INTERCULT|| ÁGUA, QUERIDA ÁGUA






Sabemos que mais de 70% do nosso corpo é composto por água, como também, maior parte do nosso planeta é composto por água. Ela é essencial para as pessoas no dia a dia. Mas esse recurso natural vem sofrendo grandes percas nos últimos anos.

Hoje, venho falar aqui para vocês mais como um desabafo, em especial no meu estado: Paraíba. Sei que o Brasil passa por um momento de dificuldades, afinal, não é fácil ligar a TV e ver que nossos direitos estão sendo retirados, ou mesmo, que oportunidades que antes tínhamos não teremos mais.

Campina Grande, na Paraíba, é conhecida como rainha da Borborema por estar localizada entre as serras da Borborema. A Cidade do maior São do Mundo, hoje, passa por um racionamento sério de água. Há quase um ano nossa cidade e algumas cidades vizinhas esperam a chuva cair para alimentar o açude de boqueirão.

Conhecido como açude Epitácio Pessoa, este vem sofrendo pela escassez de água. Informações trazidas pelo site G1 são que o nosso açude está com apenas 6,9 % da capacidade geral, para abastecer nossa cidade e outras da região. 


Há um tempo nosso estado passa por uma seca terrível que vem assolando a região. Esse ano quase não ouvimos falar em chuvas! É triste, não é?!

Não para por aí! O racionamento feito em nossa cidade é: temos água três vezes na semana e, nos outros dias? Ficamos sem. Tudo para que a água chegue pelo menos até 2017. Além disso, o açude chegou ao seu volume morto. Para quem não sabe, é o volume mais profundo de água dentro de um reservatório ou açude.

O que dói? Não saber o nosso destino, nem mesmo saber se haverá de fato a transposição do rio São Francisco. Não há a quem culpar nesse momento, porque o que precisamos de fato são soluções cabíveis, e políticas públicas que ajudem a sanar parte dessa perda.








Quer saber mais? Vejam essa matéria realizada pelo JPB de nosso estado. CLIQUE AQUI.






11 comentários:

  1. poxa,uma pena isso estar acontecendo... espero que haja alguma providência por parte do governo para não deixar a região sem água...aqui em PE tbm há cidades com racionamento...onde eu moro tem...

    Campina Grande é a terra natal de meu pai...

    bjs...

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda, que bom ver alguém empenhado nos problemas da cidade e do planeta como um todo! Parabens pelo post, vamos torcer pela melhora dessa situação :D

    ResponderExcluir
  3. É realmente muito triste essa situação, não só aí, mas em tantos outros que passam pela falta d´água. Muitas pessoas não tomam consciência e esbanjam, como já presenciei várias vezes ou mesmo agridem a natureza, afetando todo o meio ambiente. Infelizmente faltam ao político interesse para tentar meios viáveis de aliviar a situação.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  4. É realmente muito triste ver essa situação acontecer, a água deveria chegar para todos e saber que hoje ainda sofremos com a falta dela é lamentável.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Amanda.
    Realmente é muito triste saber sobre isso, dá um dor no coração só de pensar a barra que vocês estão aguentando aí.
    Só o que posso fazer neste momento é desejar-lhe força!

    ResponderExcluir
  6. Olá Amanda!
    É triste saber que chegamos a esse estado. Aqui na minha cidade acredito que esse ano choveu mais que o ano passo, pois o ano passado nem se via sinal de chuva. As pessoas costuma reclama da chuva, mas ela tem um grande valor. A maioria dos estragos que ela causa é por causa do homem mesmo, como alagamentos das via, coisa que podia ser evitado se as pessoas não jogasse lixo na rua e a prefeitura criasse ruas mais preparadas para a chuva forte. O que nos resta é tentar fazer o mundo melhor fazendo a nossa parte, não ficar esperando que outra pessoa faça, é sim fazer o nosso melhor para dá exemplo ao próximo. Torço para que a sua cidade melhore, para que o mundo melhore.

    ResponderExcluir
  7. Menina, que tristeza! E aqui em São Paulo está chovendo quase todos os dias! Como diria um tio meu, uns com tanto e outros sem nenhum...
    Vamos torcer para que essa situação mude e para que o governo da Paraíba invista em medidas para captação da água e reservas.
    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Que triste essa situação.
    E sabe o que me revolta? é ver o desperdício de água aqui na minha cidade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Amanda!
    Que situação terrível e sabe o que me deixa mais preocupada: É perceber que isso não é comentado nos jornais e que são poucas as matérias que mostram nossa atual realidade. Vamos torcer para que o governo de Paraíba tome alguma medida!!!

    ResponderExcluir
  10. Que triste tudo isso! Oro para que a situação melhore em seu Estado. O pior é que além da própria ordem climática, ainda tem o homem que só dificulta o trabalho que a natureza fornece. Lamentável!
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Que situação mega triste. É incrível como falta de planejamento e falta de interesse político pode afetar. Claro que temos a questão ambiental, mas isso poderia ser facilmente resolvida com um bom planejamento. Desejo que isso acabe logo porque água é o que nos faz viver.
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

® Faces em Livros | Layout por A Design - Ilustração por Graciele Paiva