Resenha || A Noiva Fantasma

Nome do Livro: A Noiva Fantasma
Páginas: 347
Editora: DarkSide Books
Autora: Yangsze Choo
Avaliação:
Sinopse: “Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma..." 1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.

























A Noiva Fantasma passa-se no ano de 1893, em Malaia (península malaia no período colonial que atualmente compreende países como Malásia e Cingapura), onde Li Lan nasceu e cresceu na cidade de Malaca, vinda de uma família rica e de status, graças ao seu avô. Após a mudança de maior parte de sua família para Penag e a morte de sua mãe pela varíola, que custou também a aparência de seu pai, Li Lan se vê definhando financeiramente e socialmente, já que o seu pai decidiu isolar-se dos círculos sociais após a perda de sua esposa.

Li Lan é uma garota de 17 anos e toda a narração da obra é feita na visão dela. A menina possui apenas a seu pai e sua Amah (o que conhecemos comumente por Aia ou Ama), que auxiliou na criação de sua mãe e posteriormente na sua. No entanto, ela não esperava ter sua vida drasticamente (e perturbadoramente) transformada após seu pai lhe perguntar se queria ser uma noiva fantasma. Li Lan inicialmente fica desnorteada e cética, acreditando não ser possível tal coisa, embora sendo uma prática pouco comum feita para acalmar um espírito:
"A prática de arranjar o casamento de uma pessoa era rara, e costumava ser feita para aplacar um espírito. Uma concubina falecida, que tenha gerado um filho, pode ser oficialmente casada para elevar seu status para o de esposa. (...)" p. 11


O falecido é Lim Tian Ching, ex-herdeiro de uma prestigiada família, a única que ainda  mantém certos laços com o pai de Li Lan e a economia ainda sustável na condição de classe média. Lim morreu de uma "febre" e, em menos de um ano após a sua morte, há uma  discussão sobre o pedido entre Li Lan e seu pai, e assim a garota passa a ser convidada para eventos na casa da família Lim.

Inicialmente Li permanece maravilhada com o ambiente, ainda mais quando conhece o charmoso Tian Bai, sobrinho dos Lim, a quem lhe desperta uma sensação de ansiedade e distração. Por outro lado, para "sorte" de Li Lan, seu destino parece se embolar cada vez mais quando ela entrega uma fita de sua vestimenta à mãe de Lim Tian Ching. Logo então começam os sonhos. Sonhos estes em que ela conhece o presunçoso Lim Tian, a que não largaria do seu "pé" tão fácil.

Obcecado por ter Li Lan como sua esposa, o rapaz não sossegará enquanto não casar-se com a garota, que possui a mesma determinação, porém oposta: manter o máximo de distância do garoto fantasma o quanto possível. Entretanto, Lim Tian, tipicamente arrogante, mimado e obcecado, descobre que o coração da garota deseja o amor do seu primo, Tian Bai, a quem nutre aversão por ter herdado tudo o que era seu ante-morte.

Nesse dilema de sonhos e tormenta, a menina confia em sua Amah, supersticiosa, e passa a fazer o máximo que pode para livrar-se da sombra (literalmente) de  Lim Tian. Além disso, ele começa a descobrir através de seu pai o futuro que ela teria, e ao qual ela realmente almejava mesmo sem saber, se não fosse pela morte de Lim Tian Ching, o que contribui ainda mais para aumentar sua raiva pelo morto.

E então acontece... algo que divide o livro em quatro partes e nos faz perseguir e conhecer novos personagens, mais tradições, segredos e revelações, na busca de Li Lan por livrar-se do morto presunçoso, Lim Tian Ching, ter sua vida de volta a naturalidade (o quanto é possível após os acontecimentos) e ter seu amado perto de si. (E ainda ter que lidar com as consequências de seus atos que faz com que o livro divida-se em quatro partes.)

"Nós chineses não gostamos muito de dar ou receber alguns presentes, por superstição: facas, porque você pode cortar um relacionamento; lenços, porque eles carregam pranto; e relógios, porque eles são feitos para medir a passagem dos dias de sua vida. Se algum deles é dado, o presenteado costuma pagar um valor simbólico, para representar que aquilo foi uma compra, e não um presente." p. 50

Posterguei A Noiva Fantasma por algum tempo, nutrindo uma ideia desinteressante, que foi deposta ao começar a leitura. É um livro fantástico! Embora tenha nomes complicadinhos por serem incomuns (risos), é como mergulhar em outra cultura e em outra época. A autora nos dispõe, discretamente, uma série de informações sobre as superstições do povo, sobre a sua cultura, as religiões dentre outras coisas, além de nos envolver em um romance deliciosamente complicado, que atravessa o plano espiritual.

"Malaia era cheia de fantasmas e superstições, das muitas raças que a povoaram. Havia histórias de espíritos, como a daquele pelesit, do tamanho de uma folhinha, que era mantido por um feiticeiro em uma garrafa e alimentado com sangue através de um buraco. Tinham também as pontianak, fantasmas de mulheres que morriam durante o parto. Essas eram particularmente horríveis, voando pela noite e deixando rastros de placenta atrás de seus corpos mortos." p. 65
Quotes:
"Os chineses consideram a lua como sendo o yin, feminina e cheia de energias negativas, enquanto o sol é yang, representa a masculinidade. Eu gostava da lua, com seus raios suaves e prateados. Era, ao mesmo tempo difusa e cheia de truques (...)." 
"Os sinais que nos guiam são um simples sopro de delicadeza na velocidade cruel do nosso tempo."
Ao final do livro temos umas cinco a seis páginas de folha estampada e uma página instrucional sobre como fazer um origami.Temos também as notas sobre casamentos fantasmas, noções chinesas sobre o além, um pouco sobre a Malaia Britânica, chineses nascidos nos estreitos, os dialetos chineses, os nomes chineses e os seus significados.

23 comentários:

  1. Oiii Cat, tudo bem?
    Menina eu tenho tanta vontade de ler esse livro que você nem imagina, acho a ediçao linda e encantadora e fico realmente muito feliz que tenha um romance <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Tô doida para ler esse livro, acho que histórias quando se passam no Oriente são sempre curiosas e gostosas de ler. A Noiva Fantasma tem notas ótimas, esse livro parece muito bom mesmo.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente uma ótima leitura Helana, vale a pena!
      São tantas coisas a se aprender ao ler A Noiva Fantasma e é uma história fantástica!
      Beijos =*

      Excluir
  3. Olá Cat, tudo bem?

    Está ai um livro em minha estante que ainda não li e é de uma das minhas três editoras favoritas. Ainda vou ler Noiva Fantasma e sua resenha me instigou, me deu mais vonta de ler. Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo!
      É realmente envolvente.
      (Depois de um tempo me perguntei porque não havia lido esse livro antes.)
      A DarkSide também é uma das minhas editoras favoritas, pelas capas e histórias bem elaboradas.
      Beijos =*

      Excluir
  4. Quero muito ler esse livro. A capa é linda e a trama me desperta um enorme interesse, eu não sabia que tinham páginas e instruções para fazer origami, adorei. Gostei da sua resenha e de conferir suas impressões com a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Beatriz!
      Realmente recomendo o livro. Tornou-se um favorito!
      Além das instruções tem as folhas para fazê-los, falta apenas a coragem para arrancá-las (o que não farei :P).
      Beijos =*

      Excluir
  5. Oi Cat,
    Quero muito ler esse livro. Você acha que vale a pena ler as notas finais antes de ler o livro pra ter um conhecimento maior da cultura chinesa?
    Beijos,
    André, do Garotos Perdidos
    www.garotosperdidos.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Cat,
    Quero muito ler esse livro. Você acha que vale a pena ler as notas finais antes de ler o livro pra ter um conhecimento maior da cultura chinesa?
    Beijos,
    André, do Garotos Perdidos
    www.garotosperdidos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André!
      Sim, você pode ler as notas finais. Na verdade, acredito até que além de adquirir mais conhecimento, irá facilitar no momento da leitura do livro.
      Beijos

      Excluir
  7. Olá, confesso que pela capa talevz eu nem leria a sinopse rsrs Não me atraiu de cara, mas a sinopse me chamou a atenção e a suas impressões sobre o livro me animaram e muito, gosto muito de conhecer culturas novas e a do oriente sempre é fascinante, fiquei confusa com a divisão do livro em quatro partes que mencionou, mas agora preciso saber de tudo! Vou procurar pra ler e espero gostar como você, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula.
      Tentei mencionar a divisão sem dar informações importantes do que acontece no livro.
      Espero que tenha uma ótima leitura.
      Beijos =*

      Excluir
  8. Sou louca por este livro desde o lançamento dele! Uma pena que eu não tenha lido ainda. Jabli algumas resenhas dele, mas não lembro de nenhuma falando sobre esta parte do origami. Gostei!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Cat, tudo bem? Esse foi o primeiro livro da Dark que eu comprei porque ele é lindo hahahah Mas depois que ele chegou, ficou atirado na estante, tadinho :( Emprestei para minha cunhada ler e ela leu as primeiras páginas e detestou. Então eu meio que fiquei com um pé atrás :P Mas depois da sua resenha, com certeza vou querer conferir a obra. E já que já tenho o livro, fica ainda mais fácil hahahahah
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Cat,eu nunca li nenhum livro da Darkside, pois sou uma pessoa muito medrosa.
    Confesso que esse seria um livro que daria uma chance.
    O tema é bem diferente e uma premissa interessante.
    Quero muito ler e espero gostar.

    ResponderExcluir
  11. Porque é que o seu post nao abre no meu telemovel? Aparece apenas o título e os comentários. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, mas também não abre no meu... 😔
      Tenta pelo computador 😉

      Excluir
  12. Faz um tempo que tô de olho nesse livro. Acho a história super interessante e fisicamente já sei que ele é lindo. Adorei a resenha, só atiçou mais ainda a minha curiosidade.

    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie
    tenho muita vontade de ler o livro pois só vejo elogios e como sempre a editora arrasou na edição, muito linda sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Gentee, que coisa maluca!
    Ser uma noiva fantasma! hahaha nunca imaginaria isso para um livro.
    Me parece ótimo! Quero saber mais para quem sabe ler um dia.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    www.relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Cat
    Adorei sua resenha e estou super interessada em ler o livro... primeiramente pq a capa é maravilhosa, kkkkkkk e também pq adoro histórias que nos envolvem em diferentes culturas para além do enredo.
    Ótima dica ;)
    Bjosss

    ResponderExcluir
  16. Olá!


    Menina, comecei a ler esse livro ontem e confesso que está sendo maravilhoso embarcar nessa história. Confesso que não é o tipo de gênero que gosto, mas esta me deixando apaixonada!

    ResponderExcluir

® Faces em Livros | Layout por A Design - Ilustração por Graciele Paiva