RESENHA|| TRIÂNGULO DE 4 LADOS



Título: Triângulo de 4 lados
Autoras: Adelina Barbosa e Fernanda Medeiros
Editora: D'Plácido
Páginas: 320


                                 Avaliação: 

                             Skoob || Onde comprar



Sinopse: Unhas mal pintadas de preto e camisas de bandas. Ela ama O Diário de Bridget Jones, chocolate, e a banda Misfits. Odeia trovões, lágrimas, e ser chamada de criança. Sara Alcântara tem 17 anos e, como qualquer garota de sua idade, tem um relacionamento de amor e ódio com a mãe, com seus estudos, e com a própria vida. Ama suas amigas, que são seu suporte, e sua base. Tira boas notas na escola, por obrigação, mas deseja ser artista, porque pintar é sua verdadeira vocação. Até aquela paixão adolescente, platônica, ela possui. Ele tem nome, sobrenome, e grau de parentesco. Rodrigo Guano é seu primo, e sonho de consumo de toda a população feminina da pequena cidade de Santa Fé, onde moram. Tudo muda quando ele a beija pela primeira vez. Então o mundo pode acabar, regimes podem cair, terremotos podem engolir a terra em rachaduras intermináveis, e Sara ainda estaria feliz. Ou assim ela pensa ser, até que viaja para Paris, para passar as férias. Quando volta, tudo está diferente, inclusive ela. Sara se vê inserida num triângulo amoroso... Ou seria um quadrado?


Triângulo de 4 lados conta a história de Sara, uma garota que está completando 17 anos, e nutre uma paixão platônica por seu primo Rodrigo. Ela o devota desde que eles eram pequenos, Sara é uma garota bonita, que chama atenção por onde passa, entretanto, ele é mais velho, 25 anos e nunca demonstrou mais que um carinho fraterno pela prima, porém, tudo muda quando ele beija Sara e e decidem tentar um relacionamento.

Também existe Brent, o meio irmão de Rodrigo. Brent é um cara recluso, meio calado e um pouco grosso, do seu próprio modo, ele é americano e veio para o Brasil, onde aprendeu a nossa língua e fala fluentemente, o único problema é que Brent sente por Sara o mesmo que ela sente por seu irmão. Mas Sara, apaixonada por Rodrigo, nunca lhe deu uma chance.


"Acontecia que minha paixão platônica por Rodrigo se equivalia à paixão platônica de Brent por mim, com a diferença de que Rodrigo não conhecia meus sentimentos por ele, mas eu conhecia os de Brent." (Sara)

Como se já não bastasse, surge Matheus, um novo integrante da banda do Rodrigo e logo ele (também) se interessa por Sara. Ele é um cara que não tem um local fixo para viver, pois perdeu a família muito cedo e vive como nômade. Rodrigo acredita que Sara é a única que pode trazer estabilidade para a sua vida tão instável. A partir disso, forma-se então um real triângulo amoroso de 4 lados, todos tentando conquistar a Sara. Em todo o livro fiquei a pensar em como essa menina é disputada (risos), pois não há uma pessoa que não se interesse por ela.

Certo dia, Sara realizou uma prova para ganhar uma bolsa para um curso de férias em Paris, ela passou nessa prova e viajou para realizar as aulas, porém quando ela volta para o Brasil, tudo está diferente de quando ela o deixou. Rodrigo já não é mais o mesmo, Matheus se intensifica em se aproximar dela e Brent continua o mesmo indiferente de sempre, contudo, cuidando sempre dela e mostrando seu lado afetivo aos poucos. É a partir disto que o livro vai tomando um rumo diferente, nós observamos a briga dos 3 garotos por Sara, o seu amadurecimento e sofremos junto com ela.

O livro é narrado principalmente por Sara, mas apresenta capítulos que intercalam a visão dos garotos, o que é bom para compreendermos o que se passa na cabeça deles, ao passo que sentimos raiva de alguns em determinados (muitos) momentos. Os personagens secundários também são muito bem apresentados, como João, o irmão de Sara, pelo qual eu me apaixonei de cara. Ele é super protetor e apoia Sara em todas as suas decisões, vemos também Lucia e Vanessa, as melhores amigas de Sara.

O final deixa um pouco a desejar, por não haver uma conclusão bem amarrada, mas isso se deve ao fato do livro ser apenas o primeiro de uma trilogia, então, tudo pode ser resolvido nos próximos.





"Me senti como uma criança de cinco anos que precisava de alguém guiando os passos porque não sabia andar por aí sozinha. Mas sua palma sólida agarrou a minha de uma forma que, por comparação, eu precisaria ser o cara de Prison Break, para me soltar."

O livro tem uma capa maravilhosa, passei horas olhando e a admirando por completo, as folhas são brancas e as letras tem um espaçamento bom, porém, o livro apresenta alguns errinhos ortográficos, mas nada que comprometa a leitura. O livro também apresenta pequenos pensamentos de Sara, o que da um clima mais leve ao enredo. Desse modo, recomendo o livro a todos os que gostam de histórias de adolescentes e clichês, pois, não esperem nada mais que isso, já que não irão encontrar, minha única ressalva é que muitas vezes eu cansava dessa obra pelos fatos se repetirem várias vezes, e pela disputa incessante por quem fica com Sara,. De um modo geral, é um livro divertido pra passar o tempo, nada mais que isso.


 


"Eu nunca soube como fazer. Podia ser porque a minha pele era muito branca, mas eu ficava vermelha quando alguém olhava para mim, esperando uma resposta que eu não podia dar. E bastava o nome de Rodrigo para que eu ficasse mais desesperada. Era extremamente inconveniente não saber disfarçar."




24 comentários:

  1. Oie! Nossa esse livro com certeza cairia bem agora para a leitura, e aparentemente o quadrado é entre ela e três garotos, saindo do clichê de de uma garota e três garotos ou vice e versa como geralmente encontramos nos livros! Amei a capa do livro!
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu já conhecia esse livro pela capa, mas sua resenha é a primeira que leio a respeito. Pelo visto é uma leitura descontraída, do tipo que a gente lê para passar o tempo mesmo. Gostaria de conferir sim, mesmo porque adoro um bom clichê. A capa é mesmo maravilhosa, daquelas que dá vontade de passar horas conferindo né <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é encantadora mesmo!
      Vale a pena ler para descontrair, pois é bem levinho.
      Beijos.

      Excluir
  3. Que capa linda! Me lembra muito Sindrome Psquica, achei a história muito fofa e consigo imagina-la em um filme, será que deveria mesmo ser uma trilogia? Não conhecia esse lançamento e me interessou demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que apenas um livro já estava de bom tamanho, mas fazer o que? Quero muito ler Síndrome Psiquica, faz tempo que está na minha listinha.
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi!
    A capa é mesmo muito linda! Será que a Sara não quer, sei lá, doar um de seus admiradores para euzinha aqui? Haha.
    Não gosto muito de triângulos amorosos e afins, mas a história parece ser bem fofa. Quem sabe eu não deixo o preconceito de lado e me arrisque? Vamos ver.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena sempre se arriscar em histórias que fogem da nossa zona de conforto, espero que se você decidir, goste bastante. Também queria que a Sara doasse uns admiradores aqui kkkkk.
      Beijos.

      Excluir
  5. Olá
    Eu já conhecia esse livro pois o mesmo fez um baita sucesso na época de seu lançamento. Essa proposta traga no livro é bem interessante. É uma pena que o livro na saciou todos os seus critérios. Essa capa é muito linda e a de sua sequência é mais linda ainda. Enfim, adorei a resenha e até mais ver
    Bjk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei a capa do segundo volume, quero muito adquirir.
      Obrigada, beijos.

      Excluir
  6. Adorei o seu blog. E gostei da resenha também. E o melhor ainda foi a capa do livro.
    Ótima resenha!

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda mesmo, muito obrigada.
      Beijos.

      Excluir
  7. Olha Manuh, tô aqui pensando que essa Sra tem mél heim??? Todo mundo interessado nela??? hahahahaha
    A capa me ganhou de cara e espero poder conferir esta leitura em breve.
    https://1.bp.blogspot.com/-Ab8MOHB_Ee0/WG5_50q-WjI/AAAAAAAAWaA/-W9D3BuyWw47YzIc_E3RWFbMCdselXEhwCLcB/s1600/Juntando%2Bos%2BPeda%25C3%25A7os%2B-%2BJennifer%2BNiven.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero saber kkkkk quem sabe ela não divide comigo?
      Beijos.

      Excluir
  8. A capa é muito lindinha e bem feita, mas vou confessar, o livro não me interessou em nada. Qual o motivo de todos gostarem da Sara? Aliás, não sou adepta a triângulos, que dirá os que tem quatro lados. Vou passar dessa vez.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  9. OI,

    Primeiro quero dizer que adorei a capa do livro. Uma protagonista que adora "Diário de Bridget Jones" já entrou no meu coração. Não gosto muito de triângulos amorosos, que dirá quarteto, mas você me convenceu, com a sua resenha, que o livro merece ser lido.

    Beijus
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Manuh,
    Já ouvi muitos elogios para esse livro, mas não sei se tenho vontade de ler. A ideia de 3 rapazes encantados com a mesma mulher me incomoda um pouco e pode deixar, a meu ver, a trama um pouco cansativa nesse sentido.
    Mesmo o final não sendo amarrado, acho que a autora pode mudar isso.
    beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Oiee Manuh ^^
    O que eu mais gostei no livro foi a diagramação...haha' adorava as introduções dos capítulos. Mas eu não gostei da Sara, eu tenho zero paciência para personagens chatinhas e revoltadas com o mundo sendo tão jovens...haha' e fiquei decepcionada, porque achei que a viagem da Sara à França fosse pelo menos aparecer *-*
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. A capa é maravilhosa, já quero ler só conta dela!

    Mas a sinopse já não me pega muito... Não gosto de enredos com algo como: "sou a última bolacha do pacote e todos me desejam!".

    Pela resenha, eu realmente não o leria... Apesar da capa maravilhosa, não é meu estilo de leitura, que pena!
    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Manu, tudo bem?
    Já tinha visto o livro e, sinceramente, a premissa dele não me surpreendeu. Triângulo amoroso já é irritante, um quadrado então.. piorou! haha. Realmente deve ser uma leitura somente para passar o tempo, e concordo com você, é meio estranho essa moça ser tão disputada que a história parece um pouco forçada. Eu leria o livro somente para descontrair mesmo, nada além disso.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  14. Livros assim tão repetitivos dificilmente chamam minha atenção. Triângulo de 4 Lados tem uma boa premissa, mas não é muito atrativa para mim, então dificilmente leria. Gostei de saber sua opinião sobre ele e sua resenha ficou ótima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Estou tentando largar esses romances adolescentes clichês e acho que esse com 3 garotos apaixonados pela mesma garota dificilmente me conquistaria, ainda mais sendo uma trilogia e não livro único. Mas sua resenha está ótima, beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Menina logo 3 interessados na Sara, o que essa menina tem? Mamãe passou açúcar?! rsrs
    Desconhecia a obra, mas fiquei bem intrigada para saber como será o desfecho da obra e se Sara vai ficar com algum deles e, claro, qual!
    A capa é bem bonita mesmo e anotei a dica.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie,
    Só pela sinopse eu já não leria, ai agora com sua resenha que não vou ler mesmo. A trama não me chamou a atenção então passo a leitura.

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post,fiquei com muita vontade de ler e suas fotos são lindas Parabéns. Beijos :)

    ResponderExcluir

® Faces em Livros | Layout por A Design - Ilustração por Graciele Paiva