ESPECIAL 2016|| TOP 5 DE LIVROS INFANTIS


 

Hoje trago até vocês um post especial em homenagem ao Dia das crianças! Um top 5 de livros infantis que marcaram a minha infância e acredito que tenham feito parte da vida de todos nós em algum momento. Quem nunca ouviu ou leu aquela história gostosa quando criança, que recheava a nossa imaginação? Quero ressaltar também a importância em incentivar a leitura, desde cedo, nessa fase da vida, para estimular a imaginação dos pequenos, e o conhecimento, para que assim se tornem grandes leitores no futuro. Deixem nos comentários os livros e contos infantis que marcaram as suas infâncias, eu adoraria saber.

 



1. O Mágico de Oz 

O Mágico de Oz conta a história de Dorothy Gale, uma órfã que vivia em uma fazenda do Kansas com seus tios e o seu cachorro chamado Totó, seu companheiro fiel. Certo dia, habitualmente nublado, Dorothy e seu cachorro acabam sendo arrastados por um ciclone que estava sobre sua casa até chegar na fantástica terra de Oz, onde conhece o Homem de Lata, o Espantalho, o Leão Covarde, o Velho Mágico, entre outros personagens, vivendo uma jornada de intensa magia. A obra teve adaptação cinematográfica em 1939, e apresenta algumas diferenças do livro, como, por exemplo, o livro a Cidade das Esmeraldas; é um lugar bem distante. Eles passam por muitos percalços e encontram vários personagens pelo caminho, incluindo quatro bruxas. No filme, a cidade é mais perto e não há tantos problemas, onde os obstáculos são causados pela Bruxa do Oeste, e não quatro. É uma obra maravilhosa, e confesso que essa história marcou minha infância, e ainda sou completamente apaixonada por ela, em especial pelos sapatinhos vermelhos da Dorothy.





2. Alice no País das Maravilhas


O livro conta a história da pequena Alice, que sonha acordada, enquanto sua irmã lê um "livro sem imagens” e, quando um Coelho Branco passa correndo ao seu lado, falando sozinho, ela decide segui-lo. Enquanto Alice persegue o coelho, acaba caindo em sua toca- o que a conduz chegar a um país encantado - ao País das Maravilhas. Um mundo totalmente desconhecido, e surreal, onde nada parece fazer sentido. O livro descreve os encontros de Alice com os habitantes desta terra estranha, e misteriosa: a Rainha Vermelha, o Gato Cheshire, o Chapeleiro Maluco, entre outros personagens. O filme, em sua versão cinematográfica, é um pouco diferente do livro, pois nele o Coelho Branco volta à procura da verdadeira Alice. Essa história é completamente surreal e considerada infantil, mas indicada para todas as idades. Minha imaginação ia além, tanto com o livro quanto com essa obra. Quem lê o livro ou assiste ao filme, se imagina passando pelas aventuras de Alice? É realmente uma obra encantadora.

 













3. Contos dos Irmãos Grimm

Reúne histórias com uma seleção meticulosa de histórias, escolhidas por Clarissa Pinkola Estés, que inclui contos muito conhecidos aqui no Brasil, como “Branca de Neve” e “Rapunzel”, seguidos de ilustrações feitas por Arhur Rackham. Sem dúvidas o meu conto preferido chegou a ser o da Branca de Neve. Um detalhe interessante é que o livro possui diversos contos, cada um de uma forma que você nunca imaginaria. Alguns muito chocantes. Particularmente alguns dos contos são de minha preferência a dos Irmãos Grimm do que os da Disney.








4. As viagens de Gulliver
O livro começa com o naufrágio do navio, onde Gulliver seguia. Após esse incidente ele foi levado para uma ilha chamada Lilipute. Os habitantes desta ilha eram muito pequenos e estavam sempre em guerra por coisas fúteis. No livro, Gulliver segue quatro viagens e vive aventuras incríveis. O filme usou apenas a primeira viagem que é descrita no livro e a mais famosa que é justamente a viagem à Lilipute, a terra dos homens pequenos. Quando eu era pequena assistia a versão animada da obra, em desenho, “As aventuras de Gulliver” que se baseava no livro.














 5. O pequeno príncipe




Esse livro é um verdadeiro clássico da literatura. No início do livro, o narrador recorda-se do primeiro desenho que fez quando era criança, na tentativa frustrada dos adultos compreenderem o mundo infantil. O pequeno príncipe é um garoto que, durante a história, é descrito usando um cachecol vermelho ao redor do pescoço e com cabelos da cor de ouro. O principezinho havia deixado seu pequeno planeta, onde vivia apenas com uma rosa vaidosa e orgulhosa.  É um livro muito bom, e um dos ensinamentos que trago comigo é “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Sempre me emociono quando leio o livro pois a forma que uma criança lê é diferente da leitura de um adulto e isso é uma maneira de trazer comigo o fato de estar vivendo uma nova fase da minha vida, a adolescência, não precisa me fazer esquecer que um dia já fui criança e gostaria que a maioria das pessoas, em especial os adultos, também não esquecesse.







                  









Melhores Quotes

1. "Não há ser vivo que não tenha medo quando enfrenta o perigo. A verdadeira coragem é enfrentar o perigo quando se tem medo." p.137

2. "Se você conhecesse o Tempo tão bem quanto eu – o Chapeleiro falou –, não usaria a palavra desperdício para se referir a ele. Ele não é qualquer um." p 113

3. "Embora os contos de fadas terminem logo depois da décima página, o mesmo não acontece com a nossa vida. Somos coleções com vários volumes. Em nossa vida, ainda que um episódio possa terminar mal, sempre há outro à nossa espera e, depois desse, mais outro. Sempre há novas oportunidades para consertar o estrago, para moldar nossa vida da forma que emocionalmente merecemos. Não perca tempo odiando o insucesso. O insucesso é um mestre melhor do que o sucesso. Escute. Aprenda. Continue. Essa é a essência de todo conto. Quando prestamos atenção à essas mensagens do passado, aprendemos que há padrões desastrosos, mas também aprendemos a prosseguir com a energia de quem percebe armadilhas, jaulas e iscas antes de nos depararmos com elas ou de sermos nelas ou por elas capturados."

4. “[..] Minha paixão pela aventura tinha uma força irresistível. Exercia uma atração incontrolável sobre mim e despertava-me uma sensação que eu amava desde a juventude. Logo que me formei em medicina, embarquei como médico de bordo para correr o mundo e os riscos das novas rotas de navegação” – p. 7

5. "Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.”

"E todo dia ele repetia como você: 'Sou um homem sério! Sou um homem sério!', e o isso o enchia de orgulho. Ora, isso não é um homem, é um cogumelo."


24 comentários

  1. Adorei o post, Luana!
    São clássicos eternos, ne?
    Muito bacana os quotes também.
    Bjk mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Adorei sua postagem! Dos cinco que você falou, só li O Pequeno Príncipe, que realmente é uma história linda e emocionante. Os outros já vi o filme ou apenas conheço a história, afinal, são clássicos.
    Quando eu era criança gostava muito de ler gibis. Meu gosto por livros começou depois que já estava maior. rs Também gostava muito de ler contos de fadas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oiê!
    É muito bizarro o modo como as pessoas enxergavam as crianças antes do final do século XIX! Narrativas como as dos Irmãos Grimm e As viagens de Gulliver, não deveriam ser consideradas infantis, são muito chocantes e bárbaras até. Não que as outras obras citadas no post não tenham densidade, mas são mais amenas e no caso de O mágico de Oz e Alice no País das Maravilhas são até cômicas.
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Tirando o Alice no Pais das Maravilhas, amei suas indicações. São livros que fizeram parte da minha infância e quero que façam parte da infancia do meu filho.
    Amei!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá amei suas indicações. Acho bem a cara da infância. Amo os contos dos irmãos Grinn. Outra coisa que chamou minha atenção foi o pequeno príncipe. Ele é um dos meus livros preferidos da vida, mas não li ele enquanto criança acredita? Achei que isso foi bom, pois esse é um livro que precisei ter maturidade para entender as metáforas. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Luana,
    Estou adorando essas indicações de livros infantis.
    Dos livros indicados, só li Alice e O Pequeno Príncipe e foram leituras que gostei muito.
    Tenho muita vontade de ler O Mágico de Oz.
    Infelizmente quando era mais nova, não lia, então, não tenho livros que marcaram minha infância.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Encantada com o post!!! Não tem jeito... "O Pequeno Príncipe" sempre será meu preferido... foi através dele que adquiri o gosto pela leitura!

    Bjss
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. oie!
    Só conheço o livro do Pequeno Principe, e é um dos livros mais lindos que já li. De uma simplicidade, mas com um enorme conteudo para reflexão. Uma leitura marcante que todos deveriam ler.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Confesso, sem vergonha nenhuma, que não li nenhum desses livros quando criança (nem mesmo até hoje!). O Pequeno Príncipe comecei e nunca terminei. Nunca fui interessada em Alice e Oz e, até hoje, não me cativam tanto. Também nunca fui de contos de fada quando criança. Os irmãos Grimm e mais um monte de gente foram os reais precursores do gênero que, na verdade, não tinham nada de fofos, príncipes encantados e beijos apaixonados. O objetivo dos contos na época eram amorais, para a educação das crianças, por isso precisavam ser assustadores/chocantes.
    Sei que o quote queridinho da internet de O Pequeno Príncipe é "O essencial é invisível aos olhos", mas eu dispenso esse e fico com "Só se vê bem com o coração", porque se relaciona bem mais comigo no sentido emocional.

    Adorei a seleção. Você poderia fazer um Top 5, também, de livros infantis nacionais, não somente de clássicos mundiais.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Não sou muito fã de Alice, acho que seria o único que eu não voltaria a ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro livros infantis, desde aqueles bem simples, com poucas páginas e pouca escrita, até os um pouco mais elaborados. Dessa lista, eu já li todos. E amei cada um deles. O pequeno príncipe e Alice são minhas paixões, já li mais de uma vez cada um deles, e sempre que posso presenteio ou recomendo pra alguém.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Oieee, tudo bem? Adorei o post e indicações <3 Gosto muito de livros infantis! Desses eu já li Alice (que infelizmente não gostei muito) e O Pequeno Príncipe, que coincidentemente estou relendo no momento <3 Amo demais! Essa edição de O Mágico de Oz está na minha wishlist há um bom tempo! Quero muito ler esse clássico.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. OOi!
    Amooo Alice!! Mesmo não tendo lido o livro, assisti ao filme e releituras. Um dia ainda leio o original! <3

    ResponderExcluir
  14. Oi, Luana. Tudo bem?
    Você acredita que a maioria das histórias que você destacou no post eu conheço mais pelas adaptações cinematográficos do que propriamente as obras escritas, como o Mágico de Oz e Alice no País das Maravilhas. Desse livro, o único que eu li foi O Pequeno Príncipe, que com certeza encantou e continua encantando muitas pessoas.Eu simplesmente adorei lê-lo. Agora o que fiquei bem admirado de encontrar essa lista foi os Contos dos Irmãos Grimm. Pelo que eu sei, os contos desse livro fogem bastante do que a Disney fantasiou depois. Os contos eram de certa forma até macabros. O da Cinderela, por exemplo, as irmãs malvadas para conseguir colocar o sapato cortam partes do pé, bem estranho, né? Bem, concordo com você entre os contos dos irmãos Grimm e as histórias de contos de fada adaptados e floreados pela Disney, sou mais atraído pelos primeiros, que são muito mais interessantes. É isso, eu gostei bastante do post. Lá em cima você pede para citarmos livros que marcaram nossa infância, vou ficar devendo, pois minha memória é tão ruim que nem lembro dos livros que li na infância. Mas adorei recordar essas histórias junto com você.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Sabe que eu nunca li "O mágico de Oz"? Nem mesmo sei a história, só conheço umas poucas cenas do filme. Também não li o original de "Alice no país das maravilhas", só algumas adaptações aqui e ali, e o filme do Tim também ♥ Li "O pequeno príncipe" há alguns anos, mas não gostei muito...hehe' acho que não entendi *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  16. O Pequeno Príncipe, Alice e Mágico de OZ estão na minha lista de livros favoritos da infância ♥ Eu ainda não li Os Contos dos irmãos Grimm, mas conheço algumas das histórias :D

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  17. Oi, Luana!
    Li apenas Alice no país das Maravilhas, mas pretendo ainda ler O mágico de Oz e As viagens de Gulliver. Não li tantos livros infantis quando pequena, fiquei apenas nos contos de fadas. Agora quero conhecer mais das obras infantis.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Não li nenhuma dessas obras na infância, na infância lia mais coisas do tipo Branca de Neve, A Bela Adormecida e tal, mas já li dois desses livros na adolescência, um é Alice no País das Maravilhas e o outro é O Pequeno Príncipe.

    ResponderExcluir
  19. Olá...
    Acredita que não li nenhum desses livros na minha infância?
    Quando era criança assisti umas 100 vezes o filme ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS, mas, só quando fiquei adulta que decidi ler o clássico de Carrol. O PEQUENO PRÍNCIPE também li depois de adulta. Os demais tenho interesse em ler, mas, não nesse momento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá =)
    Desta lista o único livro que já li foi "O pequeno príncipe", amo essa história. "O Mágico de Oz" e "Alice no País das Maravilhas" nunca cheguei a ler, apenas em filmes mesmo e adoro essas histórias. "Contos dos Irmãos Grimm" já li vários conto e um livro dele, eles são clássicos. "As viagens de Gulliver" não conhecia mas acho que já ouvi falar. Beijos'

    ResponderExcluir
  21. Tão bom relembrar os tempos de criança!
    Eu lembro de um livro que ganhei quando criança que tinha vários contos, não lembro bem só consigo lembrar da imagem da princesa e a ervilha *_* Eu amava aquele livro!
    Foi muito bom ter o incentivo da minha mãe que sempre gostou de ler.

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  22. Li todos esses livros, ler esse post foi como retornar a infância, minha mãe sempre incentivou a ler, e esses livros são para mim as primeiras aventuras literárias ainda pequena. São clássicos que todos mundo deveria ler. Bjkas

    ResponderExcluir
  23. Amei o seu top 5. Concordo plenamente com as suas escolhas, são livros maravilhosos, clássicos inesquecíveis. Senti muitas saudades ao ler o seu post. Eu gosto de Peter Pan também. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  24. Amei o top 5. Também sou fã dos contos dos irmãos Grimm e adoro Alice <3 Eles remetem muito a minha infância. Ótimo post!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir