RESENHA|| CONFIE EM MIM


Título: Confie em mim
Obra original: Hold Tight
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 317  

                              Avaliação: 
SKOOB || Onde comprar:  Amazon/Submarino

Preocupados com o comportamento cada vez mais distante de seu filho Adam - principalmente depois do suicídio de seu melhor amigo, Spencer Hill -, o Dr. Mike Baye e sua esposa, Tia, decidem instalar um programa de monitoração no computador do garoto. Os primeiros relatórios não revelam nada importante. Porém, quando eles já começavam a se sentir mais tranqüilos, uma estranha mensagem muda completamente o rumo dos acontecimentos:


Se você gosta de romances policiais com um leve suspense, Confie em mim é a escolha certa para você!

Harlan Coben autor de vários outros romances policiais, suspense e mistério como: Não conte a ninguém e Cilada. Ele foi vencedor de diversos prêmios, é o único escritor a ter recebido a trinca de ases da literatura policial americana e suas obras já foram traduzidas para 41 idiomas.

Em Confie em mim, Coben cria um romance que conta a história de vários personagens. e que no decorrer da narrativa, suas vidas acabam sendo entrelaçadas de alguma forma. Portanto, decidi comentar um pouco sobre cada história que julgo ser importante:

História 1: Marianne e o matador profissional

Marianne está passando por um momento muito difícil na sua vida. Separada e mãe de uma menina chamada Yasmim, que foi fruto de um casamento que não deu certo. Além de ter saído como culpada, resolveu deixar sua filha com o ex-marido e visitá-la raras vezes. No entanto, algo terrível pode acontecer com Marianne, pois alguém misterioso contratou um matador profissional para acabar com a sua vida. Mas, o que será que ela fez de tão grave para isso acontecer? Será que Marianne consegue escapar desse assassino?

História 2: O desaparecimento de Adam

Depois que o melhor amigo do seu filho Adam se suicida, Tia e Mike ficam bastante preocupados com o comportamento cada vez mais distante. Sem saber o que está acontecendo com Adam, Tia resolve instalar um programa de monitoramento no computador do garoto. Os primeiros relatórios não demonstram nada importante até que, certo dia, eles encontram uma mensagem muito estranha: “Fica de bico calado que a gente se safa.” 

Bem assustados com o que descobriam, Tia e Mike resolvem investigar mais a fundo a vida do filho e também fazer com que ele se aproxime cada vez mais da família. Por outro lado, tudo se torna mais estranho quando Adam combina para ir a um jogo com o pai, mas desaparece misteriosamente.

Acreditando que o garoto está em perigo, os pais não medirão esforços para encontrá-lo e entender tudo o que está acontecendo. O que será que aconteceu com Adam? Será que ele está envolvido no suicídio do melhor amigo?



História 3: Os conflitos da vida de Yasmim

Tia e Mike também têm uma filha chamada Jill, que é uma garota de apenas 11 anos, mas que demonstra ser bem madura para sua idade. Ela tem uma melhor amiga na escola chamada Yasmim e que está vivendo um momento muito delicado: sua mãe não dá sinal de vida há meses e ela vive sozinha com seu pai que ainda não conseguiu superar a separação.

Além dos problemas familiares, ela viveu um dos maiores traumas quando um professor resolveu fazer piada da sua aparência, comentando que ela tinha bigode. A partir daí sua vida vira um inferno na escola. Sem a mãe por perto e ainda sofrendo bullying na escola, Yasmim ao menos tem sua melhor amiga Jill para compreendê-la e ajudá-la no que for preciso.

História 4: Uma esposa infiel?
Susan é uma mulher esbelta e consegue chamar atenção por onde passa por conta da sua beleza. Ela é casada e mãe de Lucas. Mas nem tudo são flores para ela; Lucas está doente e precisa urgentemente de um transplante. Mas, na hora de fazer exames de compatibilidade, o médico - e vizinho Mike - descobre que não há possibilidade alguma do menino ser filho biológico do marido de Susan.

Após implorar a Mike que não comente nada com seu esposo, Susan precisa encontrar imediatamente alguém compatível com seu filho, nesse caso, o pai biológico seria o ideal. 

Susan guarda um segredo do seu passado no qual quer esquecer completamente e após Mike descobrir que Lucas não é filho do seu esposo, ela se vê desesperada e com seu segredo prestes a ser revelado. Será que ela foi realmente uma esposa infiel? Será que seu filho conseguirá ser salvo?

História 5: A mãe do suicida
Betsy é mãe de Spencer e está tentando sobreviver após a morte dele. Ela tem os gêmeos para cuidar, mas a dor de perder de um filho e, o peso por não ter feito nada persiste. Ela mata a saudade entrando em um site em homenagem ao filho, criado por seus amigos. E numa dessas vezes, ela encontra uma foto diferente entre as outras. É uma foto tirada no dia da morte de Spencer, mas o que chama a sua atenção são os vultos que estão atrás dele na foto. Ele não estava sozinho como todo mundo pensava até agora. 

Decidida a entender o que de fato aconteceu com seu filho, ela vai atrás de seus amigos para procurar entender o que ocorreu naquele trágico dia. Será que seu filho se suicidou ou foi assassinado? E quem eram aqueles vultos na foto no dia da morte do seu filho?


Em suma, Confie em mim aborda diversos temas como: preconceito, drogas, doenças, traição e falta de confiança.

A linguagem do livro é acessível e objetiva. Como podemos perceber acima, Coben narra separadamente a situação de diversas famílias, desde o drama vivido por quem conhece de perto o suicídio a quem já sofreu bullying. São muitos personagens e histórias que se entrelaçam, para que, no final, o mistério principal da trama seja solucionado.

É um livro com uma história de tirar o fôlego, que fará você não para a leitura até descobrir todo o mistério que há por trás de tudo. No entanto, o único ponto negativo foi o desfecho, que não supriu minhas expectativas, pois o autor não deu a devida atenção aos detalhes e me passou a impressão que quis terminar de forma abrupta. Por outro, é uma leitura que vale a pena pelo seu enredo, suas reviravoltas e pelo modo que nos envolve.




O que mais me chamou a atenção nesse livro, é como o tema família é abordado ao longo de cada história contada. Percebemos que a famosa frase “a grama do vizinho não é melhor do que a minha- casa perfeitamente com a obra, e que a falta de confiança e diálogo, muitas vezes, geram consequências estrondosas na nossa família.


“A confiança é assim. Podemos quebrá-la pelos melhores motivos do mundo, mas ela permanecerá quebrada para sempre.” p.309




17 comentários

  1. Oi, Pri!
    Do autor só li um livro e ainda assim senti a leveza de sua escrita, apesar dos temas abordados.
    Só ouço coisas boas desse livro. Minha curiosidade está aguçada há bastante tempo. Minha irmã tem o livro e não sei como ainda não o peguei emprestado.
    Uma pena que tenha tido uns pontos negativos para você, ainda assim acredito que o livro seja bom como você diz.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie amore,
    Tenho esse livro na estante, mas ainda não me chamou a atenção pra ler não.
    Agora lendo sua resenha vou colocá-lo nas próximas leituras.
    Gostei de saber que são várias histórias.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu gosto sim de romances policiais, apesar de nao ler com tanta frequencia. Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Só leio bons comentários, assim como na sua resenha, que me deixou ainda mais motivada e instigada para conhecer essa trama, que parece ser bem envolvente, heim?! Acho que irei adorar e não vejo a hora de ter meu exemplar em mãos!
    Boas leituras :)
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oie! Tudo bem? Não sou fã do Coben, já tentei ler alguns dos seus livros, mas infelizmente nunca me fecho com sua narrativa, mas fico feliz que tenha gostado da leitura! Mas dessa vez passo a dica!
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Olá! Adoro assistir romance policiais mais não experimentei ainda ler o gênero. Anotei a dica do autor Harlan Coben, pois se além de romance policial tem suspense e mistério deve me agradar. Haha' Achei bacana você contar sobre cada história. Tantas histórias que se une até pareceu novela. Haha' Que bom que a linguagem do livro é acessível e objetiva. Que pena que o desfecho foi um ponto negativo. Toda família tem problema, que bom que o livro abordou esse tema mostrando que a família do outro não é melhor. Beijos'

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Ainda não li nenhum livro do autor, apesar de amar romances policiais.
    Fiquei curiosa com a sua resenha e já criei algumas teorias de como essas histórias se intercalam.
    Eu já tinha vontade de conhecer as obras do autor, agora fiquei mais curiosa ainda.

    ResponderExcluir
  7. OOi!
    Estou começando a gostar do gênero recentemente, e esse acaba de entrar para a lista de desejados.
    Fiquei supeeer curiosa, principalmente o que significa essa mensagem que o garoto recebeu, e como essas histórias se entrelaçam.
    Nunca li nada do autor, e estou morrendo de vontade. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste da leitura! :) Já tinha ouvido falar do autor e a capa esta bonita!

    Bem, confesso que não sou muito de contos ou muitas historias diferentes no mesmo livro, mas isso de se entrelaçarem bem agrada-me! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Pri, tudo bem?
    Um amigo meu me recomendo essa obra e desde então tenho esperado por uma oportunidade para adquirir o livro, já que eu adoro romances policiais e se tiver um suspense então, melhor ainda. Achei super bacana o tema família estar envolvido em todos os casos e pela sua resenha já fiquei super curiosa sobre como o autor conecta todos os fatos. Já não vejo a hora de ler.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Oii tudo bem?

    Comecei a ler esse livro e não gostei, achei interessante você ter dividido a historia em historias, afinal uma das coisas q eu não gostei foi exatamente isto.
    Perdi até a vontade de ler Harlan apos esse livro.
    Bju Rafa

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito do Harlan, e não me perdoo até hoje por não ter pego o autógrafo dele na bienal de 2014. Eu tenho esse livro, mas ainda não li, acabei deixando na pilha junto com outros. Mas lendo teu post aqui, lembrei dele e me deu c=vontade de tomar vergonha na cara e tirá-lo da pilha.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Achei bem interessante a obra conter diversos personagens bem distintos e histórias que irão se entrelaçar no final a fim de solucionar o mistério.
    Os temas abordados são bem diversificados e de grande relevância, anotei a dica porque ainda não li nada do Harlan mas tenho muito interesse em conhecer sua escrita.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Nunca li nada dele, e estou bem animada para conhecer mais sobre a escrita do autor, principalmente quero saber como juntou vários temas, mas se manteve no foco da família; além de conseguir juntar 5 histórias diferentes num texto só. Vou anotar essa dica para ler o mais breve que der.
    Beijos,Lari.
    segredosdeumacerejeira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Já li Não Conte a Ninguém do autor e gostei bastante. Com o Harlan Coben é sempre bom manter o pé atrás, ele traz as surpresas mais inusitadas. Confie Em Mim já estava na minha lista de leituras para 2017 e sua resenha aumentou minha vontade de comprar o livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem por aí?

    O Coben é um dos meus autores favoritos e suas obras nunca me decepcionam. Infelizmente, ainda não li "Confie em mim", mas não vejo a hora de fazê-lo, principalmente depois que li suas impressões sobre a obra. Parece que o cara não decepciona ninguém, não é? Adorei a citação do final e super concordo, pois confiança é algo bem delicado.

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  16. Tenho vontade de ler algo desse autor, mas ainda não me dei a oportunidade para tal, pelo gênero não ser muito meu estilo de leitura.

    Se ele conseguiu entrelaçar tantas histórias assim, deve ser realment eum ótimo escritor! Mas pelo jeito essa obra não foi muito satisfatória, é péssimo quando senitmos a pressa do autor em terminar o livro!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  17. Olá tudo bem?
    Morro de vontade de ler algo do autor, aliás tenho aqui um dos livros dele e estou apenas aguardando pra começar. Gostei bastante da premissa e não sei dizer qual história me interessou mais.
    Estou bastante ansiosa para ler esse livro depois de um resenha tão boa como essa.
    Bjs, Mila

    http://esquadrao-literario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir