RESENHA II ALÉM DA AMIZADE




Título: Além da amizade| Autora: Clara Alves| Editora: Independente
              Ano: 2016| Páginas:288

  Avaliação: 
    Onde comprar Físico Amazon
Aquele poderia ser um dia como outro qualquer – mas, tão inusitado quanto uma frente fria no verão carioca, aquele sábado estava longe de ser banal. É por causa do seu rumo inesperado que Anna Schwartz se vê entrar em uma nova (e não tão boa) fase de sua vida adolescente. Dentre tantas mudanças, porém, seus novos sentimentos pelo melhor amigo podem estar no topo da lista de problemas. No meio do caos que sua vida se tornou, Anna descobre, da pior maneira possível, que as escolhas certas raramente são as mais fáceis de serem feitas.
Além da amizade é um young adult muito gostoso de se ler. O enredo se passa, basicamente, em um ambiente escolar na cidade do Rio de Janeiro, onde Anna convive com seu irmão Douglas, sua melhor amiga Julie, seu namorado David e seu melhor amigo (e irmão do seu namorado) Nathan. Todos eles estão na melhor fase da vida: a adolescência. Descobrindo sentimentos, sentindo emoções, criando aventuras.

Certo dia, as coisas mudaram e a vida deu uma sacudida na Anna. Ao chegar na casa do namorado ,ela o pega a traindo com outra garota. A traição é dolorosa e apesar de sentir que não amava o namorado o suficiente, a sensação de decepção é grande e, ela encontra nos amigos e no irmão o apoio que precisa para seguir em frente.
"Nunca houve um momento, em toda a minha vida, em que eu tivesse me sentindo tão mal quanto naquela hora. Era uma tristeza diferente: não era mágoa, era decepção."
Como se isso não fosse suficiente, Anna descobre que a situação entre os seus pais não está as mil maravilhas, e para completar ela começa enxergar o Nathan de outras formas. Aquele que sempre foi seu porto seguro, o cara mais lindo da cidade a seus olhos, passa a ser também aquele capaz de fazer seu coração acelerar.
 
"Às vezes passamos a vida inteira sem notar que a pessoa que vai nos fazer feliz está bem do nosso lado."
As coisas vão ficando cada vez piores na vida da Nina, pois os seus pais decidem se divorciar. Ela e Nathan tem uma briga feia e acabam se afastando. Ela percebe então que aconteceu o que ela mais temia: perdeu a amizade do seu melhor amigo.

Nesse tempo surge Gustavo, um garoto novo na escola que além da beleza possui um carisma envolvente e chama a atenção dela. Dividida entre os seus sentimentos por Gustavo e o ciúme que sente de Nathan, a jovem começa a perceber que talvez o amor que sente pelo Nathan não seja amor de amigo. Nem passageiro. Antes que toda essa bagunça tenha conserto para Nina e para os que a rodeia, ela vai ter que lutar para recuperar seus amigos, o carinho dos seus pais e decidir quem realmente ela ama.
"Não dá pra gente acreditar que nunca vai ser decepcionado ou decepcionar alguém. Faz parte da vida. E viver com medo disso... É praticamente ter medo de viver e ser feliz, né?"
Me identifiquei muito com a personagem, em alguns momentos, em especial quando ela descobre a traição. Acredito que trair não é uma questão de escolha, mas sim de caráter. Você pode sim se apaixonar por outra pessoa, mas em minha opinião, você precisa ser decente o suficiente para ser sincero e aberto, porque na traição o que mais machuca é a decepção que sentimos por alguém em quem tanto confiamos. Em outros achei a Nina bem chatinha, mas o que? Estamos falando de adolescentes. Por outro lado, a Nina me parecia bem madura e suas atitudes bem reais.

Além da amizade foi uma leitura fácil e fluida. Leve, ideal para quem está saindo de uma ressaca literária ou para quem quer apenas uma leitura suave para passar o tempo. Mas cuidado, nas entrelinhas a autora deixou algumas lições valiosas que te farão refletir bastante. Acredito que nunca fiz uma resenha com tantos quotes. Não foi por falta de conteúdo, isso eu garanto, foi pelo fato de tanta coisa linda esta escrita nessa história. Se você se sentiu atraído por esse YA sensível, mas repleto de drama e muito amor, eu recomendo: Leia. Essa é uma leitura que vale muito a pena.

"Os obstáculos existem, sim, mas é a tua força de vontade que determinará o final dessa história." 
SOBRE A AUTORA




Nascida em 1993, Clara Alves é carioca e apaixonada pela literatura desde que se entende por gente. Escreveu seu primeiro livro aos oito anos, mas foi só em 2008 – quando conheceu o mundo mágico dos fóruns de escrita do Orkut – que passou a levar o sonho mais a sério. Para ela, ser escritora vai além de uma simples profissão: é uma missão de vida.

30 comentários:

  1. Olá Fabi, tudo bem?

    Além da Amizade parece ser um livro de descobertas e superação, apesar de não ser meu gênero favorito e eu raramente ler obras Young Adult, esse parece ser um bom livro. Achei positivo o livro ser leve. Parece-me que você de fato gostou muito da leitura, isso é bom. Adorei a capa. Você está de parabéns pela resenha Fabi! Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivens, nossa obrigada.
      Um elogio desse vindo de você é maravilhoso.
      Obrigada pelo carinho <3
      Beijos

      Excluir
  2. Adorei sua resenha , adoro livros que passam no tempo escolar lembra meu tempo e esses quotes 😍. Conserteza vai pra lista 💙
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que capa linda!
    Eu não conhecia o livro mas já gostei bastante da premissa dele e me interessei pela leitura. Gostei da sua resenha e fiquei curiosa para conhecer mais sobre a história. A nina parece ser meio chata mesmo, pode até ser por causa da idade mas nem todo adolescente é, mas de qualquer forma eu fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, é verdade é uma leitura linda apensar da gente querer dar uns tapas na Nina as vezes, mas nada fora do normal kkk
      Beijos

      Excluir
  4. Fiquei encantada com sua resenha, me despertou o interesse total nesse livro.
    Não conhecia, mas a premissa é do tipo que adoro: adolescentes, escola, namoro, traição, melhor amigo gatinho... e por aí vai kkkk.
    Adorei!
    Obrigada pela visita no Blog As Meninas Que Lêem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lauri, tudo bem?
      Também adoro essa premissa e amei a história.
      Leia, você vai curtir.
      Beijos

      Excluir
  5. Esse é um livro adolescente interessante, me fez recordar aquela novela que nunca acaba da Globo, Malhação. Tenho uma visão distinta de ‘traição’ da sua, mas não vale o debate, pois o foco não é esse. A capa do livro ficou bonitinha.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Esse parece ser um livro bem adolescente, com dramas e acontecimentos típicos de livros do gênero e perfeito pra ser lido em uma tarde ociosa. Não faz muito o meu gosto ultimamente mas conheço pessoas que irão adorar a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei a sua resenha, mas ando um pouco enjoada desse gênero, sempre a mesma coisa sobre traições, colégios, namoradinhos. Acho que pelo bum que tivemos desse tipo de histórias e como já li muito não me chamou atenção.
    Mas adorei a capa, achei fofinha!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super entendo você Camila, mas me surpreendi muito com esse livro e acredito que você deveria dar uma oportunidade.
      Beijos

      Excluir
  8. Olá, eu estava curiosa para ver uma resenha desse livro pois vi alguns posts sobre ele no Instagram. É uma leitura que eu faria, pois curto esses dramas adolescentes (além de achar essa capa muito lindinha).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari, leia sim é muito fofo
      e a capa é uma beleza mesmo né? <3

      Excluir
  9. Que capa linda ♥
    Concordo que traição não é questão de escolha, mas de (falta de) caráter. O problema é que geralmente a pessoa que trai nem está apaixonada, ela faz isso por tédio ou sei lá o quê. Não entendo.
    Enfim, a trama é bem parecida com muitos outros livros que já vi por aí e apesar de gostar dessas leituras mais leves eu tô fugindo de protagonistas adolescentes e bobinhas

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Que resenha mais gostosa 😍 fiquei mega interessada no livro.
    Parabéns pela resenha, e pelos quotes tão fofos 😍

    ResponderExcluir
  11. hummm gostei de tudo capa, enredo leve, fácil, gostoso e com uma pegada na realidade já que faz refletir

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bom?
    Adorei essa capa! Já compraria por ela. Mas a sinopse também me conquistou! Parece ser um livro leve, fácil e gostoso. Do jeito que preciso para me tirar da ressaca literária. Adorei a sua resenha. Parabéns! Amei as quotes também.

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta, tudo bem sim e você?
      Leia sim é uma história fofa, vale muito a pena.
      Obrigada pelo carinho
      beijos

      Excluir
  13. Oi, tudo bem?
    Acho bem legal quando há essa identificação com a personagem!
    Não conhecia o livro, mas ele tem um enredo interessante e uma capa bem fofa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oii
    Já gostei porque a protagonista tem meu "nome" Nina! <3
    Achei o enredo um amorzinho, bem o tipo de leitura que eu gosto de fazer quando estou sem muito tempo. Parece ser uma leitura rápida e gostosa. <3

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Desconhecia a obra e achei a capa simplesmente linda! Meus olhos até brilharam rsrs
    A premissa é muito interessante e estou curiosa para saber como Anna conseguirá resolver todos os dilemas que vão aparecendo e se conseguirá a amizade de seus grandes companheiros de volta.
    Traição é uma atitude que envolve caráter e eu concordo com o que disse sobre.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  16. Olá Fabi, tudo bem?
    Adorei a capa! Em questão da traição que Anna sofre, super concordo com você! É uma questão de caráter e que não merece perdão.
    O livro parece ser bem legal, com certeza o leria, adoro o fato da leitura ser leve, é o que estou precisando.
    Beijos.
    Meu Livro Fantástico | Facebook

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Que capa mais fofa SOS <3 Adorei a premissa da história ainda mais por ser passar em território nacional <3 Gostei de saber que a escrita é fluída e leve, e com certeza será uma das minhas opções para sair de ressaca literária. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, tudo sim e você?
      Leia sim, você vai curtir muito
      Obrigada pelo carinho
      Beijos

      Excluir
  18. A proposta do livro é interessante. As descobertas da vida dos adolescentes são sempre cheias de dramas, pois eles sentem tudo intensamente. Fiquei sem intender se a protagonista se chama Nina ou Anna.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o nome dela é Anna, mas o Nathan a chama carinhosamente de Nina.

      Excluir
  19. Tô lendo o livro atualmente e é bem leve mesmo, mas o fator adolescência dá um drama na trama haha Tô curtindo a leitura.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,tudo bem?
      Nossa que incrível você estar lendo essa obra agora. Fico feliz que você está concordando com a minha opinião.
      Beijos

      Excluir
  20. Olá, que livro bacana, eu nem tinha visto nada sobre ele antes.

    Adorei a resenha e já anotei a dica.

    Abraços

    ResponderExcluir

® Faces em Livros | Layout por A Design - Ilustração por Graciele Paiva