RESENHA|| Harry Potter e a Criança Amaldiçoada


Título: Harry Potter e a criança amaldiçoada
Título Original: Harry Potter and the Cursed Child
Autores: J.K. Rowling, Jack Thorne & John Tiffany
Editora: Rocco
Páginas: 420
Lançamento: 2016

Avaliação: 

Sinopse: Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados.


Uma nova história pra acabar com o meu coração. Eu pirei geral quando soube do lançamento e para garantir o meu exemplar eu cheguei na livraria meia hora antes dela abrir (pode acreditar, aqui em Campina Grande isso significa muita coisa). JK é muito linda por nos presentear com mais uma obra magnífica! Enfim, vamos começar logo essa resenha antes que me esqueça ( se você não conhece os outros livros esta resenha pode conter Spoiler).





"É essa a questão, não é? Nas amizades. Você não sabe do que o outro precisa. Só sabe que precisa. p.121" (trecho adaptado)

Depois de derrotar o Lord das Trevas na Batalha de Hogwats, após 19 anos... Harry Potter trabalha no Ministério da Magia como diretor de Execução das Leis de Magia e, tem 3 filhos com Gina (aquela mesma da Câmara Secreta). Weasley: Thiago Potter (homenagem ao pai de Harry), Alvo Severo Potter (nem preciso dizer quem está sendo homenageado) e Lilian Potter (homenagem à mãe de Harry). A história se inicia no período em que Alvo vai para seu primeiro ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwats; ele está bastante apreensivo, pois teme pertencer a Sonserina por esta ser a casa tida como "do mal" e os bruxos das trevas saírem geralmente de lá. 

Ao chegar em Hogwats (amo pronunciar essa palavra ❤️ soa tão bem) tudo o que Alvo não queria acontece: ele vai para Sonserina. Lá ele conhece Escórpio Malfoy (você deve estar com a cara no chão, eu sei ) e, apesar dos boatos que rondam o nascimento de Escórpio,  Alvo se aproxima dele e ambos se tornam amigos verdadeiros. Os boatos contam que Lord Valdmort (aquele sem nariz, lembra?) teve um filho (bocas abertas) e que Escórpio seria essa tal criança. Apesar de ninguém no ministério acreditar nesse boato, sabemos que isso não é suficiente para abafar essa história.

"Não podemos proteger os jovens de mal algum. A dor deve vir e virá. p.122"




Depois que esse boato sobre Valdemort surgiu, há muitos anos, a Ministra da Magia Hermione Granger  ordenou que todos os vira-tempos, aparelhos usados pra voltar no tempo, fossem procurados e destruídos, para a segurança de todos. Há uma mudança no tempo da história e agora Alvo está em seu quarto ano em Hogwats. Sua relação com Harry não está nada boa. até mesmo porque Alvo não gosta de ser visto como filho "herói" que salvou o mundo dos bruxos. 

Um pouco antes de partir pra Hogwats, Alvo escuta uma conversa de seu pai com Amos Diggory, pai de Cedrico Diggory. Ele insiste para que Harry use o vira-tempo encontrado para salvar seu filho da morte. Harry diz que o Ministério não tem nenhum vira-tempo, mas, Alvo fica pensando nisso. Ele quer ajudar Cedrico a sobreviver, pois acredita que sua morte foi culpa do seu pai e ele tem que mudar isso.



No expresso Hogwats, Alvo Severo conta tudo que ouviu para Escórpio e o convence a ajudá-lo nessa loucura. Juntos, decidem saltar do trem e procurar o pai de Cedrico para informá-lo. Ao chegarem na Casa de repouso onde Amos mora e explicarem a situação, o Sr. Diggory concorda com os garotos, porém eles terão que levar sua sobrinha, Delfi Diggory. Os três partem para o Ministério da Magia, roubam o vira-tempo e embarcam para o passado para salvarem Cedrico. Pessoas serão testadas. Escolhas passadas que decidiram o futuro do mundo da magia. Para a luz ou para as trevas. O que acontecerá nessa aventura?

"Tenho a impressão de que... talvez... você esteja cego pelo amor [...]"


                                                       


Instigante e surpreendente é a descrição para essa obra. Uma história muito bem montada e escrita, contendo um desfecho incrível. JK soube retratar muito bem o valor da amizade e a importância de termos os que amamos ao nosso lado. A relação de Alvo e Escórpio é inesperada, muito linda, o que nos mostra que a verdadeira amizade pode vir de qualquer pessoa, até dos mais discriminados,  postos às margens sociais por causa do seu passado ou do histórico de sua família. 

Aqui vale destacar a instabilidade de relacionamento entre pai e filho (Harry/Alvo). O filho passando por mudanças que o pai não consegue lidar muito bem, até compreender toda a transformação que Alvo passou (quem nunca discutiu com os pais na puberdade que atire a primeira pedra-filosofal). Um livro fantástico, desde a capa até a diagramação, que mais uma vez conseguiu  arrancar suspiros (já estou querendo filme - ansioso e sem ar).

Recomendo a leitura aos fãs da magia e dessa série que mudou o mundo fantástico e até mesmo o mundo cinematográfico. Uma história que vale a pena ler, reler, ou mesmo presentear.



                   

"Existem coisas que a morte não pode tocar. Pintura... e lembrança...  e amor. p.276"

22 comentários

  1. Olá.
    Amo o Harry, acho os livros ótimos. esse não conhecia, mas a dica já está super anotada.
    Quanto a sua resenha ficou ótima, você conseguiu abordar o assunto muito bem. Parabéns pela escrita e continue sempre.
    beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!! Fico feliz que tenha gostando!! É um livro ótimo, você vai gostar bastante!!

      Excluir
  2. Oooi , confesso que não curto Herry Potter, pois nunca conseguiu prender completamente a minha atenção! Mas a a resenha ficou muito boa, na verdade você tem uma ótima escrita então obviamente tudo fica bom kkkk
    beeijos
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs Obrigado!! É uma pena você não gostar de HP pq essa é uma das melhores séries já escritas!!! KKK

      Excluir
  3. Me interessei bastante! Sabia do lançamento, mas não sabia se valeria a pena ler... Colocarei na lista de próximas leituras, mesmo achando que na minha opinião, a saga já está completa sem esse "bônus" haha
    Beijos
    http://encontrosliterarioslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A saga é realmente fantástica! Acredito que esse bônus seja só pra matar pouco a saudade!! Vlw por comentar ^^

      Excluir
  4. Oie
    muito legal sua resenha, tenho ouvido bastante elogios e parece ser muito legal mesmo, os fãs estão pirando imagino eu e estou bem curiosa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Piramos geral!!! Hahahahha Uma leitura que vale a pena!!! Obrigado pelo comentário!! ^^

      Excluir
  5. Oi Wesley,
    Nunca li Harry Potter, mas pelo que vi dos filmes é muito bacana e ainda sim deu pra entender sua resenha direitinho. Parece que a história meio que se repete, não?
    Vou deixar a dica para a posteridade caso um dia eu chegue a ler HP.
    =D
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs Os filmes são muito bons!!! E também são bastante fiéis aos livros (claro que não totalmente) !! Se repete e não ao mesmo tempo! Rsrsrs

      Excluir
  6. Adorei suas fotos e sua resenha! Não deu spoilers! Tem gente que não conhece se segurar e estraga a leitura dos outros --' Eu também já li e fiquei louconaaaaaaaaaaa! Tantos anos esperando... foi muita emoção. E JK sempre arrasando, né? E uma coisa, flor. É ''Lord Voldemort'' :)

    :*

    wwww.cantaremverso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JK acabando com os nossos corações!! É verdade linda!! Kkkk Escrever de madrugada dá nisso (onde estão os corretores enfeitiçados pra me ajudar numa hora dessas ??? Rsrsrs)

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Muito boa sua resenha, pena que eu não sou fã do Harry Potter. Só assisti um dos filmes até agora. Mas certamente fará sucesso como sempre, ainda mais com um enredo instigante.
    Bjos,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste os outros filmes, são todos muito bem produzidos!! Vale muito a pena se você tiver curtido o primeiro! Abraços !

      Excluir
  8. Wesleeey, estou loucaaa para ler esse livro! E que Potterhead que não leu ainda não está?
    Não vejo a hora de reviver, voltar à esse mundo... Espero que seja em breve.
    Sua resenha só me deixou ainda maaais ansiosa pela leitura! haha
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar cada página!!! A leitura flui muito rápido!! Maravilhoso!! Leia e me diga o que achou depois!! Obrigado por ler minha resenha, fico muito grato *--* Beijos !!

      Excluir
  9. Que isso Wesley tive que tomar aguá com açúcar, kkkkk
    Estou muito ansiosa para ler esse livro, sou muito fã de HP e perdi as contas de quando li e assisti todos esses filmes. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Wesley, prazer, sou uma alienígena que não leu nada do bruxinho e nem mesmo viu os filmes. Para quem é fã o livro deve ser uma leitura e tanto, mas para mim, apesar da capa que amei, não pretendo ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sra. Alienígena!! Prazer em tê-la por aqui! Se realmente não faz seu gênero, então não leia mesmo rsrsrs Beijos de luz!!

      Excluir
  11. Poxa, quero tanto ler os outros pra poder ler esse. Mesmo tendo assistido os filmes zilhões de vezes. Enfim, ótima resenha :)

    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não canso de assistir nuncaaaa..... 😉

      Excluir