RESENHA|| MIGUEL


Título: Miguel
Autoras: Carol Paim & Sheila Bomfim
Páginas: 243
Formato: E-book (em breve versão impressa)



Avaliação:
Onde comprar: Amazon


Sinopse: Pecados e virtudes. Certo e errado. Isso importa quando o amor está em pauta? Uma mulher provocadora. Um homem respeitador e religioso. Ele acredita no sexo após o casamento. Ela acredita em encontros de uma noite. Paixão é o que ela sente. Ele sente o amor. Ela quer ser feliz e nesse ponto os dois concordam, mas como fazer dar certo para que os dois tenham seu final feliz? Quem abrirá mão de seu jeito de viver para se adequar ao outro? Quando as certezas e crenças de um homem são postas à prova pela determinação e desejo de uma mulher, tudo pode acontecer. Miguel é um romance divertido sobre aceitação e respeito. Onde o maior desejo é que o amor prevaleça sobre o preconceito e os obstáculos que a diferença de pensamentos e crenças pode trazer.


O destino prega muitas peças na nossa vida, não é? 

Intitulado como “Miguel” o livro de hoje traz a história de Miguel e Aurora, um romance divertido com dois personagens de características e personalidades, totalmente, distintas. Miguel é um rapaz que teve sua vida dedicada ao seminário para estudar e torna-se padre, não por vontade própria, mas sua mãe tinha o obrigado a seguir a vida religiosa e futuramente queria que Miguel fosse padre. Porém, o que acontece quando os caminhos que queremos percorrer não tem nada a ver com que os nossos pais sonham para nós?

Quando iniciei a leitura de “Miguel” me fiz várias perguntas ao decorrer do livro, apesar de ser um romance divertido, a história traz à tona assuntos e situações questionáveis sobre o cotidiano e a vida amorosa: Até que ponto aceitamos o “diferente”? Aceitamos pelo amor ou por respeito ao próximo? Amor e respeito são essenciais em um relacionamento? 

Carol Paim e Sheila Bomfim, autoras do livro, construíram um bom enredo para transmitir o significado da palavra amor entre Miguel e Aurora, significado esse que vai além das palavras, é demonstrado através das atitudes. 

No decorrer da leitura, “Miguel” é um livro que lembra bastante aqueles enredos de novelas mexicanas que são transmitidas pela emissora do grande Silvio Santos. Essa característica nos faz querer saber o que acontece com Miguel durante toda a história.

Os capítulos são iniciados com passagens bíblicas e sempre são referenciadas situações cotidianas as histórias contadas da bíblia.

Outro ponto que gera reflexão é quando o personagem principal intitula o livro. Qual o significado do nome Miguel?

“ - Você conhece a história de São Miguel, Miguel? [...] Seu nome, por exemplo, significa Aquele como Deus ou Quem como Deus, depende da interpretação de cada religioso [...] São Miguel luta contra o mal e muitas vezes ele luta em nossas batalhas internas, Miguel. (p. 44-45)

É interessante as autoras trazerem o significado do nome que intitula o livro na história. Miguel é um personagem que passa por muitas situações de dúvidas, angústias e aflições em relação às escolhas que tem que fazer em sua vida pessoal e profissional. Apesar de um bom professor de filosofia e de querer seguir a vida do celibatarismo, Miguel, carrega a culpa de não ter seguindo os sonhos de sua mãe - que seria seguir a vida sacerdotal-“quando eu era seminarista, aprendi muito sobre o que Deus fez e faz por nós, descobri minha verdadeira vocação e percebi que posso me dedicar e entregar a Deus sem precisar ser padre” (p.53). Em meio a essas dúvidas surge Aurora. 

Inicialmente, Aurora é uma garota divertida, decidida e que sai com vários caras. De repente surge um vizinho com características nobres, respeitosas e dignas de qualquer homem que Aurora não costumava ver. Em meio as essas angústias dos personagens, eles resolvem dar uma chance para aquele sentimento que ninguém explica totalmente, o amor. 

“Nós aproveitamos alguns dias para realmente nos conhecer [...] Além da mania de organização. Aurora sempre fazia um coque no cabelo quando ia cozinhar, andava descalça o tempo todo que estava no apartamento, adorava lilás, detestava pimentão e tinha outras mil facetas. Sempre que achava que a estava conhecendo, ela me mostrava uma faceta nova e eu voltava à estaca zero, tentando novamente desvendá-la.” (p.53) 

Quem se identificou com Aurora? Confesso que a história tem personagens surpreendentes e, a apesar de ter capítulos que a leitura não flui, a curiosidade de saber o desfecho da história fala mais alto. Além de Miguel e Aurora o enredo é composto pelas personagens das irmãs de Aurora, a mãe de Miguel e o padre Emanuel (grande conselheiro de Miguel).

Querem saber o que acontece com Miguel e Aurora e todos os outros personagens? Miguel e Aurora conseguem superar as diferenças? O livro está disponível de graça pelo kindle Unlimited. Corre! A história é boa! E recomendo para todas as pessoas que gostam de um bom livro de romance.

43 comentários:

  1. Acho que nunca li nada que envolvesse padres, e lidar com a duvida dele deve ser um baita assunto para qualquer escritor, é bacana abordar isso. Com toda certeza é um livro que eu leria, não só pela curiosidade em saber como termina, mas sim pra saber como conseguiram abordar temas tão delicados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade Miguel não é padre, ele estudou no seminário, mas não chegou a seguir a carreira sacerdotal. Durante a leitura percebemos que a vocação dele é outra.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem contigo?
    Eu ainda a conhecia esse livro, mas achei bem interessante a proposta traga nele rwrw. É uma pena que a leitura não tenha fluido em todo o livro. Mas fiquei curioso em ver se esses personagens relento conseguem me surpreender kkkk. A capa eu achei uma coisa bem linda, e o título é bem direto kkj. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso!!!!! Mas vc me deixou curiosa! Rsrs... Parabéns, amei a resenha. 👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é boa mesmo! rs Obrigada pelo elogio!

      Excluir
  4. Oi Nathália,
    não conhecia o livro, mas fiquei muito interessada nessa história, pelo que pude perceber suas afirmações são verídicas e sim, esse livro me parece ter personagens incríveis, além disso as diferenças gritantes entre os estilos de vida dos protagonistas devem ter dado bastante assunto para se apreciar e refletir, espero algum dia ter a oportunidade de ler e conhecer essa história de perto.

    http://www.nossomundoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As autoras deram uma grande fluidez na história dos personagens, apesar de tão diferentes, as histórias acabam se cruzando dando chance a um belo romance.

      Excluir
  5. Eu adorei essa inversão de papéis que a autora fez, sabe? Mas ainda assim, não sei se a história no geral me agradaria, é mais pelo gênero do que por outra coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes é bom arriscar na leitura de outros gêneros. rs

      Excluir
  6. Oie! Tudo bem? Não conhecia o livro, entretendo acredito já ter ouvido falar das autoras, mas por algum motivo ele não me chamou a atenção, mas fico feliz que você tenha realizado uma boa leitura!
    Bjss

    ResponderExcluir
  7. A capa do livro me chamou bastante atenção e adorei essa premissa do personagem ser padre e questionar a própria vocação. Acredito que a carga dramática., mesmo lembrando novelas mexicanas, deve ser boa e deve me prender, já que amo um dramalhão.
    Quero muito ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiee!!
    Gostei bastante da resenha e super me identifiquei com Aurora rsrs
    Curiosa para conhecer melhor essa história!
    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Nathália,
    Gostei de conhecer suas impressões. Já li outro livro das autora e foi uma leitura muito interessante. É uma pena que o livro tenha capítulos que não fluam tão rápido, mas é legal saber que o leitor fica ávido pelo final.
    Me pergunto como é essa culpa que o Miguel carrega e como as autora trabalham a história.
    Espero ler em breve.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você não segue os caminhos que os seus pais sonham para você as coisas ficam mais complexas do que imagina-se. A culpa de Miguel vai mais iu menos por esse viés.

      Excluir
  10. Olá,
    Desconhecia a obra, mas fiquei bem intrigada com a forma com que as autoras constroem o enredo e os personagens que apresentam características bem distintas.
    A premissa é interessante e quero ver que caminhos Miguel e Autora vão tomar após se verem de frente ao amor.
    A capa é muito bonita!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de conhecer a história você vai até shippar o casal. rs Boa leitura!

      Excluir
  11. Oi, Nathalia!
    Esses romances bem tipo novelas mexicanas são os melhores. rsrs
    A Aurora parecer ser uma protagonista bem envolvente assim como o Miguel. Já estou imaginando os dilemas sofridos pelo Miguel.
    A leitura com certeza é surpreendente, ainda não conhecia as autoras.

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Já vi esse livro na Amazon, mas nunca parei pra ler a sinopse dele. Adorei como a autora inverteu as características dos personagens, e me identifiquei muito com a Aurora! Fiquei intrigada para saber qual será a reação dos dois ao enfrentar esse sentimento, vou deixar a dica aqui para ler em breve.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oie
    que legal saber que a história está de graça, vou ver se passo pra dar uma lida pois está bem bonito o enredo, e sua resenha ficou ótima, sucesso para a autora

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Nunca tinha visto esse livro na Amazon, sempre estou a procura de novas leituras, mas não conhecia esse. Não sei se leria o livro agora, vou baixar e deixar no aplicativo por enquanto, e quando surgir uma oportunidade, eu leio.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Flor
    Não conhecia o livro, mas amei a premissa e mais ainda sua resenha.
    Gosto de romances nesse tom e quando as personagens são cativantes, fico ainda mais interessada. Adoro conhecer novos autores e aposto e novas leitura e com certeza esse vai para lista.
    Adorei a dica ;)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  16. Aiinn um livrinho delicinha, aqueles livros que é divertido e nos fazem terminar com um sorriso no rosto. Esse não parece ser um livro que modificaria a minha vida, mas é um romance para desestressar e eu gosto disso. Peguei a dica e quero ler. Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem por aí?

    Confesso que achei a história bem clichê... eu já não gosto muito do gênero, sabe? Hahaha. Que bom que a história tem personagens surpreendentes, assim, dá mais gosto de ler, não é? Hahaha. Parabéns pela resenha!

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso citei a referência com novelas mexicanas. rs Obrigada!

      Excluir
  18. Olá!
    Respondendo a uma de suas perguntas, amor e respeito são essenciais, sim, para um relacionamento dar certo.
    Enfim...
    Gostei muito da resenha, o que me deixou super curiosa para ler o livro.
    Ótima dica.

    ResponderExcluir
  19. OOi!
    Não conhecia o livro e nem as autoras. Gostei bastante da premissa dele, tenho certeza de que passa várias mensagens sobre o respeito, aceitação, e claro, o amor. O fato de ser divertido me anima ainda mais! <3
    Dica anotada!
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia a obra ou as autoras e, pela sinopse, esse livro não é definitivamente algo que eu leria.

    Não gosto de romances, ainda mais romances religiosos (embora o foco talvez não seja a religião). E, como você disse, acaba não sendo muito fluido... Infelizmente, acho que deixaria essa leitura passar...

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  21. Olá! Normalmente a garota que é virtuosa e o cara provocante. Mas que bom que a autora inverteu os papel, pois já vi essa inversão na vida real também. Que bom que a curiosidade de saber o desfecho da história fala mais alto do que a leitura que não flui em alguns capítulos. Beijos'

    ResponderExcluir
  22. Oi Natalia,

    Quando pego livros com capítulos que não fluem bem, mesmo que seja só alguns tenho dificuldades de continuar, e sendo romance então, já costumo fugir de romances normalmente.
    Acho que vou passar a dica.

    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  23. Oi Nathália, a premissa desse livro me chamou a atenção. Certeza que Miguel não ficará preso ao seminário somente pela vontade da família. Acredito que deva ser uma leitura bem envolvente, anotei a dica. Abraços

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Pra ser bem sincera, eu detesto novelas mexicanas, acho um porre, por tanto, quando fez essa comparação, eu desanimei totalmente. Lógico, sempre existe a coisa de se surpreender positivamente quando não temos expectativas, mas realmente não sei se leria esse livro.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir

® Faces em Livros | Layout por A Design - Ilustração por Graciele Paiva