Entre Filme e Livros|| KING DO HORROR



Quem diria que um garoto chamado Stephen Edwin King, que nasceu na pacata cidade de Portland, Maine (USA), iria se tornar um dos mais célebres escritores de contos de horror e ficção da sua geração. Vendendo mais de 360 milhões de exemplares e com publicações em mais de 40 países. Além de ser o nono autor mais traduzido no mundo, acredito que poucos sabem que mais de 100 de suas obras foram adaptadas para o cinema e muitas delas ficaram reconhecidas mundialmente pelo show de horror e suspense.





Como sou muito fã do escritor, resolvi separar os melhores sucessos de filmes baseados em contos e romances do King que são do gênero horror e suspense. Por outro lado, é preciso saber que todos os filmes são a-d-a-p-t-a-ç-õ-e-s, ou seja, o termo fidelidade ao livro não é nosso foco no momento!




1° Carrie – Carrie , A estranha ( 1976)





O filme também homônimo do 1° romance de King é um dos mais conhecidos até o momento. Nos conta a história de Carry White, uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com sua mãe, que é uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Carrie foi menosprezada pelas colegas, pois ao tomar banho achava que estava morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação. Uma professora fica espantada pela sua falta de informação e Sue Snell, uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede a seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie para um baile no colégio, mas outra aluna que zombou dela e não demonstra arrependimento algum, tem planos totalmente diferentes para ela no dia do baile. Carrie terá uma terrível surpresa e coisas sobrenaturais estão prestes a acontecer com essa garota e todos que a cercam nessa ocasião.




2° The shinning – O iluminado (1980)


O iluminado, de Stanley Kubric é considerado um dos melhores filmes adaptados dos romances do autor. A produção foi um sucesso de bilheteria e crítica. Mesmo assim, o autor não ficou satisfeito com a adaptação, alegando que Kubric tirou vários aspectos importantes da história. Entretanto, consagrou a carreira do autor Jack Nicksolson em uma das cenas mais conhecidas do cinema!




O enredo da história começa quando Jack Torrance consegue um emprego de zelador no velho hotel; todos os problemas da família parecem estar solucionados: não mais o desemprego e as noites de bebedeiras; não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família.


Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. Será que a família irá sobreviver a essa ameaça?


4° Pet Sematary – Cemitério Maldito (1989)





Cemitério Maldito é o meu queridinho das adaptações do King , ele é um filme homônimo ao romance de King. Ele conta a história da família Creeds, que resolve se mudar para uma nova casa nos arredores de Chicago. A casa é praticamente perfeita, exceto por duas coisas: os reboques, que vivem fazendo barulho na estrada e a torna duas vezes mais perigosa pelo fluxo de movimento, e o misterioso cemitério no bosque atrás da casa. Os vizinhos dos Creeds estão relutantes em falar sobre o cemitério (e eles têm um bom motivo para tal comportamento!). Gradativamente, o casal toma conhecimento da verdade e ficam chocados ao saberem do perigo que seus filhos correm. Quando o gato da família morre atropelado, eles o enterram em um cemitério índio que tem o poder de ressuscitar o que for deixado naquele terreno, mas as consequências são inimagináveis.


O que chamou muito a minha atenção e me deixou angustiada (além de algumas cenas que me deixaram com medo ) nesse filme é a discussão acerca da aceitação da morte e até onde vai o ser humano para não perder algo que ama.


                                             




5° Creepshow Arrepio do medo (1985)








Creepshow foi uma homenagem do Stephen King às histórias de terror em quadrinhos da E.C Comics, que ele lia na infância. Em meados de 1982, o autor se juntou ao diretor George Romero para produzir 5 contos de terror - pra lá de bizarros! - de 20 – 25 minutos de duração cada um. Os contos são cheios de efeitos baratos, histórias meio bobas, mas muito legais!


O primeiro conto chamado “Dia dos Pais” é sobre um velho que levanta 7 anos depois de seu assassinato – e quem o matou foi a própria filha - e, ao despertar, resolve se vingar querendo matar todos que estão por perto. O segundo, “A Morte Solitária de Jordy Verrill” é sobre um fazendeiro – interpretado pelo próprio Stephen King, que me arrancou risos de tão hilário que ele ficou! – que presencia a queda de um pequeno meteoro em suas terras e sendo muito ignorante e aproveitador, acaba tendo contato com o objeto e um misterioso musgo começa a tomar conta do lugar… e inclusive do próprio Jordy! O terceiro, chamado “Indo com a Maré”, é sobre um marido vingativo que decide torturar sua esposa e o amante dela. Ele os enterra perto da beirada do mar e deixa a maré subir lentamente… Mas no dia seguinte algo inesperado acontece! Já o quarto conto, “A Caixa”, é sobre uma caixa de centenas de anos achada por um zelador e quando ele decide abrir, a matança começa e um homem com problemas com sua esposa acha a situação muito oportuna para se vingar dela sem deixar vestígios! O quinto e último conto, “Vingança Barata”, é sobre um velho malvado e obsessivo-compulsivo por limpeza que começa a receber a presença indesejada de amigas baratas e o final é hilário!







6° Christine – Christine (1983)




Apesas de ser considerada uma grande decepção no quesito fidelidade à obra, Christine teve uma boa aceitação do público e se tornou um clássico do horror ao contar a história de um rapaz que compra um velho Plymouth Fury 1958 e o reforma, sem saber que o carro está possuído pelo fantasma de seu velho dono. Um dos momentos mais célebres é quando o automóvel surge em chamas perseguindo suas vítimas pela rua. Mesmo não sendo um filme assustador, a história é brilhantemente original e vale muito a pena assistir!


                                            


7° It – Uma obra-prima do medo (1990)


Quem nunca viu a famosa cena do palhaço tentando convencer um garotinho a entrar em um esgoto, para, enfim, estraçalha-lo em pedacinhos:



It ( Uma obra-prima do Medo) é um longa dirigido por Tommy Lee Wallace. O filme retrata a história de 4 amigos cuja infância foi marcada por um acontecimento sobrenatural: uma assombração disfarçada de palhaço aparece para atormentar a vida de cada um deles. Quando eles crescem, a maioria resolve seguir em frente e esquecer o passado, porém “a coisa” resolve reaparecer e atormentá-los mais uma vez.




O filme pode deixar a desejar para os amantes do gênero sangrento, mas aos que amam a arte do suspense, sentirão na pele cada agonia e ânsia dos personagens que tentam combater seus próprios medos e “a coisa” que os assombra. O filme baseia-se em um terror psicológico e mesmo com efeitos medonhos e bizarros cumpre sua tarefa de tornar a história hilariamente assombrosa aos nossos olhos. 


8° Misery – Louca Obsessão (1991)








Além de ser uma das minhas adaptações cinematográficas f-a-v-o-r-i-t-a-s , o filme que tem o mesmo nome do romance de King, é considerado a adaptação do autor mais bem sucedida nos cinemas, batendo recorde de bilheterias, superando O cemitério Maldito, e dando o Oscar de melhor atriz à Kathy Bates, por sua extraordinária interpretação. Muitos críticos comentam que a adaptação melhorou vários pontos do romance e transformou-se em um clássico do suspense! 

O enredo conta a história de um escritor famoso, chamado Paul Sheldon que após um acidente de carro, encontra-se numa situação extremamente delicada: ele está aos cuidados da sua fã número 1, Annie Wilkes, que não demonstra ser uma pessoa fácil de conviver. Annie fará de tudo para mantê-lo preso em sua casa e ao descobrir que seu livro predileto chegou ao fim com um desfecho totalmente indesejável, ela obriga o escritor a escrever uma nova versão da história e ela o convencerá a fazer isso de uma forma totalmente agoniante! 




                                               

9° The night flier – O Aviador Noturno



Baseado no conto “O piloto da noite” do livro "Pesadelos e Paisagens Noturnas 1", é um filme que quando eu era criança me deu vários medinhos só de olhar pro rosto do antagonista! E apesar de ser pouco conhecido e comandado por um diretor mais desconhecido ainda (Mark Pavia), ele é considerado por fãs como uma das melhores adaptações do autor – inclusive mantendo o caráter pouco simpático do protagonista, como acontece no conto. A história apresenta um vampiro piloto de avião que, entre um pouso e outro, toca o terror com as vítimas. Dos filmes menores, é um dos mais interessantes e vale super a pena ler!



                                              



10° The Mist – O nevoeiro





O filme é baseado em um conto do livro ‘’Tripulação de Esqueletos” do King. Dirigido por Frank Darabont (hoje diretor da série de TV The Walking Dead) e eu considero uma das melhores adaptações do King, mesmo que o orçamento tenha sido pequeno e alguns efeitos especiais deixem muito a desejar. Entretanto, o que torna o filme interessante é a dinâmica entre os personagens e como o desenrolar da história nos fazer ficar angustiados!

O filme conta a história de David Drayton, morador da cidade do Maine ( USA). Após uma forte tempestade durante a noite, surge um estranho nevoeiro sobre o lago da cidade. David e o filho vão ao supermercado para estocar suprimentos, caso a tempestade volte a acontecer. Porém, os eventos que ocorrem em seguida obrigam Drayton e seu filho a ficar dentro do supermercado junto com muitos outros moradores da cidade e forasteiros de passagem pelo local. "Coisas" no nevoeiro impedem que as pessoas voltem para suas casas e a situação delas presas no mesmo ambiente por alguns dias começa a piorar com o passar do tempo.


                                                 

Então não perca tempo! Escolha um filme ou vários para assistir no mês do Halloween!




20 comentários

  1. Olá
    Eu adoro filmes de terror e já assisti quase todos dessa sua lista, mas não li muitos livros não. Meu preferido, sobre os filmes, é Carrie, a estranha, e o que eu menos gostei foi O nevoeiro, este que na verdade foi só o final que eu fiquei muito desapontada. O aviador noturno, eu não conhecia, mas fiquei curiosa e vou procurar mais a respeito.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, desde de que eu era criança eu adorava assistir filmes de terror mais que qualquer outro gênero e as adaptações do KING sempre foram os que mais curtia! O Noveiro é realmente de deixar qualquer um indignado com o final, mesmo assim o considero um filme muito bom,em relação ao "Aviador noturno" é um filme que me dava medinho por que tem muito suspense,mas os meus favoritos são Misery e Pet Sematary.
      Um beijo querida e aproveite para assistir alguns desses filmes! :)

      Excluir
  2. Passo longe do terror, tanto na literatura quanto no cinema, mas existem alguns livros do Stephen King que foram adaptados para a telona, que são meus xodozinhos, como A espera de Um Milagre e Um Sonho de Liberdade. O restante, tenho medo mesmo!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro esses também, e quem sabe no próximo mês eu não faço uma resenha sobre os romances e contos dele que não são do gênero terror? Tenho uma lista também ;)

      Excluir
  3. Olá!
    Eu amo filmes de terror e achei essa lista tua do King maravilhosa!
    Eu já assisti Carrie, O Iluminado, Christine e Louca Obsessão, que também é uma das minhas adaptações favoritas!
    Não conhecia Cemitério Maldito, fiquei interessada. E It eu corro, tenho medo de palhaços hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Jess! E o Cemitério Maldito é um dos melhores! Vale a pena assistir ;)

      Excluir
  4. Da sua lista eu só assisti Carrie (mas a nova versão) e O Iluminado, e amei todos!
    Sua lista ficou perfeita e num momento perfeito também, já que o Halloween tá chegando e eu vou usar pra fazer maratona no dia, haha.
    Ótimo post! <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  5. Oi. Menina, não sabia que tinha tanta coisa assim. Estou encantada, ameia postagem. Carrie , A estranha; já assisti e me divertir muito. O iluminado, não assisti, mas conheço. Pet Sematary – Cemitério Maldito vi tem um boooom tempo. Misery – Louca Obsessão é o que mais gosto. Na verdade, sua postagem, me trouxe lembranças de minha infância e de como eu era absurdamente medrosa e impressionável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer essa postagem me trouxe nostalgia também porque a maioria eu assisti quando era criança! Mas, diferentemente de você, eu adorava filme de terror kkkk

      Excluir
  6. Olá Pri,
    King é o rei do terror mesmo!
    Confesso que não sabia que ele tinha tantos livros adaptados assim. Por exemplo, não sabia que Misery tinha sido adaptado WOW.
    Já assisti Carrie e foi uma adaptação bem bacana, entretanto, estou lendo o livro agora e confesso que não estou gostando muito. Acho que a forma como a história está acontecendo não está me agradando.
    Estou louca para ler It e assistir, mas o livro é tão longoo.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carry foi o primeiro livro que o KING publicou, e todos comentam que de longe não é o melhor livro do autor. Mas em relação ao filme, é um dos clássicos do horror e sempre gosto de assistir os mais antiguinhos da Carrie haha.
      It - A coisa será minha meta para o próximo ano com certeza...aaah, Misery é meu queridinho, eu adoro a interpretação da Kathy Bates como Annie Wilkes, você fica morrendo de medo dela haha.

      Excluir
  7. Oii Pri, tudo bem? Post maravilhoso! Eu não assisti nenhum desses filmes, acredita? E olha que adoro terror! Acho que quero ler alguns dos livros primeiro, para depois conferir a adaptação, mas alguns irei tentar assistir ainda esse mês, como It (MORRO de medo de palhaços, então não sei se conseguirei) e Misery!

    Beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não conseguir It, tenho certeza que irá ADORAR Misery! A antagonista ganhou até Oscar pela interpretação ;) :)

      Excluir
  8. Olá, dessa lista já vi uns três filmes e li um livro. O livro foi O Iluminado, que li na adolescência e sentia medo em algumas cenas. Agora filme, fora ele, vi It e Carrie a estranha (as duas versões). Adoro o King! Arbaços

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Tudo bem?
    Então eu não gosto de ver filmes de terror é bem dificil eu ver adaptações não por medo mais é que não gosto ainda mais agora que estou morando sozinha não passa pela minha cabeça. Já li alguns livos do King por sinal estou lendo outro hoje mais para mim a leitura é mais facil que ver adaptação.
    Adorei as dicas Bjim
    Mary Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Se não quer as adaptações, leia os livros que são sensacionais também! Um beijo Mary ! :)

      Excluir
  10. Olá.

    Confesso que nunca li nada do King e nenhum dos filmes citados. Acontece é que eu não gosto muito do gênero e é muito difícil eu ler ou assistir filmes desse tipo. Tenho certeza que quem gosta do gênero com certeza vai curtir suas dicas.


    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Confesso que li sua matéria com um olho aberto e outro fechado, morro de medo de qualquer coisa que faça a menor menção à terror, então você já pode imaginar que eu nunca li nada do King e você está completamente certa. E se eu nunca li, imagina assistir, né? Odeio filmes de terror, eles mexem super com meu psicológico. Mas eu já percebi que muitos livros do King foram adaptados para filmes, mas fazer o que, né? O cara é bom mesmo. Bem, se algum dia eu tiver coragem de ver ou ler algo de terror, com certeza, irei recorrer à King. Obrigada pela dica.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  12. Oi Pri! :D
    Não sabia que havia tantas adaptações referentes as obras do king, fico um tanto espantada por conhecer tão poucas e por ter assistido apenas Carrie e por sinal o mais novo, pois os antigos as atrizes já me deixavam com medo. kkkkkkkkk

    Beijos e até logo! ;)

    ResponderExcluir