar essa dica pra ler futuramente.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Confesso que não conhecia o autor e nem a obra, mas sei que os livros da Giostri tem a probabilidade de serem bons. Fiquei bem contente em conferir as suas resenhas, achei muito curioso a premissa da obra e farei a leitura assim que surgir uma oportunidade! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia o livro e achei a premissa interessante,acho que pode ser uma leitura rápida(como vocÊ falou) mas não sei se me agradaria. Vi algumas coisas que poderiam me incomodar mas tenho que ler para descobrir.

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Não conhecia o livro, porém a editora já tem fama pela qualidade das obras. Eu gostei do enredo, a forma como como os personagens se encontram, pela vingança e pelo dinheiro, quero saber o desfecho. A capa também é linda.

    ResponderExcluir
  8. Olá Wesley, tudo bem?

    Cara, eu não conhecia o livro, contudo tenho visto que a editora tem publicado obras de qualidade. Eu adorei a sua resenha e o livro me deixou intrigado, gostei do enredo e fiquei curioso com o desfecho. Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Ola!
    Não conhecia o livro, mas o enredo muito me interessou. Eu gosto de histórias com o pé no regional nos remete a um tempo onde não havia leis e esse papo de vingança me deixou com muita vontade de conhecer toda a história.
    Parabéns pela resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oieee, curto bastante esse tipo de leitura, e esse livro eu não conhecia mas Me interessou sim, acho que principalmente esse detalhe de cruzamento de história, que bom que foi uma leitura satisfatória pra você e espero que seja para mim também hahahha

    ResponderExcluir
  11. Adorei essa resenha, ela está maravilhosa, do tipo que desperta o interesse no leitor. Confesso que desconhecia a obra, também o autor e a editora, porém a premissa do livro é muito boa. Já adicionei na minha lista de desejados e irei procurar saber mais sobre a Giostri. Parabéns pela postagem, está ótima! Beijos :*

    www.paginasincriveis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi. :)
    Me parece ser uma estória incrível, que envolve vários sentimentos.
    Achei super legal a premissa e leria sim. Tendo romance, me parece sempre uma boa escolha.
    Ótima resenha.
    Blog As Meninas Que Leem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Oiee!

    Adoro esse tipo de leitura, ainda não conhecia esse título e a editora confesso mas fiquei bem curiosa após as suas impressões, agora quero muito ler!

    Ótima resenha!!

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  14. Menino, adorei essa resenha e esse livro. O tema é bem instigante, né. Traz várias discussões. Vou pôr na lista de leitura para mais tarde. Gosto muito de enredo bem amarrados.

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Opa, leitura envolvente, e ainda com um desfecho nada tradicional, é o livro que quero!
    Ainda não conhecia esse título, mas fiquei bem interessada nesse livro, pois depois dessa dica, preciso conferir o livro para ontem.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Lendo sua resenha me peguei cantarolando "Faroeste Caboclo" do Legião urbana. Talvez a premissa me fez recordar um pouco da trama que a musica nos apresenta. Mas, ficou apenas nas lembras, visto que percebi que são historias completamente diferentes. E cada uma tem algo impactante pra nos apresentar.
    Adorei a dica
    Nizete
    Cia do leitor

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Ainda não conhecia essa obra e nem o autor, mas o enredo é bastante original.
    Confesso que não é uma leitura que me atraia muito, pois não é um gênero que estou acostumada a ler. No entanto, gostei bastante da sua resenha e fiquei feliz de ver que você gostou da leitura. Então, vou deixar a dica anotada. Quem sabe quando eu estiver procurando um livro para me tirar da minha zona de conforto, eu aproveito e leio este né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Ainda não conhecia o livro e fiquei bem curiosa com essa trama, ainda mais com esse final que você falou que é pouco real. Gente, quero muito ler isso.
    Super curti as fotos que você postou, me deu vontade de ter os livro em mãos.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Uma ótima resenha, aguça a curiosidade, e deixa em evidência as nossas escolhas e suas consequências, boa dica

    ResponderExcluir
  20. Li uma resenha dele esses dias e fiquei super curiosa. A sua hoje me trouxe detalhes a mais para compreender melhor o enredo da história. Justino com certeza é um personagem que gostaria de conhecer que, apesar de sua vida errada e violenta, parece guardar indícios de escrúpulos em sua personalidade.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o livro e achei a trama interessante e diferenciada, mas seu tamanho me deixa ressabiada. Tamanho não é documento, mas às vezes atrapalha o desenvolvimento, por isso tenho um pé atrás com livros mais enxutinhos.
    Gostei de saber que o final é real, gosto de livros assim, não curto nada fantasioso demais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá Ítalo, esse livro parece ser bem emocionante com varias reviravoltas apesar de suas poucas páginas *-* Espero ter a chance de lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e confesso que não é o tipo de história que costumo ler, por essa razão não fiquei muito animada com a dica, sabe? Mas achei interessante a premissa e gostei de ser uma narrativa curta que nos faz pensar sobre a ganância do ser humano. Enfim, gostei bastante de saber um pouco mais sobre essa obra e apesar de não ser do gênero que eu gosto, vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  24. Bela resenha. Sincera e honesta. Mas não é um tipo de livro que me chama a atenção quem sabe na próxima. Obrigada pela dica.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  25. Oie! Tudo bem?

    Eu não conhecia o livro, de cara ele não havia chamando minha atenção, mas depois da sua resenha, já o coloquei na minha lista de desejados, e espero conseguir realizar a leitura dele logo, tem tudo para se tornar uma leitura muito agradecível, ainda mais eu que amo um bom suspense!kkkk

    BJss

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Bem meu estilo essa trama intrigante. Policiais com finais perturbadores já entram direto na minha wish list. Fiquei curiosa para saber como tanto enredo cabe em 80 páginas.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas, pelo título, já fiquei intrigada com a leitura. Achei um ponto muito positivo esse trabalho feito com relação à ganância do homem, que é sempre muito presente e ditador de regras, não é?
    Vou anotar a dica e espero ter a oportunidade de ler esse livro em breve.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  28. Oi Wesley, tudo bem?
    Essa é a segunda resenha que leio do livro elogiando. Você disse algo na resenha que é verdade, quem de nós nunca fez uma escolha errada que trouxe consequências ruins e mudou tudo??? Quem não voltaria atrás se pudesse??? Embora os dois estejam errados, pois um está disposto a matar por vingança e o outro é um assassino profissional, acho que o que irá levar um diante do outro, de certa forma irá trazer reflexões. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi
    Gosto muito do gênero policial, ainda mais quando levanta questionamentos importantes sobre os seres humanos.
    Se tiver oportunidade, lerei!
    Bjus

    ResponderExcluir
  30. Oie
    gostei do titulo, do enredo e tudo mais e espero poder tentar ler em breve pois gosto muito do gênero e quem sabe eu arrisque quando tiver oportunidade

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi!
    Não conhecia esse livro, mas a premissa parece bem interessante! ~e o final nada tradicional também me deixou super curiosa! Vou super anotar a dica! Bjus!

    ResponderExcluir
  32. OiE, Tudo bem? Nunca tinha visto esse livro mas achei a história bem bacana. Acho que a reflexão que vc deixou é super válida a respeito de escolhas erradas e do quanto só conseguimos enxergar os erros dos outros e não olhamos pro nosso próprio umbigo. Com relação ao desfecho confesso que fiquei curiosa, já to aqui pensando se esse pistoleiro aposentado não armou uma cilada pro Justiino... Só vou saber lendo né? hahaha Bjossss

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  33. Oi.
    Quando li o título do livro, me lembrei de alguns filmes que passa no SBT kkkk. Ainda não o conhecia, mas infelizmente não faz muito meu estilo. Vou deixar passar a dica dessa vez.

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    Eu não conhecia o livro, mas ele me interessou bastante. As escolhas que fazemos agora são importantes para o nosso futuro, assim como as de Justino, no entanto, as escolhas que ele fez não foram favoráveis e muitas vezes achamos não ter como voltar atrás. Parece ser uma leitura bem interessante, principalmente para descobrir quais os motivos que o levaram a se tornar um pistoleiro.
    Anotei a dica,
    Beijos!

    ResponderExcluir
  35. O livro não chamou muito minha atenção... Primeiro por ser bem curtinho, e por eu ter problemas de envolvimento com narrativas curtas; e segundo porque policial não é um gênero que me atrai muito. Mas que bom que pra você foi uma leitura rápida e satisfatória.

    ResponderExcluir
  36. Oi oi querida,
    eu amei a resenha o livro tem uma premissa maravilhosa. Mas não leria esse livro no momento. Vou ficar acompanhando esse autor, pra ver se encontro outras resenhas. Não me animou muito esse enredo, entende?!

    P.S Amei as fotos...

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir

® Faces em Livros | Layout por A Design - Ilustração por Graciele Paiva