Mundo psi| Conhecendo a Emoção




(imagem retirada da internet) 


Amanheceu, você acordou, se levantou e partiu para o para o seu dia a dia, no final do dia você está pronto(a) para dormir, durante esse tempo quantas emoções você sentiu? Quantas transpareceram?
Mas o que realmente é uma emoção? E porque ela existe em diferentes formas de sentir?


A emoção para a psicologia pode ser definida como um estado de sentimento, que envolve várias mudanças psicológicas, baseadas na ideia de que o pensamento e a atividade mental seriam as responsáveis por elas. A neurologia nos mostra que a atividade do cérebro leva uma resposta emocional e até mesmo fisiológicas e isto se baseia nas respostas dadas pelo corpo e podem gerar as emoções. É por esse percurso que as emoções influenciam a forma como cada pessoa pensa e se comporta.

Ao longo dos estudos psicológicos, vários autores deram suas contribuições para enriquecer nossos conhecimentos, uma das principais teorias apresentadas é a de JAMES-LANGE, seus estudos são bastante conhecidos em se tratando de emoção, tal teoria apresenta e sugere que todas elas são resultados de uma reação fisiológica aos eventos diários, para entender melhor vamos imaginar uma situação hipotética:

"O senhor X está em uma reunião em seu escritório, ao fim de sua reunião o senhor X percebe que cometeu um erro em suas papeladas e devido a este erro,  colocou seu emprego em risco. O senhor X começa a suar frio, seu coração começa a bater de forma rápida, suas mãos estão tremulas, ele começa a ficar nervoso, com medo, irritado, angustiado e tenta o máximo possível para reverter tal situação"

Conseguiram identificar o momento em que as emoções surgiram? Então se o indivíduo no caso do senhor X, testemunha algum estimulo externo, que no caso dele foi as papeladas erradas, o resultado seria uma reação fisiológica, aqui podemos identificar o momento que o senhor X começa a suar frio, ter a aceleração elevada do coração, suas mãos trêmulas e a partir dessa reação surgiria o sentimento que seria o nervosismo, o medo, a irritação, a angustia, etc...

Então agora sabemos que a emoção podem influenciar a forma como pensamos e nos comportamos, c Vocês acreditam que o senhor X passará a prestar mais atenção para não cometer o mesmo erro? Em se tratando do nosso dia a dia, quantas situações passamos e  muitas vezes não conseguimos nos conter, sejam elas no trânsito, nos relacionamentos, no trabalho, com os amigos; e simplesmente devido ao que passamos só queremos evitar tal lugar ou situação para não sentirmos novamente?

Espero que tenham gostado e que em outras oportunidades iremos trazer outros estudos de outros grandes teóricos acerca de la emoción.








9 comentários

  1. Olá!
    Eu amei saber um pouquinho mais sobre isso. É sempre bom aprender mais.
    beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Até agora acho que já senti umas 15 emoções e não é nem a metade do dia kkkkk
    Embora não goste muito de psicologia, adorei saber um pouco mais sobre o assunto.
    Muito interessante.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk ótimo que tenha lhe chamado atenção sobre o assunto.

      Excluir
  3. Olá,
    Ótima reflexão acerca da emoção. Ultimamente tenho passado por várias viu?! a maioria ruins. Então foi bom ler o seu texto... acima de tudo não posso deixar tais emoções me tomarem...
    Bjs
    Blog Relicário de Papel
    www.relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu não conhecia a teoria, mas gostei bastante.
    Realmente a emoção pode influenciar a forma como nos comportamos ou pensamos, eu sou muito impulsiva, faço tudo no calor da emoção e depois penso na cagada... hahaha!
    Gostei do post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Se tem uma coisa que influencia são as emoções, é claro. O pior é que são um fator interno: não está completamente ao nosso alcance fazer mudá-lo. É algo que envolve sinapses, química e mais trocentas mil coisas. Complicado.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Gostei muito de ter alguns esclarecimentos aqui, achei super enriquecedor.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  7. Oie
    uauuuuu que post mais interessante, eu adorei ver isso por aqui até pq faço psico e se tem assunto chama minha atenção é esse hahaha muito legal mesmo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu sou movida completamente pela emoção e muitas das vezes tento não deixar ela me conduzir, essa teoria é muito interessante. Bjs

    ResponderExcluir