ENTRE LIVROS E FILMES || FILMES NATALINOS







O Natal é uma das épocas mais lindas e decorativas do ano. Além de ser um momento em que nos tornamos mais sensíveis à todos e tudo ao nosso redor, muitas vezes, cresce em nós um prazer inexplicável de querer estar mais perto e fazer o bem a quem tanto amamos. Muitos comemoram com as suas crenças e outros comemoram só como um momento de afeição e carinho junto aos familiares.

Por isso, na maioria dos casos, quando pensamos na época natalina, já imaginamos uma casa toda enfeitada com objetos natalinos, todos os seus familiares juntos, uma ceia linda e bebidas energéticas; logo mais trocam presentes entre si e festejam o resto da noite em clima de muito amor e alegria. 

Mas você tem alguma ideia de quem foi um dos maiores contribuintes para que o Natal fosse festejado do jeito que é? Acertou se pensou no cinema! Sim, o cinema hollywoodiano lançou as tendências natalinas na qual influenciam até hoje vários países ao redor do mundo. Ou seja, se você tem essa mesma ideia de Natal, citada acima, provavelmente você deve ter assistido algum filme que tenha uma cena muito similar, pois a Sessão da tarde e o final do ano da rede Globo sempre fazem questão de rechear nossos finais de tardes e noites com filmes que guardamos eternamente na nossa mente, muitas vezes por serem engraçados ou por nos mostrar algo marcante ou cativante.

    Pensando nesses filmes, que com certeza marcaram a minha vida, selecionei alguns que sempre irão fazer parte das nossas vidas nessa época acolhedora!

1 A Charlie Brown Christmas || O Natal de Charlie Brown (1965)




O Natal de Charlie Brown é um curta-metragem (especial de TV) norte-americano com apenas 25 minutos, porém teve uma importância histórica: Foi a primeira aparição de Charlie Brown, Snoopy, Linus e cia nas telinhas, após anos brilhando apenas nas tirinhas de jornais e nos quadrinhos Peanuts de Charles Schulz.

Um dos filmes mais lindos e que mais representam o espírito natalino! Na trama, Brown está incomodado com o fato de que as pessoas ligam mais para o lado mercadológico do Natal do que para os sentimentos, e significados por trás da data.

O Curta recebeu altas classificações e elogios dos críticos. Foi homenageado com um Emmy e Peabody Award. E, desde então, tornou-se uma emissão anual nos Estados Unidos e sempre vai ao ar durante a época natalina.

                 







2 Home Alone | Esqueceram de mim (1990)

                                   
Quando o "levado" Kevin McCallister, de oito anos de idade, não se comporta na noite antes de uma viagem da família para Paris, sua mãe o faz dormir no sótão e ele deseja que sua família não estivesse em casa. Após os McCallister irem para o aeroporto sem Kevin, que acorda e assume que o seu desejo de não ter família tornou-se realidade, ele percebe que dois vigaristas planejam roubar sua residência e que, sozinho, deve proteger a casa da família.

Se você foi uma criança entre o final da década de 90 e o início de 2000, com toda certeza, conhece esse menino levado, que lhe tirou altas gargalhadas enquanto o assistia aprontando e se safando de todas as coisas na Sessão da tarde! É um filme memorável e que nos cativa de todas formas por mostrar como nossa família é importante e o valor do verdade amor.










3 Christmas with the Kranks | Um Natal muito louco (2004)


Após passarem toda a sua vida celebrando o Natal, felizes e seguindo todas as tradições natalinas, Luther e Kora Krank sabem que esse ano será diferente, pois terão que celebrar a data sem a presença da sua filha. Cansado e farto de toda as tradições natalinas, Luther vê um cartaz exposto em uma agência de viagens, anunciando uma excursão ao Caribe. Ao fazer as contas Luther percebe que, caso sua família não tenha uma festa natalina, ele e Nora poderão viajar. Inicialmente, Nora discorda da ideia achando inapropriada, mas acaba concordando e ficando empolgada com os planejamentos.

No entanto, quando os vizinhos se dão contam que os Kranks não vão participar da celebração natalina, que é uma fiel tradição do bairro, eles começam a querer explicações e tentam sabotar o plano do casal. Decididos a irem assim mesmo, enquanto estavam fazendo a mala para viajar, algo inesperado acontece: Sua filha Blair liga avisando que irá passar o Natal com os pais e levará o novo namorado junto. Desesperados com a notícia, os Kranks tentam reverter os planos e planejar um natal para sua adorável filha, mas acabam se metendo em várias encrencas e desavenças.

É uma comédia que, com certeza, arracará de você boas risadas e no final tem uma reflexão bem fofinha sobre o amor ao próximo e arrependimentos.








4 The Polar Express || Expresso Polar (2004)


Expresso Polar é baseado no livro homônimo de 1985, escrito e ilustrado por Chris Van Allsburg, um dos nomes mais respeitados da literatura infantil.

A trama envolve um garoto que não acredita mais no Papai Noel, mas que em determinado dia se vê em meio a uma verdadeira aventura natalina, a bordo de um trem misterioso, com várias outras crianças com destino ao Polo Norte.

É um filme que vale a pena assistir por ser recheada de cenas artísticas e me atrevo a dizer poéticas, pois dá para sentir a presença da magia do Natal ao assistir.

( Às vezes, as coisas mais verdadeiras do mundo são aquelas que não podemos ver -Tradução livre )




5 How the Grinch Stole Christmas || O Grinch (2000)

O Grinch é um queridinho meu; lembro-me que assistia inúmeras vezes quando era criança e me encantava cada vez mais sempre que chegava ao final do filme.

O longa é uma adaptação do livro de Dr. Seuss para crianças “How the Grinch Stole Christmas” (Como o Grinch robou o Natal), na qual foi adaptada para o cinema e estreado pelo brilhante Jim Carrey!

O Grinch é uma criatura verde e mesquinha que odeia o espírito de Natal. Quando era criança, foi gozado pelos colegas, devido ao seu aspecto. Tempos depois, ele resolve fugir e refugiar-se no alto de uma montanha, numa caverna, com o seu cão Max, alimentando-se de lixo e fazendo máquinas avançadas a partir de sucata. Odiando o Natal, ele pretende estragar a festa dos moradores da Cidade dos Quem, roubando presentes e enfeites com a ajuda de seu cãozinho Max. Porém, as coisas não saem como planejado e dentro do coração frio e cheio de amargura, algo estará prestes a acontecer que mudará para sempre sua vida.

(Ajude-me! Eu estou...SENTINDO! – Tradução livre)





6 Christmas Carol || Os Fantasmas de Scrooge (2009)


Um longa baseado na história do livro “Um conto de Natal”, do escritor Charles Dickens!

O Natal se aproxima e, como sempre, Ebenezer Scrooge mantém seu desprezo pela data. Milionário e muito mesquinho, ele só pensa em dinheiro e não dá espaço para a emoção em seu coração, maltratando Bob Cratchit, seu fiel assistente, e ignorando seu sobrinho Fred. Com a morte de seu sócio, Ebenezer recebe a visita de três fantasmas do Natal: do passado, do presente e do futuro. Cada um deles, levará o velho ranzinza para uma viagem que o ajudará a refletir melhor sobre sua vida passada e a escolha que fará para o futuro.

O filme é bem emocionante e conta com atuações de Jim Carrey e Colin Firth.





7 It's a Wonderful Life || A felicidade não se compra (1947)


Além de ser um clássico, trata-se de uma obra para se ver e rever! Foi indicado a cinco prêmios Oscar e, conta a história de um homem que tem uma vida difícil e decide se jogar de uma ponte na época do Natal. Ele, no entanto, recebe a visita de um Anjo e passa a repensar sua escolha.

O filme conta com atuações marcantes de James Stewart, Donna Reed e Thomas Mitchell. E, ao final, será difícil não ficar com "Auld Lang Syne" na cabeça.








8 The Nightmare before Christmas| O estranho mundo de Jack (1993)


É uma animação natalina que foge do padrões, com um visual sombrio e exótico, porém não deixa de ser um longa muito bonito e cheio de canções animadas!

Escrito e produzido por Tim Burton, o longa gira em torno de uma cidade que só comemora o Halloween. Após verificar o espírito natalino de outra vizinhança, Jack decide que a população do local deve promover seu próprio Natal.





9 Edward’s scissorhands | Edward Mãos de Tesoura (1991)


Não é exatamente um filme sobre o Natal, mas é um dos mais queridinhos de todos e que se passa nesta época calorosa do ano.

Edward é a "criação" de um velho inventor, que vem a falecer antes de ter chance de terminar seu último trabalho: criar um completo homem de carne e osso, deixando-o sem nenhuma das mãos e completamente sozinho, na mansão sombria onde somente os dois moravam. No lugar das mãos existiam tesouras com as quais esculpia e cuidava do jardim da mansão.

 Algum tempo depois, uma senhora muito simpática e atenciosa, chamada Peg, que trabalha vendendo produtos cosméticos, decide ir visitar a mansão de aparência meio sombria, para tentar vender seus produtos; mansão essa que ficava um pouco afastada da cidade. Ao entrar na mansão, depara-se com Edward e percebe que o rapaz estivera completamente sozinho durante muito tempo. Peg não consegue abandoná-lo lá e resolve levá-lo para passar um tempo na cidade, junto com a família dela, o que causa muita agitação por parte de seus vizinhos e familiares.

E muita coisa irá acontecer. Edward entrará em muita confusão e pela primeira vez o seu coração, quase humano, sentirá o que é amor e decepção.                                       







Espero que algum desses filmes tenha mexido com você ou representado alguma coisa na época de Natal! 


“Merry Merry Christmas to all “

.

3 comentários

  1. Olá!

    Nossa que post extenso kkk. Bom, de todos só assisti e marcou minha infância foi Esqueceram de mim, todos eles. É um filmes que acredito faz parte da vida de todos nós. Ótimas dicas, vou tentar assistir os demais.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Pri,
    Esses filmes são ótimos para assistir no Natal *-*
    Meus preferidos são: Esqueceram de Mim, O Grinch, Expresso Polar, Edward mãos de Tesoura e O Estranho mundo de Jack. Não lembro de já ter visto A Felicidade não se compra, mas devo ter visto e assistido, só a memória que é péssima mesmo ohahaha.
    Vou anotar as dicas para assistir de novo.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Quantos filmes que fizeram parte da minha infância! < 333
    Edward mãos de tesouro é um filme que eu assisti 37993038 vezes e nunca enjoei!
    Esqueceram de mim eu também adorava. *--*
    Faz tempo que não assisto um filme natalino, acho que vou pegar algumas das dicas.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir