RESENHA|| PROSPECTO


Título: Prospecto| Autora: Tatiane Rodrigues| Editora: Arwen 
Ano: 2016| Páginas: 260
Avaliação: 
O impossível é só o começo.
Daiane Campbell é uma garota apaixonada por livros e sonha com o dia em que possa encantar pessoas com suas histórias. O que não esperava era que fosse viver sua própria aventura irreal. Em meio à monotonia da cidade, descobre pertencer ao mundo dos Guardiões, pessoas que têm a missão de proteger o Tempo e abençoadas com dons excepcionais. Quando Michael Jones, um antigo Guardião, ameaça a estrutura desse mundo, Daiane terá que decidir a qual lugar pertence: aos Guardiões ou à vida real. Em meio à guerra, amores e contradições virão à tona e o impossível se torna a única chance de salvar a todos. A palavra Prospecto pode ser tudo o que precisam para vencer, mas também pode levá-los à morte.
"Passado, presente e futuro. O segundo que vivenciamos agora é o presente; daqui um minuto será passado e os próximos minutos serão nosso futuro. Acredita que isso é verdade?"

Sempre que leio um livro de fantasia que mexe ou trabalha com o tempo, nunca vou esquecer de vários autores e obras clássicas que tratam sobre o buraco de minhoca, realidade paralela como também o perigo de mexer com o passado, como vemos nos últimos livros de HP. Algo é certo, cada autor trata um ponto especifico da temática e dá um toque exclusivo a sua obra. Foi exatamente o que aconteceu quando li Prospecto, uma leitura completamente diferente de tudo que já li sobre fantasias, realidade paralela.

No enredo conhecemos Daiane, nossa protagonista. Uma garota básica, estudiosa, sociável e sonhadora. Mesmo levando uma vidinha simples, ela nem imaginava o que estava prestes a acontecer consigo mesma.

Certa vez, quando a garota foi a uma excursão na escola, ela entrou em um local esquisito e havia uma bola de Cristal misteriosa. Ao tocá-la ela é tragada para uma realidade paralela e vivencia fragmentos de um passado (é mistério isso-risos). Ao retornar, muito enjoada e tonta, todos ficam preocupados com a pobre menina. Ela resolve então contar tudo o que havia lhe acontecido e isso deixa todos céticos! Ah, vai saber se ela não estava mentindo ou querendo chamar atenção não é?!-não ela não estava.

Calma, porque isso é apenas o inicio, pois um aluno misterioso de nome Jack revela para Daiane que tudo que ela viveu é verdade. Que existe guardiões do tempo, realidade paralela como também pessoas que querem destruir linhas temporais, para quem sabe mudar para sempre o futuro. Sem acreditar, lógico!, a menina passa alguns minutos tentando digerir tudo o que Jack lhe contara. Mas ele não disse tudo. Ao ser questionado qual seria sua participação nisso ela fica sem acreditar. Daiane é escolhida para enfrentar e seguir um destino muito maior do que imaginava. Proteger aqueles que amava, proteger o tempo e o futuro da humanidade. Sua responsabilidade maior era acreditar e aceitar o seu destino.

A partir desse ponto, nós mergulhamos na vida de Daiane, seus aprendizados e vemos com os olhos dela o quão é difícil escolher algo incerto: Ser guardiã. Ela sabia que não poderia abandonar os seus, mas que era ruim abdicar de si mesma em prol dos outros. Qual o caminho certo a ser seguido? Será que ela consegue aceitar o destino?

Enquanto essas dúvidas a consomem, o inimigos dos guardiões tentam fazer de tudo para controlar o tempo (quem não queria controlar o Khronos-risos). Os acontecimentos passam rápido, afinal os guardiões precisam proteger o tempo para que não caia em mãos erradas. Isto pode custar vidas, pode ferir ou até mesmo despertar sentimentos inimagináveis. 

"- O tempo - continuou. - É um elemento importantíssimo em nosso dia-a-dia. Aprendemos a calculá-lo com relógios e temê-los como humanos. Quem nunca temeu seu futuro ou tentou esquecer o passado? Quem nunca quis mudar algo que fez? Muitas e muitas pessoas já tentaram mudá-lo. Só que não podem. O Tempo é inalterável e tão valioso, que há Guardiões que o protegem."
Foram estes sentimentos que me fizeram entender o porquê amo fantasia. Sou apaixonada por tudo aquilo que é incompreensível aos olhos humanos, e que tem um pouco de verdade. O espaço-tempo tem sido estudado a anos pelos cientistas, e pouco se tem respostas sobre outras dimensões. A prova que temos é que existem outras galáxias, que as estrelas quando morrem formam buracos negros e carregam tudo a sua volta, mas ninguém sabe para onde. Isso é muito massa!

É um livro que trata também sobre amizade, escolhas e principalmente superação, pois tudo que Daiane vive e tenta aceitar não é fácil. Digerir tudo em pouco tempo, passar por aprendizados e fazer escolhas que mexem com vidas é complicado. Uma menina que no início era tão insegura torna-se uma personagem tão forte ao ponto de ir até os confins do universo e realidades paralelas por aqueles que ama. É muito lindo! O seu crescimento é perceptível por toda a história. Não é exagero dizer que ela merecia uma homenagem e grande por ser mulher e guerreira.

Os personagens secundários são pontos chaves na vida de Daiane, a exemplo Jack, que a todo momento está ao lado dela para ensinar o que precisa. Cada um é diferente a seu modo e compila para um desfecho único que nos dá brecha para uma continuação. Podem roer as unhas, porque o segundo livro está a caminho!

A escrita da Tatiane é objetiva, sem arrodeios. Os diálogos são curtos, o que torna a leitura mais rápida e nenhum pouco cansativa. Cada ambiente criado, cada ponto dos elementos da narração foram elaborados para a Daiane e sua história. Eles se encaixam perfeitamente e não deixam buracos ao decorrer da leitura. O clímax está impecável. Como leitora pulei da cadeira (obvio) para saber o qual seria o destino daquela criatura (OMG). As fortes descrições tornam o complô de Prospecto ainda mais rico! É um luxo termos autores tao criativos.

Eu queria sim o livro, mas eu me conformo com o e-book! As fotos que vi da obra e de toda diagramação em outros sites deixam o enredo perfeito. A capa e os tons escolhidos para ela levam qualquer leitor ao delírio. 
"Sempre acreditava que tudo ficaria bem. Por mais que o pessimismo ameaçasse invadir suas entranhas e consumi-la, esforçava-se para lembrar-se de que o bem sempre prevalecia no final das contas."
A Editora Arwen está de parabéns quanto a revisão e o cuidado meticuloso com as margens das páginas, sua localização, escolha da fonte, folha. Sei que a autora tem o dedo nisso também, mas a escolha de uma boa editora faz a diferença. Tenho visto um querer cada vez menor em se preocupar com questões de revisão, mas isso faz a diferença na hora da leitura, e de fato é um livro muito bem elaborado como um todo.

Em alguns momentos, cheguei a comparar a obra com um filme que assisti recentemente: Doctor Stranger. Algumas cenas compilam bem com o que se passa no filme em termos de realidade paralela, guardiões do tempo. Se você assistiu ao filme e curtiu, pode ter certeza que vai amar Prospecto. Além disso o enredo mescla um pouco de romance e outras sub-temáticas.

Aos fãs de fantasia é uma leitura emocionante e motivadora. Agradeço a autora pela confiança e por me permitir conhecer uma obra tão rica.
"Se eles foram escolhidos para ganhar dons do Tempo, também foram elegidos para suportar os perigos que apareceriam. Nenhuma bênção viria sem implicações ou desafios."


15 comentários:

  1. O Faces em Livros sempre será um dos blogs mais queridos para mim. Muito obrigada por acreditarem em Prospecto e darem uma chance à história. Essa resenha fez com que meus olhos lacrimejassem de emoção. Que resenha maravilhosa! Obrigada, obrigada por tudo! Espero que venham muitas parcerias pela frente <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tati, eu fiquei apaixonada com sua escrita e com o enredo que você conseguiu elaborar! Sou apaixonada por essa temática e me surpreendi com o modo que você desencadeou os fatos.

      Excluir
  2. Ahhh meu deus! Acho a concepção de tempo genial. E personagens que manipulam o tempo são igualmente interessantes! Essa mania que a gente tem de fatiar nossa vida em anos, meses, dias, horas... Quando na verdade é tudo tão relativo, parece não ter sentido. Mas nos dá uma falsa sensação de controle.
    Enfim, não tem como esse livro ser ruim. Rs
    Já quero.
    Bjsss
    Luana
    www.umasegundaopiniao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Lu. A concepção de tempo e espaço é algo que me chama atenção e me traz para dentro do livro. Foi o que aconteceu com ele. Acredito que seja uma leitura que vai te agradar e muito. E, se fizer resenha dele não deixe de me contatar.
      Beijos, Amanda!

      Excluir
  3. Tenho visto as divulgações desse livro e a trama parece se desenvolver bem rapidamente e a leitura parece ser fluída. Não me interessei muito mas acho que se eu lesse até que poderia gostar.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu sou apaixonada por fantasia e lendo a sua resenha me vi muito interessada no livro!! Espero ter a oportunidade de lê-lo! Parabéns a autora!
    Beijos.
    Meu Livro Fantástico | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Isa! também amo fantasia mulher, sem dúvidas é uma obra que merece ser lida e relida!
      Beijinhos e nos visite mais.

      Excluir
  5. Olá!
    Gosto de fantasia, mas acabo demorando um pouco pra terminar a leitura, sempre tem tantos detalhes. Fiquei bastante animada com essa sinopse e todo esse misto de passado, presente e futuro se misturando.
    Fiquei com vontade de conhecer mais dessa obra que até então não conhecia.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece comigo também Camila! Em algumas leituras eu demoro mais, porque é um gênero que possui muitos detalhes e precisamos captá-los com todo o cuidado. É uma obra que vale a pena, pois mexe com o tempo.

      Excluir
  6. Que capa linda! Também sou fã de fantasia e de realidades paralelas e faz tempo que não me aventuro em uma leitura assim. Adorei saber que é uma leitura que flui bem, então a dica está anotada. Vou ler assim que tiver a oportunidade.
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  7. Coitada, foi narrar o ocorrido e é tida como ‘louca’, às vezes, isso acontece mesmo, pessoas céticas não conseguem ouvir. Também sou apaixonada pelo ‘incompreensível’, por essa razão, gosto de livros de Fantasia, acho que eles trazem traços da psique que são marginalizados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo Lilian! Temas que fogem da compreensão humana e torna a opinião mais difícil de ser fundamentada me atrai!

      Excluir
  8. Olá Amanda, tudo bem?

    É a primeira vez que tenho contato com a obra Prospecto, é uma novidade para mim. O livro parece ser bem legal, tem uma premissa interessante. Gosto de obras de fantasia e realidade alternativa, por isso me interessei pelo livro. Gostei da sua resenha, dica anotada!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Que legal! Ainda há pouco, vi a resenha de um outro livro que tratava desse tema de viagem no tempo, que por sinal, gosto muito!
    É um tipo de obra em que se tem que tomar muito cuidado para não deixar pontas soltas e eu admiro muito quem consegue criar isso, devido às muitas reviravoltas!
    Não conhecia a obra, mas com certeza vou anotar no Skoob.
    A única coisa que me incomoda um pouquinho é ter autores nacionais utilizando nomes estrangeiros, mas não é algo que me faria desistir de ler.

    Gostei da resenha! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Amanda ^^
    Desde que Prospecto foi lançado me vi desejando essa obra primeiramente por conta da capa fantástica e segundo pelo enredo que é de tirar o fôlego para os amantes de fantasia, eu sou um leitor que ama fantasia e ver uma escritora nacional explorando esse gênero é lindo e empolgante!
    Só de saber que ele pode ter alguma referência no estilo de Doutor Estranho já me deixa ainda mais empolgado para ter essa leitura!
    Fico muito feliz da editora ter apostado na revisão pois sem ela qualquer enredo pode se tornar chato e decepcionante. Editora tem que estar sintonizada com seus autores.
    Graças por não ter furos no enredo pois isso é algo incomodo que me desanima.
    Mal vejo a hora de ler Prospecto e tirar minhas conclusões.
    Obrigado por essa resenha e incentivo a literatura nacional, Amanda. ^^
    Bjs

    ResponderExcluir

® Faces em Livros | Layout por A Design - Ilustração por Graciele Paiva