Resenha || 4x1 - SÉRIE: O LAR DA SRTa PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES




Título: O Lar da Srta Peregrine para Crianças Peculiares
Autor: Ransom Riggs
Editora: Intrínseca
Páginas: 336

Avaliação:


Sinopse: Milhões de cópias vendidas em todo o mundo! Traduzido para mais de 40 idiomas! Eleito uma das 100 obras mais importantes da literatura jovem de todos os tempos Tudo está à espera para ser descoberto em "O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares", um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas. “Mesmo sem as fotos, esta seria uma história emocionante, mas as imagens dão um irresistível toque de mistério. A narração em primeira pessoa é autêntica, engraçada e comovente. Estou ansioso para o próximo volume da série!” RICK RIORDAN, autor da série Percy Jackson e Os Olimpianos. “Um romance tenso, comovente e maravilhosamente estranho. As fotos e o texto funcionam brilhantemente juntos para criar uma história inesquecível.” JOHN GREEN, autor de A culpa é das estrelas. “Vocês têm certeza de que não fui eu quem escreveu esse livro? Parece algo que eu teria feito...” TIM BURTON




Como boas vindas ao mês de Dezembro, decidi fazer uma resenha especial para vocês: vou trazer uma rodada 4x1 de resenha da série que me encantou do começo ao fim e tem um espaço no coração: O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, e mostrar um pouquinho da forma em que esta série vem embravecendo muitos leitores.

Meu primeiro contato com esta obra, em que tinha como título "Orfanato" ao invés de "Lar", e, na época, publicado pela Editora Leya, foi há exato um ano, e comprei, sem saber sobre o que se tratava e sem nenhuma pretensão do que iria encontrar. 

O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares é uma fantástica obra de Ransom Riggs. Muitos, logo de cara, idealizam um terror bem pesado, mas o livro relata um suspense romântico. Sim, romântico! No enredo descobrimos uma história de amor quase impossível na sua aventura.

É uma história intrigante, cheia de mistérios, que deixam o livro ainda mais interessante. O toque especial fica por conta das peculiares e intrigantes fotografias que se entrelaçam de uma forma estupenda com a narrativa, despertando ainda mais a curiosidade do leitor! 

Jacob, desde sua infância, ouviu histórias incríveis de seu avô, Abe. Histórias até mesmo inacreditáveis sobre como foi chegar ao País de Gales com apenas 5 anos de idade, de viagens em navios, de estrondosas guerras e como sobreviveu a tudo isso. 

O livro possui onze capítulos, 336 páginas amareladas e letras aprazíveis para leitura, além do design gráfico incrível com tons de antiguidade, deixam uma pegada sobrenatural que encanta do começo ao fim. 

Particularmente, é uma das melhores histórias que já li. Foge agradavelmente do comum. 

Com os acontecimentos, batalhas, superação e paixões, o Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares nos convida a viajar por um mundo que parece ser feito de sonhos. É uma obra que fascina. É peculiar. Jacob com todos seus objetivos nos leva para uma jornada rumo ao extraordinário, onde nem tudo é o que parece ser. 

“Eu costumava sonhar em fugir da minha vida comum, mas minha vida nunca havia sido comum. Simplesmente não conseguira notar como ela era extraordinária.”






Título: Cidade dos Etéreos
Autor: Ransom Riggs
Editora: Intrínseca
Páginas: 384

Avaliação:



Sinopse: Cidade dos Etéreos dá sequência ao celebrado O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, em que o jovem Jacob Portman, para descobrir a verdade sobre a morte do avô, segue pistas que o levam a um antigo lar para crianças em uma ilha galesa. O orfanato abriga crianças com dons sobrenaturais, protegidas graças à poderosa magia da diretora, a srta. Peregrine.
Neste segundo livro, o grupo de peculiares precisa deter um exército de monstros terríveis, e a srta. Peregrine, única pessoa que pode ajudá-los, está presa no corpo de uma ave. Jacob e seus novos amigos partem rumo a Londres, cidade onde os peculiares se concentram. Eles têm a esperança de, lá, encontrar uma cura para a amada srta. Peregrine, mas, na cidade devastada pela guerra, surpresas ameaçadoras estão à espreita em cada esquina. E, além de levar as crianças a um lugar seguro, Jacob terá que tomar uma decisão importante quanto a seu amor por Emma, uma das peculiares.
Telecinesia e viagens no tempo, ciganos e atrações de circo, malignos seres invisíveis e um desfile de animais inusitados, além de uma inédita coleção de fotografias de época — tudo isso se combina para fazer de Cidade dos etéreos uma história de fantasia comovente, uma experiência de leitura única e impactante.


O livro I, "Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares", anteriormente lançado pela editora Leya, ganhou o título do meu livro preferido. Uma das minhas melhores leituras até hoje. Ansiava pela continuação do próximo livro, desde que finalizei a primeira leitura.

O segundo livro da série, Cidade dos Etéreos chegou com um toque a mais de aventura e teve um desenvolvimento mais rápido do que o primeiro volume da série. 

Ransom Riggs conseguiu prender o leitor ainda mais na trama, desde a primeira página até a última. Ressalto aqui que no primeiro capítulo do livro, Riggs teve o cuidado minucioso de retroceder um pouco a história e nos situar no tempo, já que toda a trama é rica em detalhes, relembrando sutilmente os acontecimentos e dando continuidade no enredo, sem perda de ritmo.  

É intenso de uma forma inexplicável. Cidade dos Etéreos foi uma das melhores continuações que li, começando exatamente onde O Orfanato da Srta. Peregrine acabou. 

A narrativa é desenvolvida pela visão de Jacob, personagem principal da trama, e que surpreende bastante pelo amadurecimento que adquire no decorrer da história, deixando de lado sua segurança e seus medos, para salvar a vida dos seus “companheiros de guerra”. 

O epílogo foi de tirar o fôlego. O Autor deixou o final em aberto, criando uma pontinha de curiosidade para o Livro 3, quando, após a última página, nos traz a degustação do primeiro capítulo da próxima obra, “Biblioteca de Almas”. 

Cidade dos Etéreos é arrebatador. É impossível descrever meus sentimentos e impressões aqui. Em muitas páginas me perguntei se aquilo não era real. Uma leitura envolvente muito mais que recomendada.

"Eu estava ali por um motivo. Havia algo que eu precisava fazer, não apenas ser; e não era fugir ou me esconder, muito menos desistir no instante em que as coisas começassem aparecer aterrorizantes ou impossíveis."






Título: Biblioteca de Almas
Autor: Ransom Riggs
Editora: Intrínseca
Páginas: 416
Avaliação:



Sinopse: Biblioteca de Almas é o último volume da celebrada trilogia iniciada com O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares. Neste terceiro livro, depois de sofrer com a morte do avô, conhecer crianças com habilidades peculiares em uma fenda temporal e partir pelo mar em uma busca desesperada para curar a srta. Peregrine, Jacob vai finalmente enfrentar a inevitável conclusão dessa turbulenta jornada. Jacob descobre uma poderosa habilidade e não demora a explorá-la para resgatar os amigos peculiares e as ymbrynes da fortaleza dos acólitos. Junto com ele vai Emma Bloom, uma menina capaz de produzir fogo com as mãos, e Addison MacHenry, um cão com faro especial para encontrar crianças perdidas.
Partindo da Londres dos dias atuais, o grupo vai percorrer as ruelas labirínticas do chamado Recanto do Demônio, uma complexa fenda temporal que abriga todo tipo de vícios e perversões. É ali que o destino de peculiares de toda parte será decidido de uma vez por todas. Tal como os volumes anteriores da série, Biblioteca de Almas une fantasia, aventura e sombrias fotografias de época para criar uma experiência de leitura única.



O livro III, Biblioteca de Almas, lançado pela Intrínseca, chegou ás livrarias em 20 de Agosto de 2016 com mais uma edição fantástica de capa dura e sobreposição.  Assim como o Livro II, tem o estilo hardcover, com jacket e páginas amareladas com diagramação e detalhes coloridos dando um toque bem “retrô” na história.

Biblioteca de Almas teve muita aventura e um desfecho surpreendente.  Desta vez, Riggs, não retrocedeu a história como houvera feito em “Cidade dos Etéros”, mas nem por isso deixou de ser uma continuação maravilhosa! 

Jacob narra novamente à história. Ele amadurece ainda mais, agora que foi “forçado” a aperfeiçoar suas novas habilidades que descobriu por acaso, já que o destino de sua amada Emma, de seus amigos e de todas as Ymbrynes, estava em suas mãos. 

No que tange os outros personagens, ressalto que a maior parte da história tem apenas Jacob, Emma e Addison no enredo “principal”, aparecendo, ao acaso, novos personagens como Sharon, Sr. Bentham, Nim. Os outros peculiares que nos acompanharam nos dois últimos volumes da série, vem a esta história como menção. A participação destes volta totalmente apenas no final da história.

Isso trouxe uma pegada diferente e de muita originalidade, pois a história com menos personagens, desenvolveu ainda mais rápido, pois querendo ou não, ficamos naquela ansiedade de querer saber logo o que tinha acontecido com os amigos peculiares.   

Riggs, novamente, traz as peculiares fotografias e assim como “Cidade dos Etéreos” ilustrou a narrativa em tempo real que, ao contrário do Livro I, nos trazia as fotografias no sentido de induzir o leitor a imaginar situações pretéritas. 

Biblioteca de Almas trouxe um final perfeito a toda história. Não sei se o motivo de achar esta trama PERFEITA está envolvida no fato de ter gostado tanto de todas as três obras, sendo impossível achar algum defeito na história. Deve ser, pois “O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças Peculiares” e suas duas continuações, “Cidade dos Etéreos” e “Biblioteca de Almas”, foram os melhores livros que li em toda minha vida. Uma história totalmente inesperada que, assustadoramente, me encantou do começo ao fim.

 É inexplicavelmente e intensamente apaixonante. 

 "- Não me importa se é perigoso. Eu não vou deixá-los para trás."


Título: Contos Peculiares

Autor: Ransom Riggs
Editora: Intrínseca
Páginas: 208
Avaliação:



Sinopse: O livro dentro dos livros, Contos peculiares é a coletânea de contos e fábulas citada ao longo da série O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares — o livro com as histórias que os jovens peculiares escutam sua protetora contar e recontar.Um menino que vira gafanhoto e foge com um grupo de gansos; uma princesa com língua de cobra à procura de um príncipe com quem se casar; canibais ricos que comem braços e pernas de peculiares que têm o dom de se regenerar são alguns dos personagens dessas narrativas que há séculos povoam o imaginário dos peculiares, oferecendo não apenas valiosas lições, mas também pistas para informações secretas, como a localização exata de certas fendas temporais, por exemplo. Compilado por Millard Nullings, o menino invisível acolhido no lar da srta. Peregrine, o livro inclui surpreendentes comentários e notas, além de um desfecho alternativo para a tocante história do gigante Cuthbert, já conhecida dos leitores da série.
Inusitado, surpreendente e divertido, Contos peculiares é ao mesmo tempo um delicioso complemento e uma porta de entrada para o rico universo criado por Ransom Riggs; um verdadeiro presente para quem não resiste à magia das boas histórias.



Contos Peculiares é o famoso livro onde contém as histórias de séculos anteriores à existência do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. É o livro em que se faz menção nos três livros da série e, contém todas lições que as crianças ouviram e aprenderam por toda vida.

Durante toda a trama da série é este livro que guia as Crianças Peculiares por todos os obstáculos, por conter informações das fendas temporais e como encontrá-las.

Do mesmo modo que o livro original é gigantesco, nosso querido garoto invisível, Millard Nullings, personagem das outras três histórias e narrador dos Contos, selecionou e nos proporcionou conhecer de perto os 10 contos favoritos dele e que segundo ele, são os que contém mais aprendizados.  

"Se você é da classe dos peculiares (e, se leu até aqui, espero, sinceramente, que seja), então este livro não necessita apresentação. Estas histórias provavelmente foram uma parte muito importante e querida de sua formação, e, enquanto crescia, você as leu ou as ouviu serem contadas com tanta frequência que poderia recitar as suas preferidas palavra por palavra. "

São 10 contos que somente quem se transformou em um verdadeiro peculiar vai entender. São contos curtos e com uma escrita totalmente agradável.

Ransom Riggs trouxe uma peculiaridade diferente neste livro. Ao invés das macabras fotografias, há desenhos em preto e branco em cada abertura de um novo conto, o que proporciona mais realidade nas histórias contadas e faz com que o leitor possa se sitar na ambientação de cada conto. 

Agora, que me considero parte deste universo peculiar, afirmo com precisão que esta foi a melhor série de toda minha vida e estará em primeiro lugar para sempre. 


Esta é a minha deixa! Foi um enorme prazer contar um pouquinho mais sobre a MELHOR SÉRIE DO UNIVERSO. 

Já leu algum? Ficarei feliz em saber um pouquinho da opinião de vocês. 

24 comentários:

  1. Olá
    Que post maravilhoso! Eu quero muito começar a ler essa série e esse é um dos meus objetivos literários para o próximo ano, se Deus quiser haha. Suas considerações me deixaram ainda mais animada para conferir, mesmo porque tinha detalhes que eu desconhecia e agora tenho questionamentos sobre certas coisas <3 AMEI!!!!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Tenho muita curiosidade em ler esse livro e fiquei surpresa quando você disse que encontramos um suspense romântico na história, eu esperava algo mais voltado para o terror. Já dei uma folheada na obra e concordo que o design gráfico está maravilhoso com todo tom de antiguidade. Os outros livros da série também parecem ótimos e mal posso esperar para conferir!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda, aorei essa ideia 4x1. Conhecemos 4 livros de uma vez e sem icar cansativo. Sempre vejo esse livro em prateleiras com destaque nas livraras, mas ainda não tive coragem de adquirir, mas esta na lista. Adorei poder saber que há uma continuidade na historia, pois ainda não tinha lido as sinopses de todos os livros por medo de ler spoiler, mas após vc dizer que são os melhores livros que vc leu na vida, certamente elevou meu interesse. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Oi lindona, o primeiro livor foi uma das melhores surpresas no meu ano literário. Achei a construção de mundo perfeita e mega me envolvi com o Jacob e os peculiares. Ainda não li os dois outros livros, mas estou muito empolgada com a série.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Nossa que cosia incrível é essa? São todas resenhas favoritadas é isso mesmo o produção? Eu sou louco para ler toda a série mas num tenho dinheiro pra essas edições lindas da intrínseca. Espero poder ler mesmo o que com livros emprestados, e amar tanto quanto você amou adorei essa resenha conjunto. Até mais ver
      Bjs

      Excluir
  5. Olá!
    É a primeira resenha que leio sobre essa série e achei bacana a apresentação 4x1. Sua empolgação e impressões me deixaram fascinada e curiosa para acompanhar a jornada do Jacob. Estou louca para conferir essa trama perfeita e apaixonante!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Adorei a forma que fez a resenha, porém achei um pouco extensa. Claro que para falar um pouco sobre os três livros não tinha outra forma né?! rsrs
    Ainda não consegui fazer a leitura da série, mas tenho visto muitas críticas positivas acerca dos livros. Porém, não vi muitos comentários animados sobre o filme e muitos dizem que foi uma péssima adaptação.
    Pela sinopse realmente achamos que será um terror e fiquei espantada quando li que é um romance!!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu não li esses livros, mas eu amei o filme. Acho que criei um bloqueio quanto a esse livro por causa dessas capas. É só eu que acho ela feia e sem graça? Acho que não tem nada a ver com o livro, mas as histórias são fantásticas. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Amanda... meu Deus que forma espetacular de resenhar essa série!! Adorei ler a resenha dos quatro livros juntos como se fosse uma continuação, como de fato é!
    Eu quero muito ler essa série, muito mesmo e confesso que agora eu to me segurando muito para não correr para o submarino e comprar hahaha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  9. Oie tudo bem? Amei o post.
    Eu tenho os 3 livros da serie o meu primeiro livro também é a edição da leya e não vejo a hora de comprar a edição da intrínseca que esta muito linda. Os dois outros eu comprei recentemente já com a edição da intrínseca capa dura só que ainda não li fiquei muito empolgada com o lançamento do filme mais fui esfriando. Pra quem curte fantasia é realmente uma leitura muito boa pretendo ler tudo no comecinho de 2017 pretendo gostar tanto quanto você.
    BJU
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  10. Olá Amanda,
    Adorei esse apanhado geral das obras e fiquei muito contente por saber que essa é a melhor série da vida. Minha amiga está louca para que eu leia os livros, mas ainda não tenho todos os volumes.
    É muito legal saber que o terceiro livro dá um final perfeito para a história.
    Acho que essa série será uma das primeiras que lerei no ano de 2017.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Oi Amandaa, acabei de ler o primeiro, quero muito ler os demais, não vejo a hora de adquiri-los. Beijoss.

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Que post completo! Eu to com o primeiro volume da série para ler, mas ainda não tive coragem porque detestei o filme. Mas lendo suas resenhas, fiquei mais curiosa e instigada a ler. Deve mesmo ser fascinante e peculiar a história, amo fantasias. Espero poder ler tudo ano que vem :)

    bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oie
    uauuu que bom que gostou tanto assim da série, parece ser muito legal mesmo, quero ver o filme ja que nao lerei em breve por falta de tempo, gostei de ver as resenhas do livro e saber mais

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Sério, suspense romântico? Amo histórias de amor quase impossíveis, e a presença de uma com certeza é um atrativo e tanto pra ler os livros. Confesso que não li a série até hoje por medo, mas pelo jeito posso ler tranquila. Adoro coisas que fogem do comum e fico feliz de saber qur você gostou tanto assim! Tenho só o Contos Peculiares por enquanto, mas assim que puder vou comprar os outros para conferir.

    ResponderExcluir
  15. Olá <3
    Até então não li nenhum livro, mas tenho que confessar que minhas expecativas estão lá em cima para poder conferir a obra, estou só esperando pegar uma grana extra por que vi alguns dos livros em promoção.
    Depois de ler essas resenhas fiquei com mais vontade ainda de ler, o enredo desse livro me agrada e creio que será uma leitura bem fluida, espero poder fazer em breve a leitura e gostar tanto quanto você <3

    ResponderExcluir
  16. Olá =) Saber que no primeiro livro foi uma das melhores leitura que você fez, Que no segundo o personagem principal surpreende bastante , o terceiro é intensamente apaixonante e no final da quarta resenha você afrima ser a melhor serie só aumentou minha vontade de ler. Adorei você ter resenhado todos de uma vez. Beijos'

    ResponderExcluir
  17. Adorei essa resenha 4x1, rsrs. Eu quero muito ler essa série, mas estava esperando a intrínseca lançar o primeiro livro novamente para ter na estante todos iguais. As edições são lindas!
    Eu ainda não assisti ao filme, mas quero fazer isso só depois de ler mesmo. A trama é bem envolvente, gosto deste tipo de leitura. Fico empolgada para iniciar logo a leitura.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. Oiee, sabia que vou te imitar nessa ideia de resenha tripla, ops quadrupla.rs. Tenho uma vontade enorme de ler esta trilogia, e realmente é uma história que encanta pleos personagens pela fantasia criada.
    Assisti o filme, mas me falaram que o filme não foi fiel ao livro, e vendo suas impressões do segundo livro, fiquei curioso com este epilogo, onde o autor deixa um final em aberto para o livro 3. O livro de contos também é bem interessante, acho que completa tudo o que faltou nos livros.

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Nossa, que ótima postagens!
    Falou de todos os livros, onde podemos saber mais da série como um todo.
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas espero ler em breve. Quero também assistir o filme, para conferir como ficou a adaptação dessa história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Adorei a reunião de toda a série em uma única postagem, fica bem completo.
    Por mais que tanta gente elogie muito essa série, não consigo ficar empolgada para ler, planejo até assistir o filme antes para ver se dou uma animada, porque pareço estar perdendo muito.
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  21. Oiee ^^
    Gente, os quatro foram favoritados *-* Minha irmã comprou o primeiro volume na Black Friday, mas ainda não lemos. Espero fazê-lo em breve, porque também estou querendo ver o filme e ler os outros livros (meu amigo leu e indicou). Saber que você gostou tanto dos livros me deixou ainda mais animada, pois não é sempre que isso acontece, né?
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li esses livros, mas apesar de não ser um gênero que costumo ler, eu tenho muita curiosidade porque a premissa é muito interessante e só vejo bons comentários sobre os livros. Parece ser uma história bem fora do comum mesmo e eu sou apaixonada nessa diagramação.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Ainda estou no primeiro, mas posso dizer que estou adorando. Fiquei um pouco com pé atrás quando vi a capa e a sinopse, mas depois de algumas opiniões acabei ficando mais animada a realizar a leitura.
    Bjs.

    ResponderExcluir

® Faces em Livros | Layout por A Design - Ilustração por Graciele Paiva