RESENHA|| O BISTURI DE OURO



Título: O Bisturi De Ouro
Autor: Chaiene Santos
Editora: Novo Século
Ano: 2013
Páginas: 272

Avaliação:
SKOOB || Onde Comprar: Saraiva e Amazon



Sinopse: Duas vidas onde os destinos se cruzam. Dois estudantes: um sonha ser médico e o outro se torna um criminoso. Quais serão as consequências dessas escolhas? Você acredita que pessoas mortas possam voltar para assombrar as vidas de seus algozes?
Um estudante enfrentará um inimigo homicida, escondido sob o manto da amizade. O leitor conhecerá os amores da vida de Eduardo Balavante Penedo, sua busca pelo sucesso profissional e o grande dilema: o desejo de vingança ou de perdão.


O Bisturi de Ouro é um livro emocionante, assustador e cheio de suspense. O jovem Eduardo mesmo tendo uma infância pobre, estuda e luta para se formar como médico. Glauco, o seu amigo, se torna um criminoso. Uma figura mascarada, assombrosa, que persegue Eduardo e seu destino lhe reserva muitas surpresas. O livro fala sobre sonhos e acreditar em si mesmo. O final é surpreendente!




Um livro sobre perseverança e coragem. Sobre perdas e conquistas. Uma história que poderia ser real. O Bisturi de Ouro trás em si uma forte carga emocional, em que os personagens se dividem entre amor, ódio, raiva e vingança.

Eduardo é um menino humilde que mora na cidade de Monte Belo, Rio De Janeiro, com um sonho: se tornar um médico. Claro que seu sonho está muito distante, tendo em vista sua condição financeira, porém, Eduardo conta com a ajuda da sua mãe que sempre o encoraja a prosseguir e nunca desistir. Apesar da humildade, Eduardo é uma criança esforçada que sempre tira as melhoras notas da escola e conquista a todos com o seu carisma (é de se imaginar que alguém assim seja invejado). Após concluir o ensino fundamental, ele passa a frequentar o ensino médio em escola particular, paga pela fábrica que o pai trabalha, mas, ao terminar o primeiro ano Eduardo tem que sair de lá a voltar ao ensino público, pois a fábrica pagou a escola por somente um ano.

Depois de concluir o ensino médio, Eduardo viu que seu sonho estava cada vez mais distante: não podia cursar medicina agora, porque não teria condições de se manter na universidade, então fez um curso técnico e começou a trabalhar durante o dia e a cursar administração à noite, enquanto sua mãe, que nunca desistiu de vê seu filho formado em medicina, ia junto algumas economias para dá suporte a ele quando conseguisse passar no vestibular. 

"Os sonhos nos ajudam a chegar ao lugar mais alto de uma escada. [...] O sonho e a força de vontade nos ajudam a enfrentar obstáculos e a seguir adiante."p.71
O destino é cheio de reviravoltas, e muitas delas são bem desagradáveis. 

Certo dia, Dona Catarina (mãe de Eduardo) estava na igreja quando lembrou que havia esquecido um vestido, que entregaria a sua amiga, e teve que ir em casa pra pegar, mas, quando ela chega lá, e vê o amigo de Eduardo roubando seu baú com todo o dinheiro que a muito tempo ela vinha poupando para ajudar o filho, Glauco (amigo de Eduardo) não tendo outra opção (será mesmo que não tinha?) mata a mãe de Eduardo (que ótimo amigo) e foge com o dinheiro.

Ninguém consegue descobrir quem cometeu esse terrível latrocínio, até que Eduardo (após alguns anos) vai até a casa de Glauco e junta algumas pistas, e coloca em sua cabeça que Glauco é o assassino da sua mãe. Não tendo como provar nada, Eduardo segue com sua vida se dedicando ao máximo para concluir seu tão sonhado curso de medicina. Longos anos se passam e Eduardo se torna um grande cirurgião, conhecido e muito querido por todos da região. O destino mais uma vez cruza as vidas de Glauco e Eduardo: após sofrer um terrível acidente de helicóptero, Glauco precisa ser operado com urgência e cabe a Eduardo escolher entre salvar a vida dele ou finalmente vingar a morte de sua mãe.


Quem olha para essa capa pensa que o livro é bem obscuro (é um pouquinho, mas, não tanto quanto parece) porque essa máscara lembra um pouco de "Jogos Mortais" (pelo menos eu achei rsrsrs, na realidade é um pouco assustador), porém o livro é uma obra para refletir. Uma história que nos mostra que é possível sim realizar nossos sonhos, mesmo que por alguns momentos pareça impossível e que jamais aconteça. Eduardo é a prova viva (escrita na verdade) de que sonhar e realizar é algo que só depende do nosso esforço e dedicação. O livro tem uma escrita bem misteriosa (chega a dar um pouco de medo às vezes) e nos mostra que a maldade está em cada um de nós e cabe a nós escolhermos se vamos alimentá-la ou não.

Recomendo a obra a todos aqueles que buscam uma leitura motivacional e, de forma que é possível realizarmos os nossos sonhos, seja ele qual for, e como também aconselho aos amantes de literatura nacional .

"Ser vencedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças."p. 73



SOBRE O AUTOR


Chaiene Santos mora na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. É autor dos livros Os Filhos do Tempo 1 (Trilogia Os Filhos do Tempo), Os Filhos do Tempo livro 2 – A Origem da Vida, Os Filhos do Tempo livro 3 – A Batalha dos Deuses, The Children of Time 1, The Origin of Life - The Children of Time 2, The Battle of Gods - The Children of Time 3, Los Hijos del Tiempo, Poesias e Poemas – Amar, Curtir & Compartilhar, O Bisturi de Ouro, O Anagrama da Morte, Uma Luz no Começo do Túnel e Palavras Perdidas de um Anjo.


13 comentários:

  1. Sou bastante curiosa com esse livro. É uma premissa que me agrada bastante.
    Adorei sua resenha Wesley. Grande abraço!

    www.lendo1bomlivro.com.br;

    Instagram :) @lendo1bomlivro;

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, e apesar da boa resenha, confesso que não me empolguei tanto com o enredo. Não é o meu gênero favorito!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Amei sua resenha. Eu estou lendo o livro e estava precisando de uma base pra fazer a minha resenha também! Haha, parabéns!
    Beijos, Lorena.

    amochilaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Quando eu vi a capa, realmente pensei que fosse mesmo uma obra obscura, mas acho que a máscara é uma metáfora, de como todo mundo tem suas máscaras e em algum momento ela vai cair, pelo menos é assim que eu penso. A história parece incrível, fiquei bastante curioso para saber qual decisão Eduardo vai tomar e saber de como Glauco vivia por ter matado a mãe de seu "amigo". Enfim, parece uma obra excelente e que eu pretendo ler logo.
    Trouxa do Livro

    ResponderExcluir
  5. Quando eu vi a capa, pensei que era algo com vampiros, pois me lembrou muito o Drácula — não me pergunte o porque, KK. E vendo essa resenha, me arrependo muito de não ter o comprado. Porque, gente, que história fantástica! Ela me chamou muito atenção e eu agora quero esse livro pra ontem!
    Obrigada pela resenha! Eu amei.

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Conheço a escrita do autor já faz um tempo, ele tem um grande potencial a ser explorado, apesar, de em alguns momentos, a escrita ser muito seca, é um grande autor, percebe-se como ele tem se tornado destaque.

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem?
    Estou doida pra ler esse livro, só tenho visto resenhas positivas sobre ele e está me instigando muito a ler. Já conheço o autor e ele realmente escreve muito bem. Sua resenha está muito boa e agora preciso ler urgente pra saber se vou gostar tanto quanto você.
    beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  8. Realmente, a capa me deu a ideia de que o livro fosse um terror bem pesado hahaha
    EU já conhecia o livro e há algum tempo eu tenho curiosidade com ele. Gostei de conferir a sua resenha e saber mais sobre a história.

    ResponderExcluir
  9. Gente, que capa assustadora! Adorei o enredo do livro. Minha fase de suspense ainda não acabou. Acho que vou procurar esse.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Nossa não conhecia o livro e quando me deparei com a capa tomei um susto básico. Não sei se essa é a ideia do autor, mas foge completamente do que ele propõe. Fiquei interessada por causa da sua resenha, do resto iria olhar e nunca mais pesquisar. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem.
    Eu amo suspense, e eu ficaria de olho neste livro só pela capa. Muito sombria e bonita. Uma pena não ser terror, mas parece ter um suspense gostoso de ler. Enfim, fiquei curiosa. Ótima resenha.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Wesley!
    Dá para perceber visivelmente que a história desse livro, apesar de ser uma ficção, pode muito bem ser encontrada na realidade.
    É ótimo que a lição deixada é a de que podemos sim realizar nossos sonhos e que devemos ser persistentes, ainda que tudo diga o contrário.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Ooi Wesley, ainda não li o livro, mas sua resenha me deixou bem curiosa, principalmente pelo fato de envolver um Bisturi rs !
    beijinhos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

® Faces em Livros | Layout por A Design - Ilustração por Graciele Paiva