ESPECIAL DE DOMINGO|| PROGRAMAS INFANTIS




As crianças nascidas na década de 1990 devem se lembrar da programação televisiva que animava as manhãs de todo mundo. Nessa fase de vida - sem internet nem videogames - onde as brincadeiras de rua tomavam conta dos nossos dias, acordávamos cedo para assistir os desenhos animados, enrolados com o cobertor, na sala.

Para relembrar um pouco sobre o que recheava a tevê brasileira para o público infantil, listo aqui programas que, além de animar as manhãs da criançada da época, ensinaram bastante também, não apenas no âmbito educacional, mas formação pessoal.

       

1. Castelo Ra-Tim-Bum

A história começa quando Biba, Zequinha e Pedro conhecem Nino, o aprendiz de feiticeiro que tem 300 anos e mora em um castelo com seu tio Victor e a tia-avó Morgana. Essa série foi ao ar entre os anos de 1994 a 1997, fechando o número de 90 episódios e um especial - raro - denominado “A hora de dormir”, que só foi ao ar duas vezes (uma no Natal de 1997 e outra no Dia das crianças de 1998).





É voltada ao público infanto-juvenil para fins educativos, que foi produzida e exibida pela TV Cultura. Ela foi considerada como um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira, chegando a marcar até 14 pontos de audiência, mesmo depois de reprisada. Como não se lembrar dos bordões ouvidos todos os dias pelo Porteiro, para abrir a porta e as crianças poderem adentrar o castelo para brincar com o Nino, ou a risada maligna do Mal?

              "Morcego, ratazana, baratinha e companhia. Está na hora da feitiçaria!" 





2 X-tudo 


Esse programa foi exibido também pela TV Cultura a partir do ano de 1992 e teve produção do SESI. O intuito do programa era transmitir informações claras e de forma rápida, aumentando a qualidade da programação infantil da emissora nessa época. O fim do programa foi datado em 2002. 

A apresentação do programa X-tudo era por conta do ator Gerson de Abreu e do boneco X (manipulado pelo Fernando Gomes e, posteriormente, por Henrique Serrano), que abordavam temas de curiosidades em geral.


"Xiiiiiissss tudoooo! Tudoo, tudooo, tudooo!"





3. Disney Club

Pra quem era ligado na programação do canal Sistema Brasileiro de Televisão (sbt) no final da década de 90, certamente lembra desse programa. O público-alvo era o infanto-juvenil e foi exibido de abril de 1997 até janeiro de 2001. No mesmo ano, o programa volta com modificações e novidades e no dia 14 de abril até 28 de dezembro de 2002 o mesmo é exibido com o nome Disney CRUJ. A emissora reprisou o Disney CRUJ até o ano seguinte, encerrando sua transmissão no dia 12 de outubro. O bordão mais famoso do programa era “CRUJ, CRUJ, CRUJ, tchau!”, além de “Não somos mais crianças. Somos ultra-jovens e merecemos respeito!”.





4. Doug





Doug é uma série americana do canal Nickelodeon, sendo estreada por um garoto de 12 anos chamado Douglas Yancey Funnie. A série foi originada de um livro que nunca foi publicado, Doug Got a New Pair of Shoes, do criador da série Jim Jinkins e do escritor Joe Aaron. No canal de origem (Nickelodeon) Doug estreou no ano de 1991, ficando ao ar até 1994.


No Brasil, tanto a TV Cultura quanto o sbt e a Band transmitiram tal série, causando afeição por seus telespectadores. Doug mora na Rua Jumbo, 21, na cidade fictícia de Bluffington e sempre conta com seu amigo Skeeter valentine e seu cão Costelinha. Ele narra seu cotidiano em seu diário e dispõe todas as suas dúvidas, alegrias e tristezas, além de seu amor por Patti Maionese.


"Ôh iôôôô, mingau matador"


Rever esses programas causa nostalgia, vendo que todos os momentos da minha infância foram marcados, de certa forma, por essa programação. Embora atualmente os programas e desenhos infantis apresentem conteúdos mais “modernos”, percebo a perda significativa em alguns deles daquilo que não enxergava quando criança, mas agora. A preservação da inocência e simplicidade que tornam os programas já extintos da tevê em um patamar superior, aos meus olhos. Reassistir a alguns deles é sempre bom, principalmente quando eles nos têm com aquele amorzinho guardado.



4 comentários

  1. Hey, Erivágna!

    E que delícia era essa época, né?
    Mesmo pra mim, que sou de antes de 90, rs, essa foi uma época incrível.
    Meus preferidos aí eram X-Tudo e Doug. <3

    Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sandra! Sim sim, melhor época, né? Assisto até hoje pelo YouTube e é sempre nostálgico rever os bordões desses programas. De modo especial, essa programação me tem mais do que qualquer outra da tevê aberta. Fico feliz que você tenha gostado. Sinal que meu objetivo foi alcançado :)

      Excluir
  2. Gentee, que momento nostalgia hehehe. Não conhecia Castelo Ra tim bum até alguns meses atrás quando meu filho encontrou no canal cultura,mas Doug e Disney club marcaram a minha infância. Post lindo esse, vou terminar com o famoso cruj cruj cruj xau! kkk bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha' sempre tive um carinho enorme por esses programas por terem recheado mesmo as manhãs da minha infância <3. Cruj cruj cruj, tchau, Faby :)

      Excluir