RESENHA|| ÉRICA

Título: Érica| Autora: Larissa Barros Leal| Editora: Talentos da Literatura Brasileira
                                         Ano: 2014|Páginas: 272

Avaliação: 
Onde comprar: Amazon  & Submarino
Érica tinha uma vida normal em Fortaleza até a manhã em que seus pais foram mortos em seu lugar. Após descobrir que foi incluída na lista negra da Ordem das Doze Tribos de Israel, recebe um convite para se tornar uma agente da União Europeia, que luta com todas as suas forças para impedir que judeus fundamentalistas exterminem a humanidade.Enquanto isso, em Moscou, dois jovens sobrevivem a um duplo atentado que mata quase todos os seus amigos e lidam com a revelação de um segredo que envolve uma das vítimas. No Cairo, uma ONG islâmica tenta escapar de uma armadilha arquitetada pela ODTI para submetê-la às suas decisões.


Depois de perder tudo. Depois da morte dos seus pais. Ela não viu solução se não mergulhar no desconhecido e se juntar às pessoas que acabaram com sua vida. Ninguém sabia o que ela planejava. Um plano grande e bem elaborado para enfrentar o grupo que se sentia ameaçado por ela. Poderia Érica ser capaz de acabar com tudo que estava acontecendo?


Acontecimentos inesperados estão acontecendo por todo o mundo. Atentados, armadilhas, sumiços, sequestros, ameaças... Mortes.

A história se passa em cinco cidades: Fortaleza, Washington, Pequim, Moscou e Cairo. Em cada cidade um grupo de amigos passam por estranhos acontecimentos que acarretam muito medo e dúvida entre eles. Cada cidade é crucial para o desencadeamento da história, você descobrirá que cada jovem tem um papel fundamental na construção da trama e para o ápice final da nossa heroína.

Em uma manhã completamente normal, Érica está na escola e recebe uma notícia que a deixa sem chão: alguém invadiu sua casa e matou os seus pais. Após esse acontecimento, Érica se torna amiga de Derek, um jovem agente da Europol que fora enviado para se infiltrar em uma Ordem clandestina e a faz um convite para que ela se torne uma agente também. Érica percebe que não tem mais nada a perder. Tudo o que ela tinha foi tirado dela de forma brutal e repentina, ela decide ir para Frankfurt com Derek e o plano de vingança começa a se formar em sua cabeça.

Enquanto isso no Egito, os membros da ANC (Alá No Coração) que buscam formas de expandir o islamismo ao mundo recebem um novo membro: Mahara Hakim, que veio para ajudá-los em sua missão. Porém, Iasmim (um dos principais membros da ANC) fica com uma certa implicância com Mahara, e não consegue confiar nela de forma nenhuma. Porém, juntos eles irão descobrir um terrível plano da ODTI (Ordem das Doze Tribos de Israel) de iniciarem uma guerra.

Em Pequim, Ling recebe a visita da detetive internacional Mia Stravinsky para o colhimento de informações sobre o desaparecimento do sr. Lin (amigo de infância do presidente) pai do seu amigo Chang, com quem ela mora.

Em Moscou, a policial Viktoria Dmitriev se aproxima de Katia e de Ivan , que foi um dos sobreviventes da explosão na boate, caso que a nova policial está investigando.

Assim as histórias vão se entrelaçando e caminhando para um desfecho surpreendente e que nos faz pensar sobre o nosso papel na disseminação da paz.


Um livro que mistura drama e suspense, cujo enredo me surpreendeu bastante. Érica nos mostra o quão é importante lutarmos por nossos ideais, até sermos capazes de dar o nosso tudo por aquilo que acreditamos. Transformar a dor e a raiva em determinação e força não é fácil, e isso faz com que a heroína dessa história tenha um crescimento dentro da narrativa que é fantástico e muito motivador. 

Sem dúvida daria um filme incrível, com cenas muito legais e em diversas partes do mundo. O único ponto negativo (pra mim) é que cada capítulo tem as falas de diversos lugares, sempre é narrado algo que está acontecendo em outros lugares, isso me deixou bem confuso no início (apesar de entender que a autora quis mostrar que outros fatos estavam acontecendo ao mesmo tempo em cada cidade). 

Uma obra linda, que nos mostra o quanto a literatura nacional está cheia de bons autores. Recomendo essa leitura para todos que querem se aventurar em um bom livro de ficção, com um final incrivelmente inesperado e muito inovador.

"[...] numa guerra não há vencedores. Todos perdem: vidas, sonhos e futuros." p.271

16 comentários

  1. Oi, Ítalo!
    Já vi esse livro pelo instagram algumas vezes, mas a sua resenha é a primeira que leio. Gostei da premissa e dos temas abordados. Parece ser uma história cheia de ação, perigos e mistério. Ainda tem a questão do drama causado pela morte dos pais da protagonista, e eu adoro dramas. Fiquei curiosa em relação ao final, gosto muito quando o desfecho me surpreende.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Faz um tempo que esse livro está na minha lista de desejados, mas ainda não consegui adquirir. Achei a premissa muito interessante e super diferente.
    Sua resenha me deixou ainda mais curiosa para ler. Acho que vou passar na frente de outros livros que estavam na lista de desejados hahaha.
    Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Já conhecia esse livro pois uma amiga o leu e adorou, por isso tenho muita curiosidade em o ler pois a trama parece ser excelente, cheia de ação e momentos de reviravolta que deixam tudo mais emocionante pra protagonista e pro leitor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, não conhecia o livro, mas a premissa me deixou interessado, achei a capa linda e a história bem emocionante.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Apesar da história parecer sem bem legal e envolvente e ainda parte dela se passa no Egito (o lugar que mais quero conhecer no mundo <3) não fiquei tão interessada. Passo a dica.

    https://vicioseliteratura.blogspot.com.br/2017/02/sorteio-de-carnaval-sao-3-kits-de-livro.html

    ResponderExcluir
  6. Um tema um tanto diferente do que estamos acostumados a ler dos autores nacionais e eu curti bastante. Achei que já havia visto esse livro com outra capa, e confirmei quando cliquei no link do Submarino. rs

    Vou conferir. :)

    ResponderExcluir
  7. Olá Italo, tudo bem cara?

    Então, eu não conhecia o livro Erica, parece ser de fato bem legal, achei a temática interessante. Essa mistura de drama e suspense parece ter enriquecido a trama. Vou pesquisar mais sobre esse livro!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Já tinha lido resenha sobre o livro, e como você também pensei que o enredo daria um bom filme. Espero ler o livro e gostar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu vi essa capa faz um tempo e pensei que era um romance ou sei lá. Mas gente, nunca imaginei que seria algo assim! Adoro suspense e histórias com reviravoltas e essa história parece ter isso e muito mais. Anotarei a dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Italo, tudo bem?

    Realizei a leitura de Érica ano passado e foi uma grata surpresa para mim. Mesmo a autora tendo escrito o livro quando ainda era muito jovem, ela conseguiu abordar vários temas muito relevantes e atuais de uma forma bacana, que consegue prender o leitor. A todo momento eu ficava na dúvida para que rumo a obra iria seguir e cada capítulo era uma nova surpresa. A Larissa soube colocar a dose certa dos gêneros e prender a todos. O final para mim não poderia ser mais singelo e verdadeiro (chorei tanto). Adorei a sua resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?

    Há pouco tempo também recebi um exemplar de Erica cedido pela Autora, a querida Larissa Barros, mas com a correria do dia a dia e com leituras acumulando não finalizei a leitura.

    Lendo sua resenha bateu aquela vontade de colocá-lo no início da lista e tentar finalizar o mais rápido possível.

    Amei seus comentários a respeito da obra e realmente Larissa é uma autora nacional de muita qualidade!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Nossa o enredo parece meio confuso de primeira, mas a medida que você vai tentando entender o que a a autora quer, melhora. Gostei bastante da resenha e dessa mistura todas de cidades e tudo mais. Dica mais que anotada. Não conheci a autora e a obra e por isso estou bem surpresa e com expectativas.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Italo, sinceramente não curti muito o enredo do livro não... são muitos acontecimentos e me senti um pouco confusa rs... mas pensei em uma série de TV acho que se encaixaria muito bem!!! Que bom que mesmo um pouco confuso, você curtiu a história... Xero!

    ResponderExcluir
  14. Já li algumas resenhas desse livro, confesso que fiquei com curiosidade sobre porque estavam atrás dela, mas não foi uma curiosidade tão grande que me faça ter vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  15. Olá, acompanhei algumas resenhqs sobre essa obra, parece ser bem interessante o enredo. Gostei da sua resenha e fiquei com vontade de ler também.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Olá Italo amei a resenha, muito bem escrita e me fez me interessar pela história do livro, fiquei com vontade de ler.
    Sem dúvidas temos muitos autores nacionais incríveis que não tem seu devido valor...
    Parabéns pelo blog!

    Beijos

    ResponderExcluir