RESENHA || MENTIRA PERFEITA


Resultado de imagem para mentira perfeita

Titulo: Mentira Perfeita| Autora: Carina Rissi| Editora: Verus
Páginas: 462 | Ano: 2016
 
Avaliação:   
Onde comprar: Saraiva| Amazon
Júlia não tem tempo para distrações. Ela é brilhante e sempre se esforça para ser a melhor naquilo que faz; por essa razão, sua vida pessoal acabou ficando de lado. Algo que sempre preocupou sua tia Berenice. Gravemente doente, a mulher teme que Júlia acabe completamente sozinha quando ela se for. Júlia faria qualquer coisa qualquer coisa mesmo! por tia Berê e, em seu desespero para agradar a única mãe que já conheceu, inventa um noivo enquanto torce por um milagre... E então o milagre acontece- Berenice se recupera e, assim que deixa o hospital, gasta todas as suas economias com o casamento dos sonhos para a sobrinha. Como Júlia pode contar a ela que mentiu, com a saúde da tia ainda tão frágil?



Publicado em 2016, Mentira Perfeita, o spin-off de Procura-se Um Marido (aqui), conquistou ainda mais os leitores pela escrita da Carina Rissi, (pelo menos a mim,) enriquecendo ainda mais a literatura nacional, que carece de mais publicidade, com suas histórias tão bem criadas e divertidas!

Algumas pessoas passam pela vida em um cor-de-rosa infinito, cheio de boas lembranças e histórias engraçadas que serão sucesso nas festas de fim de ano. Eu não era uma dessas pessoas. p.7

Júlia é uma funcionária da L&L, uma das empresas Lima, que trabalha como programadora no setor de TI. É uma mulher de 25 anos, de QI 140 (risos), esforçada, tímida e que dedica-se a que/quem está ao seu redor do que com si mesma. Logo, vive uma vida automática, batalhando para manter-se no terreno inseguro que é a sua vida, pois, a sua Tia, Berenice, -, a quem tem uma enorme afeição por criá-la desde que foi quase vendida por sua mãe que era viciada em crack, - sofre de uma doença que necessita de um transplante cardíaco.

O mundo de Júlia desaba: Dênis, seu melhor amigo, liga para avisar-lhe que a sua Tia está no hospital, muito mal e querendo falar com ela. Mas Júlia sabe que essa seria a última troca de palavras entre as duas. Assim, a garota ouve atentamente a senhora que é como uma mãe: Tia Berenice fala, preocupada, que não conseguiria deixar este mundo sabendo que Júlia estaria sozinha, sem um casamento, já que a Tia Berê, é uma romântica incurável, e das antigas.

Para acalmar a Tia, em seu leito de morte, Júlia faz a única coisa que lhe parece alcançável para deixar sua Tia feliz. Ela dá continuidade à mentira do amigo, Dênis, dizendo que sim, ela vai se casar, e que, até, já tem um noivo. No entanto, o que Júlia não esperava era que isso motivaria sua Tia a resistir a 3 paradas cardíacas e voltar a vida para aguentar mais um pouco por um transplante e um casamento.

A jovem mulher conhece Marcus, irmão de Max, que trabalha na Fundação Lima dando aula de informática para crianças. E, logo de imediato, a garota sente a atração por aquele jovem homem, e percebe também, pela sua aparência, o seu jeito mulherengo. Assim, Júlia estabelece que aquele não era o seu tipo: sorrisos fáceis, bonito, boa lábia, flertador e entre outras qualidades que tornavam Marcus irresistível.

No entanto, embora seja previsível que, dado aos fatos, Júlia vem a dar vida às suas mentiras com Marcus, a necessidade de um noivo não era o único interesse em "jogo", pois Marcus é quem lhe propõem o uso de um e de outro para a farsa, se Júlia fingisse ser sua cuidadora, já que ele é paraplégico, para poder ter uma vida de maior abertura, sem ter que dar satisfação à sua família  a todo momento, além de querer quebrar a dependência.

Dessa forma, tudo se embola! as mentiras ficam confusas, sentimentos surgem, temos uma abertura e participação dos casais do livro anterior (Procura-se um Marido), e um misto de suspense e ação em estranhos acontecimentos; momentos muito cômicos, assim como um romance lindo!

Às vezes você se sente tão sozinho que parece estar à deriva no meio do oceano. Nada à frente, nada atrás, nada em lugar nenhum exceto as ondas que quebram sobre você, ameaçando engoli-lo. Mas algumas vezes - raras vezes - um ponto negro surge no horizonte e vai crescendo até se tornar a silhueta de um barco, até uma mão se esticar em sua direção e você sair do inferno. Júlia era o meu barco, a mão estendida, o ponto negro no meu nada. Pág. 334


Mentira Perfeita é um New Adult com um romance ardente e bem humorado. O romance, entre Marcus e Júlia é sim-ples-men-te de dar borboletas no ventre! Os dois tem um magnetismo que transpassa o livro, você sente a atração, o amor, a ansiedade e a ânsia de querer, assim como a dor, da perda, da separação, da omissão e de amar. (Ok, isso foi muito água com açúcar, mas o romance é lindo!) Além do romance, o amor não está apenas entre ambos, mas também no carinho que Júlia tem por sua Tia e por Dênis nos mostrando suas relações, além de sua dedicação, assim como Marcus para com a sua família.

O que mexeu comigo, além do romance, do carinho e da importância que as pessoas que nós amamos tem em nossa vida, sobretudo para ultrapassar as dificuldade, foi a questão da deficiência de Marcus, que foi muito bem abordada e defendida por Carina, ao nos mostrar que suas limitações não são devido às suas condições, mas do julgamento dele, da sociedade e da conduta tomada por esta última, quando nos deparamos com a negligência na acessibilidade e nas necessidades de idosos e cadeirantes em nosso meio. (Quase me esqueço: o livro alterna entre a visão de Marcus e Júlia.)


22 comentários:

  1. Já li bastante Carina Rissi o, mas esse livro em especial eu achei desnecessário. Não sei, minha opinião. O livro não me cativou e não consegui ler nem até a metade! Mas fico feliz em saber que vc gostou da história. Eu nem posso opinar pq não acabei de ler, como disse, já li coisas bem melhores dela!

    ResponderExcluir
  2. Adorei poder conferir suas impressões a respeito de um livro tão especial, mas sou suspeita para comentar, já que admiro muito a escrita da autora. Acho ótimo o fato de ela desenvolver um ótimo romance, e também outras temáticas a serem compreendidas por mensagens bem importantes. Seu texto reflete bem minhas próprias impressões! beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, esse é o melhor livro da Carina e eu me envolvi com a história desde o primeiro momento. Como você bem pontuou na resenha, valorizar quem nós amamos, é pra mim o ponto alto da história.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivi.
      Até agora, este também é o meu favorito da autora!
      Beijos :*

      Excluir
  4. Oi, Cat!
    Amo os livros da Carina Rissi! Ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas estou tão empolgada!!! Ao invés de "borboletas no estômago", para mim seria "pontadas no coração". rsrs...
    A questão da deficiência de Marcus era o que permeava minha cabeça. Como a autora abordaria isso no livro? Fico muito feliz que ela tenha conseguido falar sobre o assunto de maneira satisfatória.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris!
      Também me encontro apaixonada pelos livros da autora!!
      A paraplegia de Marcus foi muito bem abordada e defendida de forma admirável!
      Beijos :*

      Excluir
  5. Oie! Tudo bem?

    Amo as capas dos livros dessa autora, mas nunca li nada dela e nem sei se irei ler, são livros que entram no meu radar como: queridos de todo mundo e se eu não gostar serei criticada. Por isso simplesmente por agora não irei realizar a leitura, quando talvez a poeira baixar dos livros dela, realizarei a leitura de algum deles!

    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Olá ♥
    Ainda não li nada da carina, minhas leitoras quase me matam por isso, mas já já vou resolver esse problema.
    A premissa dessa estória é muito boa, e realmente parece ser aquele romance que faz você sentir as borboletas no estomago. O fato da deficiência do personagem ser bem abordada me chama muita atenção. Amo um bom New Adult. Amei sua resenha, espero em breve poder fazer a leitura desse livro. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Aii esse livro, quero ter ele no formato físico para reler. Eu amei demais o Marcus, esse livro me atraiu mais que o primeiro, que nem li todo, vou dá uma chance só porque amei esse. Estou em uma vibe de ler livros com personagens com algum tipo de deficiência e amei a Carina ter feito isso, pois na literatura nacional ainda é difícil acha um autor, com tanta expressividade entre os jovens, escrevendo sobre isso.
    Não li nenhum dos outros dele e acho complicado algum superar esse em meu coração.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  8. Eu morreria e não saberia que esse livro é um New Adult.
    Vejo muitas pessoas elogiando a autora e esse livro parece bem divertido, assim como todos os outros.
    Fico muito feliz pelo reconhecimento que a Carina está ganhando representando nosso país lá fora, mas não sinto muita vontade de ler ainda :/



    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    como esse livro é fofo!
    Eu já tive a oportunidade de ler, e adorei a história.
    Confesso que todos os livros que já li da autora se tornaram os meus favoritos, e sempre estou indicados para todos.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oie...
    Adorei sua resenha, você mostrou tanta paixão pelo livro que desejei tê-lo em mãos para iniciar a leitura já!
    Gosto de enredos assim que mostram a importância das pessoas em nossas vidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilhoso!
      Espero que você se apaixone pela história assim como eu!
      Um livro que só tem a acrescentar!
      Beijos

      Excluir
  11. Nossa que história! O fato dele ser paraplégico me lembrou do livro como eu era antes de você, mas ao decorrer da leitura, pelas referências que você fez pude perceber que não tem nada a ver. É um romance com drama mas muita paixão, com uma pitada cômica e parece ser bem dinâmico e intenso, eu gostei com certeza vou ler bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?

    Adoro a Carina Rissi. Além de ela ser super atenciosa (fiquei horas esperando pelo seu autografo e ela fez questão de atender todo mundo na fila com um sorriso no rosto e sendo super simpática), a escrita dela é incrível. Eu li Procura-se um Marido e amei! É engraçado, romântico, dramático... Ou seja, ela consegue nos embalar em uma história maravilhosa. Quando vi que seria lançado Mentira Perfeita, já fiquei ansiosa para ler, mas acabei não embalando na leitura por ter criado grandes expectativas. Não gosto de ler um livro quando minhas expectativas estão altas, para não me decepcionar. Porém, não abandono a vontade de ler esse livro e, pela sua resenha, ele realmente deve ser muito bom!
    Adoro saber que ela trouxe um personagem paraplégico para conhecermos mais sobre seu cotidiano. Eu já havia lido livros com personagens nessas condições e acaba nos transmitindo todas as sensações do preconceito, a ignorância e as falácias. E ótimo para criar empatia e nos mostrar como realmente é, e não o que imaginamos.

    Mas enfim, obrigada pela dica ;)
    Abraços.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie tudo bem? li o livro e gostei bastante como todos da autora, porém achei que ficou um pouco extenso, e na opinião poderia ter sido menor, ficou um pouco enchimento de linguiça, mas nada que tire o brilho da trama.

    Bjs Jany
    http://www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Carina Rissi mora no meu coração, amo como ela consegue criar uma história com altos e baixos super divertida e ainda encontrar tempo pra tratar de assuntos sérios. Concordo plenamente sobre ela ter abordado maravilhosamente bem a questão da deficiência do Marcus. Adorei a resenha!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Não sabia que esse livro era um spin-off. Mas parece ser tão bom quanto.
    Concordo plenamente de que a literatura nacional deveria ter mais divulgações.
    Adoro a Carina Rissi e sua escrita maravilhosa.
    Mesmo não tendo lido, você falou tão bem sobre ela ter abordado a deficiência do Marcus, que fiquei com mais vontade ainda de ler.
    Ótima recomendação.

    ResponderExcluir
  16. Procura-se um marido é um dos meus livros preferidos da Carina, por isso, me interessei muito com o lançamento desse. Ameiiii esse livro!!!! A Carina é simplesmente demais!!!! Me apaixonei pelo Marcos e foi simplesmente demais ppoder ter contato com os personagens antigos tbm!!!!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nenhum livro da autora, embora veja que ela tem um séquito de fãs poderosíssimo!

    Não gosto de romances água com açúcar =/ Acho que por isso que nunca me coloquei a ler os livros da autora. Não costumo muito ler livros que sejam romance com romance só... Gosto de fantasia com romance, distopia com romance... Coisas assim.

    Mas é bom saber que o livro também aborda algo como deficiencia, é algo que raramente vemos na literatura de hoje - e, se tem, é bem secundário. Mas acho que o cenário está mudando, o que é ótimo.

    Ótima indicação, mas passo por enquanto!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Cat!

    Tudo bem? Eu nunca li nada da Carina Rissi, mas já conhecia tanto Perdida quanto Mentira Perfeita porque ambos os livros fazem bastante sucesso.

    Bom, eu sou uma pessoa de fases e em algumas delas fico completamente viciada em romances clichês ou água com açúcar e ele parece não tratar apenas do romance pois a deficiência pode trazer alguma carga dramática ao enredo.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Cat, tudo bem?
    Eu tava esses dias programando uma resenha de Procura-se Um Marido e já estava bem interessado em ler e após a sua resenha a minha lista aumentou pois agora também quero ler Mentira Perfeita. Carina Rissi parece ser uma escritora que preende bastante o leitor

    ResponderExcluir

® Faces em Livros | Layout por A Design - Ilustração por Graciele Paiva