Resenha|| Menina Má


Título:Menina Má
Título original: The Bad Seed
Autor: William March
Gênero: Suspense e Terror
Editora: Darkside Books
Número de Páginas: 272
Edição: 2016
Avaliação:


Sinopse: Rhoda, a pequena malvada do título, é uma linda garotinha de 8 anos de idade. Mas quem vê a carinha de anjo, não suspeita do que ela é capaz. Seria ela a responsável pela morte de um coleguinha da escola? A indiferença da menina faz com que sua mãe, Christine, comece a investigar sobre crimes e psicopatas. Aos poucos, Christine consegue desvendar segredos terríveis sobre sua filha, e sobre o seu próprio passado também. MENINA MÁ é um romance que influenciou não só a literatura como o cinema e a cultura pop. A crueldade escondida na inocência da pequena Rhoda Penmark serviria de inspiração para personagens clássicos do terror, como Damien, Chucky, Annabelle, Samara, de O Chamado, e o serial killer Dexter.



Christine Penmark sempre soube que sua filha nunca foi uma criança de oito anos como as outras. Com um enorme senso de responsabilidade, Rhoda Penmark sempre apresentou uma autossuficiência não muito comum em crianças de sua idade. Os seus pais sempre acreditaram que isso era apenas uma fase, e que em breve sua menininha iria crescer, e se tornar uma pessoa como qualquer outra. Bom eles estavam completamente enganados....



"Às vezes, é difícil entender porque tem que haver tanta dor e crueldade nesse mundo. Mas é algo que todos temos que enfrentar.(p. 137)



Na Escola Primária Fern, é de costume fazer todos os anos um piquenique na fazenda das irmãs Fern e assim levar todos os alunos para o campo. No ano em que Rhoda começou a estudar na escola algo terrível aconteceu: Claude Daigle, um menino muito doce e gentil morreu no piquenique escolar e algo bem estranho sucedeu esse fato. A sua medalha de melhor escrita que ele havia ganho a poucos dias sumiu, e apesar de tanto procurarem no local do afogamento nada encontraram. Christine ficou desesperada e extremamente preocupada com sua filha ao ouvir essa notícia pelo rádio, porém, ao chegar em casa Rhoda não demostrou nenhum tipo da reação esperada por sua mãe: a menina estava calma e serena como sempre esteve; sua mãe achou aquela frieza muito estranha pra uma garotinha que viu seu amiguinho morto- "ela deve estar impressionada ,pensou a mãe , claro!!!"- O que mais poderia explicar essa reação?


    "Eu sei que no fundo, você está triste minha linda [...] Não sei do que você está falando mãe. Não sinto nada." (p.73)



Outras duas mortes ocorrem durante livro o que , diga-se de passagem, me impressionou bastante por ser tão pouco. Quando me interessei por essa livro pensei "Nossa, uma criança que vai matar geral, que horror!! Tenho que ler!" Só que a história é muito surpreendente, porque (não sei se conto....) o drama apesar de envolver (o demônio) Rhoda não é exatamente sobre ela. Quando a Sra. Penmark descobre que sua menina sua filha fez. Claude e uma velha senhora que gostava muito de Rhoda, começaram então a viver o terror: a culpa da filha, e sem poder fazer nada pra mudá-la ou mudar aquilo que ela já fez. Em meio a esse cenário mental conturbado, Christine descobrirá algo em seu passado que pode ter desencadeado esse comportamento tão estranho de Rhoda e que nos levará para o (mais ou menos) inesperado desfecho dessa história.




Apesar de não curtir muito histórias de terror,esse livro é muito bom!!! Eu gostei porque ele é um terror psicológico (tive minha primeira ressaca literária depois de lê-lo) incrível e muito bem escrito.
O design do livro ficou lindo, a Editora Darkside está mandando muito bem , e o tamanho da fonte é bem confortável. Recomendo pra todo mundo, por ser uma história que te faz pensar sobre o quão a maldade pode ser surpreendente e inesperada.

38 comentários

  1. Olá!
    Pretendo ler esse livro, porque o foco não é exatamente na garotinha, mas na reação da mãe. Eu não me interesso muito por esse lance de "demônio" ou sei lá o quê que está interferindo no comportamento da menina... Na verdade, se a menina apenas fosse uma psicopata infantil, acho que o livro ficaria ainda melhor. Mas o fato de vermos o desespero da mãe em tentar ajudar e resolver a situação da filha, uau, isso sim me atrai. Vou ler.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente um ótimo livro! O comportamento da mãe me fez pensar se todas as mães teriam a mesma reação e como eu reagiria se Rhoda fosse minha filha!

      Excluir
  2. Olá Wesley,
    Eu também tinha pensado: Meu Deus, uma garotinha matará todo o livro e comerá seus corpos. Quando comecei a ler algumas resenhas percebi que não era isso e que a trama envolvia muitas coisas além disso. Como a mãe da menina que não sabe o que fazer. Fiquei curiosa para saber qual é esse acontecimento do passado que remete ao final.
    Vou tentar ler esse ano ainda.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs
      Não é essa a primeira impressão que temos?
      Você vai adorar o desfecho final !! Obrigado por comentar!!

      Excluir
  3. Olá, fiquei muito curioso em ler o livro, adoro temas como esse e, ao que me parece, a história tem muito à oferecer!
    www.playmymind.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo!! Você que curte essa tema vai gostar muito da leitura! Vlw pelo comentário!!

      Excluir
  4. Oláaaaa
    Já tinha visto a capa desse livro, no qual me chamou muita a atenção para ler, e logo no começo em quem a menina não sentiu nenhuma emoção ou sensação pela morte do garotinho, já é de desconfiar e sim deixando uma enorme curiosidade com o final da historia ( não que a morte do garoto tenha sido boa e interessante kkkk ) mais aumenta bastante a expectativa em relação a pequena garota.
    Pretendo ler este livro um dia rs
    Beeijos
    http://bellapagina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai gostar sem dúvida!!
      Leia sim, você não irá se arrepender!!!

      Excluir
  5. Não é um gênero que eu goste, mas estou mudando isso e buscando ler mais livros de terror, e para falar a verdade tenho gostado bastante do que tenho lido. Esse é um livro que eu tenho interesse em ler e até acho que vou gostar muito da leitura, mas ainda tenho um certo medinho e me falta coragem para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que certeza que você vai gostar! Eu também tinha receio, mas, fiquei surpreso com a história!!!

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? :)
    Quero muito ler esse livro, mas não sei se vou saber lidar com isso ahahaha é que eu sou muito assustadiça e crianças sinistras me dão muito medo.
    Quer saber um segredo? Não gosto nada dessa capa. É muito sinistra e eu não consigo achar bonita. Mas amo a maioria das edições da DarkSide.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica! Tudo ótimo!!
      Rsrs
      Bom, se você for se assustar muito então acho melhor não ler, né? Kkk Mas, vale a pena ao menos iniciar a leitura! A Darkside sempre ahaza nas suas edições, são todas muito bem feitas e bonitas. Eu amo <3 Vlw pelo comentário!! Abraços!

      Excluir
  7. Já li várias resenhas desse mesmo livro e a cada palavra que passa pelos meus olhos, tenho ficado cada vez mais curiosa sobre a história. A editora parece muito boa, embora eu nunca tenha lido nada dela. Acredito que deva ser uma história aterrorizante, e como eu tenho saido da minha zona de conforto que é o romance, poderá me agradar bastante. Ainda mais por envolver crianças hahaha. A capa não me agradei muito, por não ter o título, mas talvez faça sentido com o enredo.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o primeiro livro que li da Darkside e fiquei muito feliz por ter começado com esse, que é praticamente um clássico inspirador de tantos personagens famosos do terror!! Já estou louco pra ler outros títulos da editora. Bjs! Obrigado por comentar :)

      Excluir
  8. Oi!
    Não leio muitos livros do gênero mas esse me deixou bem curiosa por ser uma criança o "vilão" em questão. Fiquei surpresa em saber que o foco maior é na mãe da psicopata mirim, pois como outras pessoas falaram eu imaginava uma garotinha matando tudo o que via pó caminho. Fiquei ainda mais curiosa pra ler o livro, agora esperando coisas diferentes.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me surpreendi pelo foco ser a mãe! É um ótimo livro para quem quer sair da sua zona de conforto literária. Valeu por comentar!! Bjs

      Excluir
  9. Oi Wesley! ^^
    A Darside sempre arrasa nos seus livros, mas por causa da capa eu ainda não havia lido nenhuma resenha sobre Menina Má, logo que vejo a bonequinha já penso em Chucky, Anabelle. O.O Cheguei a pesquisar um pouco sobre a história depois que descobri que era sobre psicopatia infantil(tema que me chama atenção) e acabei descobrindo que houve a muitos anos atrás uma adaptação desse livro e que a história serviu de expiração aos personagens que acabei citando e que eu pensava sempre que via essa capa. kkkkk Algo curioso.
    Esse é um livro que está oficialmente na minha lista de desejados e que espero ler e gostar muito apesar de ter poucas mortes pelo o que você falou.

    Abraço e até logo! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me surpreendi muito com o enredo!! É um livro que vale a pena ter na estante!! Bjs

      Excluir
  10. Oi oi Wesley,
    Eu fico com um pouco de receio em ler esse livro. Mesmo com a sua opinião positiva sobre ela, e fico com medo de me aventurar de cabeça e no meio da leitura cair feio.

    Fico muito feliz que vc tenha gostado do livro. Acho a capa desse livro a coisa mais linda do mundo. E a premissa do livro parece ótima. Mas mesmo assim sou medrosa e vou deixar passar esse livro lindo.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para pessoas que realmente se assustam ou não gostam de jeito nenhum do gênero, não é uma boa recomendação! Obrigado por comentar!! Abraços ^^

      Excluir
  11. Acho que terror psicológico é o pior tipo que tem, porque mexe com a cabeça e nos deixa pra lá de assustados, com um medo que não vai embora. Pelo menos é assim comigo. Estou louca para ler este livro, e espero gostar como você.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Heey Wesley, tudo bem? Gostei de saber tua opinião sobre esse livro, adorei a resenha. Como uma apaixonada pelo gênero estou MALUCA para ler esse livro! A premissa me cativou tanto que tenho certeza que irei gostar :D Ah, a Darkside arrasa demais!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oiee Wesley ^^
    Confesso que adoro a capa deste livro, mas eu costumo fugir do gênero e de histórias com crianças psicopatas (me assustam pra caramba), então não sei se leria este livro tão cedo... Ou algum dia...hehe' Fico feliz em saber que você curtiu o livro, principalmente por não ser de um gênero que você curta tanto. Mas eu ainda acho que não teria coragem de ler.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs
      Se você tem medo, é melhor não arriscar! 😊

      Excluir
  14. Olá,

    A premissa do livro me atraiu bastante, e desde que fiquei sabendo desse – na época – lançamento, estou doida querendo lê-lo. Mas, confesso que estou um pouco receosa, pois todas as resenhas que já li até agora falam que o final não é muito satisfatório. E não gosto de finais que deixam a desejar.
    Essas edições da Darkside são um arraso!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o final arrasa com a gente... Mas, é uma leitura que vale a pena.

      Excluir
  15. Menina Má está na minha lista assim como a maioria dos livros da editora mas eu tenho empurrado ele para o lado em favor de outros, vou parar com isso.
    Dá uma olhada no site da editora, todos os livros são maravilhosamente editados, você pode observar que cada detalhe da capa representa um elemento do livro assim como marcador e etc. O selo da caveira é selo de qualidade garantida, não tem um livro que eu tenha lido da editora que não tenha me deixado de ressaca. Essa semana submarino tá em promoção e quando eu olhei tinha darkside de 45 por 20, dá uma olhada lá, vale super a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá vontade de comprar todos de acordo ma vez!!!! Rsrs Mas, falta money 💵

      Excluir
  16. Oi Wesley!
    Livro bom ao ponto de despertar uma ressaca literária, só pode ser incrível mesmo!
    Gosto muito de livros de terror psicológico e saber que esse é um deles, só aumentou minha vontade de lê-lo.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você vai gostar bastante!!

      Excluir
  17. Se você que não curte histórias de terror, gostou desse livro, imagina eu que amo. Eu comprei esse livro no lançamento, mas acredita que nem tirei do plástico ainda? Tem tanta coisa por aqui na fila, que tô deixando esse pra logo mais. Mas é muito bom saber que é uma boa história. Sem contar que a edição é linda demais.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é ter uma fila de livros na frente!! Rsrs

      Excluir
  18. Os livros da Darkside são mais do que desejados, se eu pudesse teria uma prateleira só com eles, haha. Esse em especial ainda não li, mas a vontade é o que não falta, adoro terror psicológico, adoro enredos que trazem mais fatos estranhos do que mortes em si. Outro detalhe é que o trabalho editorial da editora é simplesmente fantástico, AMO!
    Parabéns pela resenha e se entregue aos livros de terror, ADORO! ;)
    Beijo

    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Vlw Neyara!!
      Já coloquei outros livros da Darkside na minha lista!!

      Excluir
  19. Olá Wesley,

    não sou muito fã de livros de terror, apesar de preferir livros à filmes.
    Mas achei a premissa muito interessante, já que se trata desse psicológico da mãe tentando compreender os atos da filha.
    Agora fiquei curiosa mesmo é com o passado da mãe que desencadeou isso.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir